Sumiço de indigenista e jornalista inglês mobiliza o Brasil – mas não o governo Bolsonaro

Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips estão desaparecidos desde o último domingo.

Mais cedo, em entrevista ao SBT, o presidente disse que o jornalista e o indigenista estavam em "uma aventura que não é recomendável que se faça".

"Realmente, duas pessoas apenas em um barco, numa região daquelas, completamente selvagem... É uma aventura que não é recomendável que se faça. Tudo pode acontecer. Pode ser um acidente, pode ser que eles tenham sido executados... Tudo pode acontecer. A gente espera e pede a Deus que sejam encontrados brevemente. As Forças Armadas estão trabalhando com muito afinco na região", disse.

Publicidade

O sumiço ocorreu quando eles faziam o trajeto, pelo rio, entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte em uma embarcação. De acordo com o jornal The Guardian, Dom Phillips está escrevendo um livro sobre conservação a floresta.

Reprodução

Publicidade

Bruno Pereira é considerado um dos indigenistas – ​​profissional especializado no estudo dos povos indígenas – mais experientes da Funai. No Vale do Javari, já atuou como coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte e coordenador-geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Funai.

Reprodução

Por essa atuação, Araújo virou alvo constante de ameaças por parte de invasores na região, pescadores, garimpeiros, madeireiros ilegais e traficantes.

Nesta terça (7), o Estadão revelou um bilhete apócrifo com ameaças à vida de Bruno. "Sei quem são vocês e vamos achar pra acertar as contas”, diz um trecho do bilhete, com a grafia corrigida (veja a íntegra abaixo). “Sei que quem é contra nós é o Beto Índio, e o Bruno da Funai é quem manda os índios irem prender nossos motores e tomar os nossos peixes. (...) Se querem dar prejuízo, melhor se aprontarem. Está avisado”, diz o texto.

Reprodução

Publicidade

Já Dom Phillips, que mora no Brasil desde 2007, atua como jornalista freelancer. Ele faz coberturas sobre meio ambiente para diversos veículos — atualmente, é colaborador do jornal britânico The Guardian e bolsista da Alicia Patterson Foundation e 2021 Cissy Patterson Environmental Fellow.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Esposa de Dom Phillips, a brasileira Alessandra Sampaio apelou às autoridades em comunicado: “Autoridades brasileiras, nossas famílias estão desesperadas. Por favor, responda à urgência do momento com ações urgentes."

Publicidade

Publicidade

Veja também