Dez pessoas posaram nuas para celebrar a positividade corporal, e o resultado foi lindo

Uma revista canadense fez uma edição especial para celebrar a diversidade corporal e apresentou pessoas que sobreviveram a agressões sexuais, câncer de mama, distúrbios alimentares e outros. Atenção: este post contém nudez.

Todos os corpos são lindos, e a Now Magazine, de Toronto (Canadá), nos lembra dessa verdade todo ano com sua edição sobre o corpo.

Todos os anos, a revista celebra a positividade e a diversidade corporal em uma edição especial.

Para 2019, o tema é o amor ao corpo. Dez pessoas foram convidadas para posar nuas e falar sobre o que o seu corpo representa para elas.

Publicidade

Como Franceta Johnson, artista que vivenciou de perto como o mundo da moda trata os corpos gordos quando trabalhou como estagiária em uma revista.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Eu era a única gorda lá. Ninguém me disse: 'Você é muito gorda para estar aqui', mas todos os padrões que estavam sendo jogados contra mim funcionavam como um dissimulado: 'Você não pertence a este lugar'. Foi quando comecei a definir beleza por mim mesma, fora daqueles padrões."

Publicidade

Tyler Lumb é um barbeiro trans.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Eu fiz minha cirurgia peitoral há alguns meses. Isso foi decisivo para mim. É emocionante ser capaz de tirar minha camisa e me sentir confortável. Eu não me importo com as cicatrizes – elas são parte de quem eu sempre quis ser."

Publicidade

Shirzana Mitha recebeu um transplante duplo de pulmões e hoje carrega parte de outra pessoa.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Me lembro de olhar no espelho depois da minha cirurgia. Eu estava colocando óleo de vitamina E nas cicatrizes para atenuá-las. Foi quando pensei: 'Por que estou tentando escondê-las? Elas são a prova de tudo o que superei.' Elas são minha medalha de honra, meu distintivo. Não quero mais cobri-las."

Publicidade

Jack Larmet é artista plástico, músico, pai e sobrevivente de estupro.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Quando comecei a falar sobre isso com as pessoas, e especialmente quando comecei a lidar com esse trauma pela arte, abri caminho para a superação... Como ando, minha postura, tudo se transformou. Finalmente me sinto confortável em meu corpo."

Publicidade

A jornalista Danielle d’Entremont falou sobre sua recuperação de um distúrbio alimentar.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Não estou mais olhando para a comida como 'boa' ou 'ruim' e me preocupando com fazer exercícios todos os dias. Foi uma grande mudança para mim. Nutrir o corpo parece simples, mas para mim é um ato de amor-próprio."

Publicidade

Mina Gerges também lutou contra um distúrbio alimentar enquanto conquistava a fama nas redes sociais.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Quando viralizei, estava me recuperando de um distúrbio alimentar. Eu postava fotos minhas recriando fotos de celebridades, e as pessoas perceberam que eu estava ganhando peso a cada foto. Então começaram a tirar sarro do meu corpo, me chamando de gordo e feio. Isso me levou a retocar drasticamente todas as minhas fotos com o FaceTune."

Publicidade

A escritora Melanie Chambers aprendeu a apreciar sua força corporal e resiliência.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Minha mãe e eu costumávamos assistir juntas às fitas VHS de exercícios da Jane Fonda. Lembro da Fonda dizer que foi só aos 40 anos que ela começou a acordar e não se sentir mais ansiosa com seu corpo. Agora que estou com meus 40 anos, parei de ouvir essas vozes internas incômodas. Eu ouço minha própria voz."

Publicidade

Chantel Spaulding superou a compulsão alimentar com musculação, mas isso em si também foi um desafio.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Muita gente pensa que a musculação deve ser super saudável – é e não é. Não é saudável perder muito peso em um curto período de tempo. E competir realmente amplifica os problemas de imagem corporal, pois seu corpo muda muito, especialmente depois de um evento. Eu tive que aprender a aceitar essas oscilações."

Publicidade

Anshuman Iddamsetty disse à Now que tudo mudou quando decidiu ganhar peso.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"Eu quero demolir o sistema que, arbitrariamente, classifica um corpo como válido e outro não. Pessoas que desprezam outras e lhes negam tratamento igual, direitos humanos básicos e dignidade – quero que elas traiam suas ideias preconcebidas sobre o que o corpo é e não é."

Publicidade

Finalmente, Sheila Dobson, que passou por uma dupla mastectomia por causa do câncer de mama.

Samuel Engelking / Via Now Toronto

"A sociedade quer que eu tenha seios mesmo que eu não tenha, e isso é o que faz as pessoas se sentirem desconfortáveis. Esta foto serve para reivindicar quem eu sou e como me sinto. A autenticidade realmente é importante para mim e, na maior parte do tempo, esqueço que não tenho seios."

Publicidade

Você pode conferir a edição completa da Now Magazine aqui.

Veja também:

42 livros, filmes e séries de TV que não são gordofóbicos

Escrito por Jenna Guillaume • há 6 anos

O guia do humano imperfeito para a aceitação corporal

Escrito por Nora Whelan • há 6 anos

A obsessão com o o corpo "perfeito" está nos impedindo de viver

Escrito por Jessi Kneeland • há 6 anos

Estas mulheres estão redefinindo o movimento pela positividade corporal

Escrito por Gena-mour Barrett • há 5 anos

26 atividades que ajudaram as pessoas a fazer as pazes com seus corpos

Escrito por Nora Whelan • há 6 anos

Publicidade

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também