"Pantanal": Descobrimos o que tem no copinho com tampa de pires da Maria Bruaca

É hora de acabar com o mistério.

Isso porque, frequentemente, Maria Bruaca, interpretada por Isabel Teixeira, aparece em cena com um copinho – geralmente tampado com um pires.

Reprodução/Globoplay

Publicidade

A popularidade da personagem despertou no público a curiosidade sobre o conteúdo do líquido que, vez ou outra, a esposa de Tenório beberica.

Reprodução/Globoplay

Eu mesma acreditava se tratar de água benta, visto que Maria é bastante religiosa, ou água com limão. Hábito que, segundo minha avó, fortalece o sistema imunológico e evita doenças.

Publicidade

Então, é chegada a hora de colocar um fim a esse mistério!

Na última sexta-feira (18), entrevistamos Isabel Teixeira e descobrimos o que tem no copinho de "Mary Bru". A conversa na íntegra você confere aqui no BuzzFeed Brasil na próxima semana!

Publicidade

"É pinga!", conta a atriz. E convenhamos, para aguentar Tenório, tinha de ser...

"Isso é uma homenagem que eu fiz à Angela Leal, que fez a primeira versão", conta Isabel. Nos anos 90, a Maria Bruaca tinha o hábito de fumar escondido.

Reprodução/Globoplay/Manchete

Publicidade

"A Maria Bruaca dela, como um escape, fumava escondido. Então, quando eu revi a novela prestando muita atenção na genialidade do trabalho dela, eu percebi isso, que tinha sempre esse cantinho que ela vinha com o cigarrinho e ninguém via, e ela logo enfiava ali no fogão à lenha e acabou", diz.

Reprodução/Manchete

Durante a entrevista, Isabel reforçou diversas vezes o quão coletivo é o trabalho no audiovisual. Por isso, ela considera que Maria Bruaca não é só dela.

"Eu acho que a Maria Bruaca é da Angela também. Fizemos um pacto de que essa Maria Bruaca que a estamos vendo hoje, é nossa. É minha e dela, e do Bruno e do Benedito, e da figurinista, e da continuista. É muito coletivo esse trabalho", diz.

E segue: "Quando eu conversei com ela, ficamos muito emocionadas. Foi um encontro lindo, eu não conhecia ela. Aí, no meio da minha emoção eu falei, Angela, eu estou te mandando vários recados, você tá vendo? E ela falou 'Tô, eu tô, o copinho é um, né?'", relata.

Mas as referências não param por aí.

Publicidade

Para construir a Maria Bruaca atual, Isabel também trouxe uma inspiração da família. Sua bisavó Paula, chamada carinhosamente de vó, tinha um copinho "sagrado".

Reprodução/Globoplay

"Também usei uma outra referência que é da minha avó Paula, que foi a matriarca da minha família. Ela é minha bisavó. E aí, o meu pai conta que quando ele tinha uns 14 anos, ele morava em Ubatuba com a vó Paula e com os pais dele, todos juntos, e que a vó Paula tinha esse copinho com um pires em cima. Um dia a vó Paula virou para a família e falou "ninguém pode mexer no meu copinho de água com limão, ele é sagrado." 

Segundo a atriz, seu pai, o cantor Renato Teixeira conta que a avó bebericava daquele copo durante o dia inteiro.

"Certa vez ele voltou de uma 'pelada', com 14 anos. Chegou, morrendo de cede, e não tinha água no filtro de barro. Então, ele abriu a geladeira e virou aquele copinho. Mas desmaiou, porque era pinga", conta.

Publicidade

E é bom os fãs de Mary Bru ficarem atentos ao copinho e seu significado. Segundo contou a atriz, conforme a personagem for evoluindo e se libertando, ela abandonará o copinho... Mas isso fica para os próximos capítulos...

Veja também