16 fatos sobre o novo filme "Top Gun: Maverick"

O primeiro “Top Gun” foi lançado há mais de 30 anos!

O novo filme da saga "Top Gun" estreou nesta quinta-feira (26) e com certeza não somos os únicos correndo pro cinema mais próximo! Listamos 16 fatos sobre "Top Gun: Maverick" para você ir se preparando enquanto compra a pipoca...

1. O primeiro filme "Top Gun" foi lançado há três décadas.

Tom Cruise in a fighter jet in the original Top Gun movie
Tom Cruise in a fighter jet in the original Top Gun movie

Cbs Photo Archive / CBS / Via Getty Images

Isso mesmo, o filme original foi lançado há 36 anos. A produção de 1986 teve um budget relativamente pequeno de $15 milhões, mas logo se tornou um clássico cult e depois um sucesso popular, arrecadando $357 milhões nas bilheterias ao redor do mundo (The Numbers). Com tantos anos desde o primeiro filme, quem poderia imaginar que estaríamos aqui falando desses personagens em 2022?

Publicidade

2. O novo filme é uma continuação do primeiro.

Tom Cruise riding a motorbike in new Top Gun Maverick movie
Tom Cruise riding a motorbike in new Top Gun Maverick movie

Paramount Pictures / Via youtube.com

"Top Gun: Maverick" não é um spinoff ou refilmagem, o filme é uma continuação direta de "Top Gun" e a história se passa 30 anos depois do primeiro filme. Isso é ótimo tanto para os fãs de "Top Gun", quanto para os novatos! Quem já curte o filme vai ficar feliz de rever os personagens favoritos e quem é novo no mundo "Top Gun" vai poder adentrar um universo de ação como nenhum outro! Mas recomendamos ver o original para poder aproveitar "Top Gun: Maverick" ao máximo!!


3. "Top Gun: Maverick" foi dirigido por Joseph Kosinski.

Director Joseph Kosinski at Top Gun Maverick event
Director Joseph Kosinski at Top Gun Maverick event

Vivien Killilea / Getty Images for Paramount Pictures / Via Getty Images

Joseph Kosinski é o diretor do novo filme. Kosinski tem apenas três filmes, mas todos são grandes produções! Ele dirigiu "Tron – O Legado," "Oblivion," e "Homens de Coragem." É interessante notar que ele já trabalhou com parte do elenco de "Top Gun: Maverick" antes – Tom Cruise era o principal em "Oblivion," e Miles Teller atuou em "Homens de Coragem." Pelo que conhecemos do trabalho de Kosinski, ele não tem medo de contar grandes histórias, com muitos efeitos visuais e momentos insanos de ação – e "Top Gun: Maverick" não é diferente!

Publicidade

4. Você verá muitos rostos familiares.

Tom Cruise looking at a framed photo of Val Kilmer in Top Gun: Maverick movie
Tom Cruise looking at a framed photo of Val Kilmer in Top Gun: Maverick movie

Paramount Pictures / Via youtube.com

Claro, Tom Cruise retorna em seu papel icônico como Maverick - o filme não seria a mesma coisa sem ele! No primeiro filme, Maverick era um piloto da marinha bem atrevido, porém corajoso, e por mais que ele tivesse uma atitude inconsequente, era o personagem que salvava o dia. É interessante ver o amadurecimento do personagem em "Top Gun: Maverick." Val Kilmer também retorna como Tom Kazansky. Ele é o principal inimigo de Maverick no filme original, competindo para ser o melhor.

5. Mas dois personagens principais não estão em "Top Gun: Maverick".

Kelly McGillis as Charlotte "Charlie" Blackwood and Tom Cruise as Lt. Pete "Maverick" Mitchell posing for a photo on set of Top Gun film
Kelly McGillis as Charlotte "Charlie" Blackwood and Tom Cruise as Lt. Pete "Maverick" Mitchell posing for a photo on set of Top Gun film

Cbs Photo Archive / CBS via Getty Images / Via Getty Images

Nenhuma das atrizes originais estão no novo filme. Kelly McGillis não retorna com seu papel, Charlote Blackwood, a cientista e instrutora que também foi o par romântico de Maverick. Meg Ryan também não aparece como Carole Bradshaw, a esposa de Nick Bradshaw. Sua personagem passa por momentos terríveis no filme original, após a morte de seu marido, com quem tem um filho de 4 anos. Ao falar com o Insider sobre esta decisão de elenco, Kosinski explicou que ele não quis que a história apenas olhasse para trás, ele queria incluir novos personagens.

