Deputada evangélica quer punir sátira religiosa com multa de R$ 370 mil

Parlamentar do Ceará diz que Jesus Trans em parada foi ato de "intolerância". Além de multa, projeto dá poder para PM dissolver manifestações.

Um projeto de lei na Assembleia do Ceará busca proibir que manifestações públicas façam menções a qualquer religião. O texto do projeto cita a 19ª Parada LGBT em São Paulo como justificativa.

"Não só pela passeata em si, mas pelo desrespeito e intolerância religiosa que ficou evidente na infeliz encenação da crucificação de Jesus por um transexual", justificou a deputada estadual Silvana Oliveira (PMDB).

Leo Pinheiro/Fotos Públicas

Publicidade

A base eleitoral da parlamentar, conhecida como "doutora Silvana", é composta principalmente por evangélicos. Ela é casada com o pastor e ex-deputado estadual Jaziel de Souza (PMDB), conhecido como "doutor Jaziel".

Caso o projeto seja aprovado, a multa para quem descumprir a lei será de R$ 370 mil, de acordo com o jornal O Povo.

Leo Pinheiro/Fotos Públicas

Publicidade

O projeto foi apresentado na última quinta-feira (23).

A deputada defende que a Polícia Militar do Ceará faça a fiscalização, podendo agir pela "interrupção imediata" de qualquer evento que infringir a lei.

Em contrapartida, o dinheiro das multas seria destinado "exclusivamente para reaparelhamento" da PM.

Divulgação

Publicidade

Da maneira como está escrito, o projeto também abre a hipótese de que manifestações escritas e artísticas, como charges, sejam censuradas.

      

Publicidade

"Fica proibido (...) durante manifestações públicas, sociais, culturais e/ou de gênero, a satirização, ridicularização e /ou toda e qualquer outra forma de menosprezar ou vilipendiar dogmas e crenças de toda e qualquer religião."

Em entrevista à rádio O Povo/CBN, do Ceará, a deputada disse que foi "mal compreendida".

"[O projeto] está só limitando: a sua liberdade termina quando começa a do outro", afirmou a peemedebista.

      

Publicidade

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com o gabinete da deputada nesta quinta-feira (30). Este post será atualizado caso haja novas informações.

Veja mais:

Autor da lei contra "cristofobia" diz que evangélicos são vítimas de censura

Veja também