9 curiosidades sobre as perucas DE MILHÕES usadas em "Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton"

Elas valem milhões, literalmente!

1. A jovem Charlotte do terceiro episódio usa uma técnica chamada papillote, muito em voga no século 18, para criar seu cacheado inconfundível.

Reprodução/Netflix

O papillote consiste em enrolar as mechas de cabelo bem apertadas em pequenos pedaços de papel dobrados em triângulo, e então segurar as mechas no topo da cabeça com um lenço ou touca. 

2. As perucas da rainha têm vários detalhes escondidos: a peruca que ela usa no terceiro episódio foi apelidada de “Feliz Natal” pela equipe de caracterização, pois tem o formato de uma árvore de Natal.

Reprodução/Netflix

A Rainha Charlotte realmente usava perucas assim na vida real e popularizou essa moda na Inglaterra. A peruca que ela usa no último episódio, quando está conversando com os filhos, é enfeitada com várias orquídeas — uma flor que simboliza a fertilidade. 

Publicidade

3. A peruca que a Rainha Charlotte usa para ir à ópera no quinto episódio é maior peruca da série, em termos de altura, e foi a que mais demorou para ser confeccionada. Sua parte posterior é composta por 180 rolinhos individuais que foram feitos à mão ao longo de dois meses e só depois foram costurados à estrutura de metal que sustentava a peruca.

Reprodução/Netflix

Ao todo, a peça foi confeccionada em três partes diferentes e foi montada diretamente na cabeça de Golda Rosheuvel por dois profissionais. A peruca tem alguns fios prateados e, lá no topo, estão dois pombos — que, apesar de serem de mentirinha, servem para simbolizar a solidão da Rainha, que está sem seu Rei. 

4. A peruca mais pesada usada pela Rainha Charlotte tem quase 70 centímetros de altura e é feita não de cabelo, mas sim de laços.

Nick Wall/Netflix

O design, que ao todo leva 220 laços, é um tributo a Marc Pilcher, o caracterizador que venceu o Emmy e trabalhou na primeira temporada de "Bridgerton", mas faleceu em 2021. Nic Collins adorou uma peruca branca com laços que ele havia projetado. 

Publicidade

5. As perucas levavam, em média, 45 minutos para serem colocadas e arrumadas na cabeça das atrizes.

Liam Daniel/Netflix

6. A única exceção eram as perucas que Adjoa Andoh usa quando está interpretando Lady Danbury, pois elas são construídas diretamente na cabeça da atriz.

Reprodução/Netflix

Publicidade

7. Os penteados de Reynolds e Brimsley não são perucas e foram inspirados na década de 1980 — que, segundo Nic Collins, guarda algumas semelhanças com o estilo que se usava no século 18.

Divulgação

O penteado mais elevado de Reynolds simboliza o status mais elevado (e mais arrogante) que ele tem por trabalhar mais próximo ao Rei. 

8. Quando a Rainha Charlotte vai se deitar e o Rei Jorge está escondido debaixo da cama, na última cena do último episódio, a monarca está com uma peruca que lembra bastante o estilo de penteado que ela usava quando era mais jovem e que apareceu no início da série.

Momentos como esse representam, visualmente, o ponto de encontro entre as duas Charlottes. 

Publicidade

9. Ao todo, mais de mil perucas foram confeccionadas para a série. 

Nick Wall/Netflix


Veja também