Publicidade

6. Temos vários personagens novos em "Top Gun: Maverick".

Team of Top Gun graduates in Top Gun: Maverick movie
Team of Top Gun graduates in Top Gun: Maverick movie

Paramount Pictures / Via youtube.com

O novo filme traz alguns personagens importantes interpretados por atores renomados. Veja a lista a seguir:

Miles Teller interpreta Tenente Bradley “Rooster” Bradshaw, o filho agora crescido do falecido “Goose” Bradshaw. Teller é conhecido por seus papéis em "Whiplash" e "O Maravilhoso Agora."

Jennifer Connelly é Penny Benjamin, e os super fãs de "Top Gun" com certeza se lembram de sua personagem sendo mencionada por Goose quando ele fala da "filha do almirante." Connelly é conhecida por seu papel em "Réquiem para um Sonho" e mais recentemente pela série "Expresso do Amanhã."

Jon Hamm interpreta Beau “Cyclone” Simpson. Ele já atuou em "Mad Men" e "Em Ritmo de Fuga (Baby Driver)".

Glen Powell interpreta um personagem chamado Jake “Hangman” Seresin, e você já pode tê-lo visto em "Os Mercenários 3" e "Policial em Apuros 2".

Lewis Pullman é Robert “Bob” Floyd. Ele já apareceu em "Maus Momentos no Hotel Royale" e em "Os Estranhos - Caçada Noturna."

Ed Harris interpreta O Almirante. Nos últimos 6 anos, ele foi o "Homem de Preto" em 

"Westworld", mas seu portfólio extenso inclui filmes como "O Show de Truman" e "Apollo 13".

Monica Barbaro interpreta Natasha “Phoenix” Trace. Barbaro começou a ganhar mais reconhecimento em 2012, e você já pode ter visto a atriz em séries como "Unreal" e "Splitting Up Together".

Jay Ellis interpreta Reuben “Payback” Fitch. Ellis já atuou em "Escape Room", e de 2016 a 2021 interpretou Lawrence Walker na série "Insecure".

Danny Ramirez é Mickey “Fanboy” Garcia. Ele já atuou em "O Falcão e o Soldado Invernal" e "País da Violência".

Greg Tarzan Davis interpreta Javy “Coyote” Machado no novo filme. Davis teve seu primeiro papel no longa de 2019, "O Chamado da Floresta", e os fãs de "Grey's Anatomy" com certeza vão reconhecer ele das últimas temporadas.


Miles Teller in Top Gun: Maverick movie
Miles Teller in Top Gun: Maverick movie

Paramount Pictures / Via youtube.com

Miles Teller em cena do filme.

Publicidade

7. A produção do filme levou 4 anos.

The cast of Top Gun at Top Gun: Maverick event
The cast of Top Gun at Top Gun: Maverick event

Kevin Winter / Getty Images for Paramount Pictures / Via Getty Images

Sim, dói dizer, mas poderíamos ter visto o filme já há alguns anos. "Top Gun: Maverick" foi produzido durante 4 anos, com a primeira ideia de uma continuação surgindo em 2018. A galera do marketing até criou um instagram @topgunmovie.

@topgunmovie / Via Instagram: @topgunmovie

Publicidade

8. Tom Cruise fez as próprias cenas de ação.

Tom Cruise walking away from the helicopter he flew in to the Top Gun: Maverick event
Tom Cruise walking away from the helicopter he flew in to the Top Gun: Maverick event

Frazer Harrison / Getty Images,, / Via Getty Images

Quem acompanha o ator não se surpreenderá ao saber que Tom Cruise não usou dublês em "Top Gun: Maverick." Durante sua carreira, ele ficou conhecido por fazer todas as suas cenas de ação – ele já até se machucou no processo! Claro, Cruise é um piloto credenciado, então não esperávamos nada menos do que vê-lo colocando a mão na massa, ou melhor, no volante. Em uma conversa com o Hollywood Reporter, o produtor do filme, Jerry Bruckheimer, confirmou que todas as cenas de ação em "Top Gun: Maverick" foram feitas pelo próprio Cruise: "Todas as vezes que você vê ele pilotando, é ele mesmo no helicóptero. É impossível impedir o Tom Cruise. Ele vai fazer o que quer".

9. O elenco também passou por momentos intensos.

As estrelas de "Top Gun: Maverick" estavam enganadas se pensaram que o filme seria como qualquer outro trabalho de atuação. Os atores foram submetidos a um treinamento real de sobrevivência e aviação naval, e a Paramount Pictures lançou um clipe dos bastidores com todos os detalhes. Todos os atores realizaram um exaustivo programa de treinamento de três meses, incluindo um intenso programa subaquático. O treinamento abrangente foi criado por Cruise, e permitiu que os atores treinassem com um avião e pudessem desenvolver uma noção de espaço dentro da aeronave.

