"Cuidado com os amigos que sempre se fazem de vítima." Os aprendizados mais tristes após o fim de uma amizade

"Não fique com um grupo de amigos só porque você não quer ficar sozinho."

Mesmo que todos desejemos que as amizades durem para sempre, às vezes elas podem acabar por infinitas razões.

Two friends fighting on the couch
Two friends fighting on the couch

Prostock-studio / Via Getty Images/iStockphoto

Porém, só porque as coisas não deram certo, não significa que a amizade foi desperdiçada. Na verdade, enxergando de cara ou não, geralmente há um aprendizado por trás dessas situações.

Publicidade

É por isso que pedimos à Comunidade BuzzFeed para compartilhar os aprendizados mais difíceis de suas vidas — e aqui estão algumas de suas respostas.

1. "Se seu amigo está falando mal de seus outros amigos o tempo todo, então eles estão falando mal de você também."

irelandwolfe1

Publicidade

2. "Quando sua melhor amiga está namorando, filtre o que você compartilha com ele. Tudo o que você fala também chega na sua cara metade. Comecei a namorar o amigo do namorado da minha melhor amiga. E cada palavra do que eu dizia a minha melhor amiga chegava até meu namorado, e acabava sendo usado contra mim todas as vezes."

"Minha melhor amiga até começou a apoiar ele e não eu porque ele falava constantemente com ela sobre nosso relacionamento e não comigo. Eu tive que terminar o namoro e acabei perdendo minha melhor amiga no processo."

-Anônimo

3. "Todas as amizades passam por ciclos de proximidade e de distância. Isso não significa que essa pessoa não seja mais sua amiga. A distância às vezes não é culpa de ninguém."

-Anônimo

Publicidade

Young woman talking long-distance with smartphone camera
Young woman talking long-distance with smartphone camera

Zanuck / Via Getty Images/iStockphoto

4. "Como mulher negra, tive que reavaliar bastante meus relacionamentos com mulheres brancas nos últimos anos. Fui adotada por uma família branca e cresci em uma pequena cidade predominantemente branca em Oregon. Frequentei lugares com apenas pessoas brancas a maior parte da minha vida. No entanto, nos últimos anos, esses espaços tornaram-se cansativos, muitas vezes com o feminismo das mulheres brancas e elas tendo que sentir que tudo o que as mulheres/elxs negras vivenciam deve ser comparável a algo que elas experienciam para que possam se importar. A maioria delas querem ser o centro das atenções de um jeito ou de outro."

"Elas se impõe em comunidades marginalizadas para escapar de seu próprio privilégio ou de trabalhar pra valer para mudar o racismo. Eu comecei a contestar e a me desconectar completamente de mulheres assim. Na minha opinião, elas causam muito mais danos mentais e emocionais do que racistas que são claramente racistas."

-Anônimo

Publicidade

5. "Até seus 'amigos' são capazes de dizer coisas que te machucam, e você acaba nunca os consultando porque tem medo de perdê-los. Mas se vocês são amigos de verdade e estão destinados a ficar juntos, confiança e transparência com sentimentos é muito importante".

-Anônimo

6. "A importância de guardar os segredos de alguém! Minha melhor amiga e colega de quarto estava noiva de seu namorado de longa data, que também era meu amigo. Eu estava sozinha em casa um dia e uma mulher bateu na nossa porta com um teste de paternidade para o noivo da minha colega de quarto, alegando que ele teve um filho com outra mulher. Minha colega de quarto me implorou para não contar a ninguém porque ela ainda queria se casar com o noivo naquele verão. Esta foi provavelmente a quarta vez que ela teve provas concretas de que ele a traiu. Eu pedi pra ela contar para sua família e outros amigos. Uma noite, porém, eu estava tão cansada disso tudo que confiei em um amigo que tínhamos em comum e disse que ela estava cometendo um erro enorme."

"Esse amigo contou para outras pessoas – e o segredo já não era mais segredo. Minha colega de quarto nunca me perdoou. Ela me cortou completamente de sua vida. Ela ficou com seu noivo por mais um ano e depois eles acabaram terminando. Ela também continuou amiga do nosso amigo em comum. Mesmo eu achando injusto, eu entendi que eu traí sua confiança. Isso foi há 10 anos e todo ano desde então, eu tento entrar em contato com ela para fazer as pazes. Ela respondeu educadamente uma ou duas vezes, mas me bloqueou em todas as redes sociais. Esta perda de relacionamento foi a mais dolorosa pela qual já passei. Foi uma lição muito dolorosa sobre guardar segredos e sobre o quanto devemos nos envolver nos relacionamentos de amigos."


