7 curiosidades sobre a produção de 'O Caso Evandro', nova série do Globoplay

Equipe de filmagem se livrou dos dias de chuva, mas foi atacada por formigas.

Não é de hoje que as produções do gênero "true crime", que trazem narrativas baseadas em crimes reais, vêm conquistando e intrigando o público. É o caso do podcast "Projeto Humanos", que em uma de suas temporadas abordou a trágica história de Evandro, um garoto que foi assassinado brutalmente no estado do Paraná na década de 1990.

O sucesso da produção criada por Ivan Mizanzuk foi tão grande que "O Caso Evandro" acabou virando uma série documental do Globoplay, e aqui estão sete curiosidades sobre a produção:

Globoplay

Publicidade

1. Parte das gravações ocorreram em Guaratuba, cidade onde aconteceu o crime. Para não chamar a atenção dos moradores, a equipe até tirou o nome da série da claquete.

Todo esse mistério fez surgir um boato na cidade de que a equipe estava lá para gravar cenas de uma próxima novela da Globo.

2. Ivan Mizanzuk, criador do podcast que deu origem à série, é natural do Recife. Porém, ainda bebê, ele retornou com a sua família para Curitiba, onde viveu a vida toda.

Durante sua infância, Ivan se lembra do país chocado com a história de Evandro, especialmente no estado do Paraná que foi onde tudo aconteceu. Um dos motivos pelos quais ele escolheu abordar esse caso no podcast foi porque ele se lembrava de temer muito a história das “Bruxas de Guaratuba”, como o crime ficou popularmente conhecido.

Publicidade

3. O julgamento de Beatriz e Celina Abagge, que aconteceu em 1998, é considerado o mais longo da história do Brasil, tendo durado 34 dias. Apesar disso, esse foi apenas um dos seis júris que ocorreram no decorrer do processo.

4. Ivan Mizanzuk começou a investigar o caso em 2015 para o podcast, e inicialmente ele não imaginava que a série teria 36 episódios – alguns deles com mais de duas horas de duração.

Isso aconteceu porque Ivan buscou se aprofundar nas muitas reviravoltas e diferentes vertentes do caso. Além disso, durante a produção ele ainda teve acesso a fitas que nunca haviam constado no processo - e que acabaram mudando o desfecho da narrativa na esfera pública. Na esfera jurídica, o caso é considerado encerrado, mas uma revisão criminal está sendo preparada por alguns dos acusados. 

Publicidade

5. Parece doido, mas algumas pessoas acharam que a voz que narra a abertura do segundo episódio da série "O Caso Evandro" pertence a uma inteligência artificial. Na verdade, quem faz a narração é a diretora Michelle Chevrand.

Ela explicou que tem o costume de imitar a voz do Google, e que por isso pode ter ficado parecido, mesmo. Quem nunca?

6. Durante as gravações, que rolaram em 2019, a previsão do tempo dizia que todos os dias reservavam chuvas para a equipe. Mesmo assim, a produção decidiu manter a agenda e todo mundo partiu para Guaratuba para realizar as filmagens ao ar livre. Chegando lá, tiveram uma grata surpresa: não choveu em nenhum dos dias previstos.

Confiar na intuição às vezes vale a pena.

Publicidade

7. Não teve chuva, mas teve ataque de formiga. Durante a gravação de uma cena no meio do mato, a equipe foi atacada por formigas e um assistente de direção chegou a sofrer uma reação alérgica. Por sorte ele recebeu os cuidados do corpo de bombeiros que acompanhava tudo ali perto.

"O Caso Evandro" já está com quatro episódios disponíveis no Globoplay, e toda quinta-feira estreia um novo pra você acompanhar!

Publicidade

Veja também