D’Art Shtajio, o estúdio negro dos Animes

Conheça o primeiro estúdio americano no Japão e o primeiro majoritariamente comandado por negros.

O D’Art Shtajio é o primeiro estúdio americano no Japão e o primeiro majoritariamente comandado por negros.

Fundado em 2016 pelos irmãos Arthell (na foto) e Darnell Isom ao lado do sócio Henry Thurlow, o estúdio participou de grandes produções como One Piece, Jojo’s Bizarre Adventure, Attack On Titan e Tokyo Ghoul, além de comerciais para Adidas e ASOS.

Publicidade

O trabalho chamou a atenção do astro The Weeknd, que convidou o estúdio para produzir e dirigir o videoclipe de “Snowchild”, de seu último disco.

A animação retrata as várias fases da carreira do artista, que sempre traz uma carga conceitual e visuais bastante fortes.

“Não é só jogar uma cor no personagem.”

Cabeça do estúdio, Arthell afirma que não busca se tornar um ativista político, mas fazer representações verdadeiras. Além da falta de diversidade no universo dos animes, os poucos personagens negros costumam ser estereotipados ou irrelevantes para o enredo.

Publicidade

"The Doll (Part 1) (少女のピエロ)", produção própria do D’Art Shtajio, conta a história de Ijiro, um engenheiro idoso e negro, que trabalha para construir uma andróide. 

A construção do personagem principal foi natural. Na contramão da representação dos negros sempre como jovens, descolados e fãs de Hip Hop, os criadores naturalmente quebraram estereótipos.

Além de desenvolver projetos que retratam pessoas negras e de outras etnias de forma realista, o estúdio também busca dar vida às narrativas LGBTQI+.

Publicidade

Para que outras pessoas de grupos minoritários consigam contar suas histórias, o D’Art Shtajio também busca promover criadores independentes, projetando uma mudança de rumo na indústria da animação.

Texto de Jun Alcântara

Publicidade

Veja também