-Anônimos

Publicidade

Two friends sharing secrets with one another
Two friends sharing secrets with one another

Fizkes / Via Getty Images/iStockphoto

7. "Se seu 'amigo' te convida para uma atividade, mas cancela quando surge uma oferta melhor, você não é um amigo, você é entretenimento. Claro, acontece com todo mundo de vez em quando, mas preste atenção à frequência. Eu finalmente deixei essa amizade de lado."

-Anônimo

Publicidade

8. "Não há problema em deixar de ser amigo de alguém se ele for antissemita. Realmente me entristeceu descobrir que alguns eram."

tash190

9. "Não fique com um grupo de amigos só porque você não quer ficar sozinho. Eu fiquei com um grupo de amigos que espalharam boatos sobre mim, falaram pelas minhas costas, me deixavam de fora de seus planos e me ignoravam. Isso arruinou minha auto-estima e, até hoje, tenho dificuldade para confiar em novas amizades."

sophiagrant830

Publicidade

A man alone in his home looking upset while he sits on a couch
A man alone in his home looking upset while he sits on a couch

Charday Penn / Via Getty Images

10. "Você tem que ser seu próprio amigo."

anaa415ffb068

Publicidade

11. "Às vezes, haverá alguém em seu grupo maior de amigos com quem você não se conecta muito. E TÁ TUDO BEM! Na verdade, é incrível ter um grupo diversificado de amigos, porque dá a todos a chance de ter outros amigos para gostos mais específicos .Eu amo todos no meu grupo pelo que eles acrescentam individualmente, mesmo que não sejamos *melhores* amigos."

hilaryemsmith

12. "Não é uma amizade verdadeira se você é o único fazendo um esforço."

kt2021

Publicidade

13. "NUNCA fale mal do namorado(a) de seu amigo se eles acabaram de terminar. Há uma boa chance deles voltarem e usarem o que você disse durante esse tempo para te excluir. Seu amigo pode pensar que você não gosta de seu namorado(a) por conta do que foi dito enquanto você tentava ajudar."

indy1989

Two friends sitting on a bench talking
Two friends sitting on a bench talking

Martin-dm / Via Getty Images

Publicidade

14. "Se afastar não significa que um de vocês fez algo errado. As amizades nem sempre terminam por serem tóxicas. Tudo bem sentir falta do que você tinha e saber que seus momentos de vida não são mais compatíveis."

dancinaa

15. "Seus amigos não devem controlar de quem você pode ser amigo. Eles podem não se dar bem com as mesmas pessoas que você, mas isso não significa que você não pode ser amigo deles."

isaovand

Publicidade

16. "Se você perceber que seu amigo tem dificuldade em ficar feliz por você quando algo dá certo em sua vida ou que você tem dificuldade em ficar feliz por ele, é hora de seguir em frente. A inveja pode criar um ressentimento muito profundo nas amizades e todos merecem que aqueles ao seu redor fiquem animados quando coisas boas acontecem. Percebi que meu relacionamento com uma das minhas melhores amigas estava no fim quando compartilhei que havia terminado um projeto do qual me orgulhava e, em vez de ficar animada por mim, ela ficava dizendo. 'Qualquer um poderia ter feito isso'. Bom, gastei tempo e paciência trabalhando e eu estava orgulhoso por ter conseguido!"

"Encontre pessoas que celebrem não só suas grandes conquistas, mas também as pequenas coisas, tipo encontrar calças do comprimento perfeito! Isso tem sido um bom sinal para minhas amizades desde então."

eminemily

Two friends talking to each other outside while looking at a phone
Two friends talking to each other outside while looking at a phone

Edwin Tan / Via Getty Images

Publicidade

17. "Às vezes não tem nada que você possa fazer para salvar uma amizade. O marido da minha melhor amiga deu em cima de mim, mais de uma vez. Eu tentei dar a ele o benefício da dúvida e disse para ele não fazer isso de novo. Então, ele me fez uma proposta bem direta. Eu contei para minha amiga e mostrei as mensagens pra ela, mas ele tentou desmentir tudo - e ele só admitiu o que tinha feito quando ela mostrou as provas que tinha visto. Porém, ela deixou de ser minha amiga. O motivo? Eu era 'muito tentadora' e ela queria salvar seu casamento."