Publicidade

10. O elenco de fato viveu como os personagens durante um tempo.

Top Gun pilot flying a fighter jet in Top Gun: Maverick movie
Top Gun pilot flying a fighter jet in Top Gun: Maverick movie

Paramount Pictures / Via youtube.com

Além do programa de treinamento desafiador, parte do elenco passou duas semanas em um avião com tripulantes da Marinha.

Em uma entrevista para o Men’s Journal, Miles Teller se abriu sobre a experiência. Ele disse: “Tudo isso me trouxe empatia pelo dia a dia da tripulação... ficar naquele espaço foi terrível, muito apertado. Não é tão compacto quanto um submarino, mas você está sempre muito perto da sua equipe." Ele também explicou que havia dias em que eles não viam a luz do sol e que isso é horrível para o sono. "Parecia que estávamos acordados durante a noite. Eu dividi uma beliche com Glen Powell. Durante a noite, ficávamos deitados e escutávamos explosões do motor e máquinas no deck. O lugar todo tremia."

Gostando ou não do filme, é incontestável que o elenco passou por uma imersão absurda para atuar em "Top Gun: Maverick."

11. Miles Teller tocou piano.

Miles Teller at event for Top Gun: Maverick
Miles Teller at event for Top Gun: Maverick

Vivien Killilea / Getty Images for Paramount Pictures / Via Getty Images

No novo filme, o personagem de Teller toca piano em uma das cenas. É difícil ver atores dominando novas habilidades só para um papel, mas a cena de Teller é muito real já que o ator toca piano desde criança. Em uma conversa com Jimmy Kimmel, Teller contou que queria incluir uma cena tocando no filme e agradeceu sua esposa por apoiá-lo na ideia. As habilidades musicais de Teller também aparecem na trilha sonora do filme!

Publicidade

12. Chroma Key não era uma opção.

4 fighter jets flying in sync
4 fighter jets flying in sync

Paramount Pictures / Via youtube.com

Ok, já entendemos que os atores trabalharam muito em seus papéis, mas o filme deve ter usado alguns chroma keys, né? Não! "Top Gun: Maverick" não usa sequer uma tela verde, o que costuma ser comum para poder adicionar efeitos especiais na pós produção. Ao falar com o Men’s Journal, Teller confessou que "toda cena, toda sequência de ação, foi o resultado de muito trabalho e suor de todos nós. A produção durou um ano e foi a filmagem mais longa que já participei."

13. O filme teve um orçamento gigante!

Fighter Jet flying in the sky
Fighter Jet flying in the sky

Paramount Pictures / Via youtube.com

“Top Gun: Maverick” recebeu um orçamento de US$ 140 milhões. Vamos colocar isso em perspectiva? Isso é mais de nove vezes o orçamento do primeiro “Top Gun”! Também é menor do que o filme de ação pós-apocalíptico de Tom Cruise, “Oblivion.”

 Claro, o filme teve um orçamento enorme, mas você sabia que ele também ajudou a economia da Califórnia durante as filmagens? De acordo com o Times de San Diego, o filme gerou mais de US$150 milhões durante as gravações e criou cerca de 3.000 empregos para os residentes da Califórnia.

Publicidade

14. "Top Gun: Maverick" foi feito para o IMAX.

Top Gun pilots walking towards their aircrafts
Top Gun pilots walking towards their aircrafts

Paramount Pictures / Via youtube.com

O novo filme foi pensado para o IMAX, com o intuito de gerar a melhor experiência sonora e visual possível. O diretor Jospeh Kosinski explicou ao Collider que a equipe trabalhou com a Sony para desenvolver uma câmera de qualidade IMAX. "Conseguimos montar seis delas na cabine de comando e quatro fora do avião. Neste caso, usamos tecnologia para filmar algo real, em vez de criar isso na pós." E se isso não te impressiona, fique sabendo que a câmera que eles usaram é 6K, ou seja, com 6.000 pixels de largura e com um sensor de grande formato, maior que um sensor de 35mm.

Publicidade

16. E a trilha sonora conta com um time de milhões.

"Top Gun: Maverick" conta com uma equipe incrível na trilha sonora. As músicas foram compostas por Lorne Balfe, responsável pela trilha de "Viúva Negra", "Missão: Impossível - Efeito Fallout", e "Bad Boys para Sempre", Harold Faltermeyer, o compositor do primeiro "Top Gun" e "O Sobrevivente", e Hans Zimmer, que nem precisa de introduções , mas relembrando, fez a música de "Duna", "007 - Sem Tempo para Morrer" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

@ladygaga / Via Instagram: @ladygaga

"Top Gun: Maverick" já está disponível nos cinemas!

Publicidade

Veja também