"Fiquei devastada e não me recuperei totalmente. Isso já faz cinco anos. Entrei em contato com ela algumas vezes, tentando pensar em uma maneira de consertar as coisas porque sentia sua falta, mas ela me ignorou todas as vezes."

audreyunashamed

18. "Amigos verdadeiros aceitam que as pessoas mudam. Se eles não estão dispostos a crescer com você, ou se eles de alguma forma usam isso contra você, já sabe..."

erikap20

Publicidade

19. "Reserve. Um, Tempo. Para. Seus. Amigos. Minha melhor amiga morava a cinco minutos de mim e quase não nos vimos nos últimos anos, apesar de nós duas querermos. Sempre havia 'alguma coisa' - as crianças tinham atividades extracurriculares, eu estava muito cansada, era inverno, qualquer coisa. Se eu tivesse me esforçado mais no geral, não me arrependeria de não ter passado tempo suficiente com alguém com quem me importo tanto. Ela faleceu inesperadamente no mês passado. Se eu aprendi alguma coisa nisso tudo foi investir mais nos meus relacionamentos enquanto ainda posso."

sunshinekangaroo

A woman sitting on the ground looking sad
A woman sitting on the ground looking sad

Tommaso79 / Via Getty Images/iStockphoto

Publicidade

20. "Cuidado com os amigos que pensam que o mundo gira em torno deles e que cortam as pessoas quando a realidade se instala. Eu tinha uma amiga que, todos os anos, nunca ligava ou mandava mensagem de feliz aniversário para nenhum de seus amigos. Ela sempre dizia que estava ocupada e era ruim com datas. Um amigo em comum esqueceu de mandar 'feliz aniversário' um ano. Ela o cortou por completo de sua vida, e ainda disse que ele era amigo terrível. Sendo que esse amigo estava se mudando para uma outra cidade e começando um emprego novo - ele só esqueceu."

"Se alguém não consegue se colocar no lugar do outro e não consegue enxergar sua própria hipocrisia, isso é um mau sinal. Deixe-os ir por respeito a si próprio e pelo bem-estar de seus amigos verdadeiros."

riverstar

21. "Se há UM ponto positivo e CEM negativos nessa amizade, não se prenda ao positivo."

namemelater

Publicidade

22. "É ótimo ser um amigo solidário quando alguém está passando por um momento difícil, mas aprendi que é muito importante cuidar de si mesmo primeiro. Coloquei tanta energia em uma amizade quando minha amiga estava tendo dificuldades com sua saúde mental, e essa amizade acabou (de forma dramática). Eu me coloquei em um lugar tão ruim e deixei minha própria saúde mental se deteriorar, o que não ajudou nenhum de nós a longo prazo. Agora eu sei que, para apoiar totalmente meus amigos, preciso ter certeza de que estou cuidando de mim antes."

r4b2c323a8

A woman meditating in her living room
A woman meditating in her living room

Thomas Barwick / Via Getty Images

Publicidade

23. "Uma das melhores coisas que já ouvi sobre o fim de uma amizade, foi que as amizades podem ser uma razão, uma estação ou uma lição. Se sua amizade acabar, você pode olhar para essas categorias e isso pode te ajudar a compreender e processar tudo. A amizade que você tinha estava lá por uma razão. Talvez sua amizade tenha sido apenas por uma estação de sua vida. Ou talvez, a amizade fosse uma lição que você precisava aprender.

caitlinbradley1

24. "Amigos que esquecem de você quando estão namorando não são bons amigos."

marah_l

Publicidade

25. "Cuidado com amigos que constantemente se fazem de vítima. Não estou falando de um amigo que está realmente passando por um momento difícil - estou falando de amigos que culpam todos, menos a si mesmos, por seus problemas. Se seu amigo foi demitido várias vezes, tem problemas para manter amigos e namorados(as), e geralmente atrai drama e caos, mas se recusa a admitir seus erros, cuidado. Eles são a raiz de todos os seus próprios problemas, e eles vão arrastar você para o fundo do poço com eles mais cedo ou mais tarde."

pickthisusername

26. "É preciso muita coragem para enfrentar seus inimigos, mas mais ainda para enfrentar seus amigos."

rugratfromspace

Publicidade

Two smiling female friends talking together over glasses of wine while sitting on a sofa outside on a patio
Two smiling female friends talking together over glasses of wine while sitting on a sofa outside on a patio

Nickylloyd / Via Getty Images

27. "O meu maior (e mais difícil) aprendizado foi que muitas vezes eu que sou 'o amigo tóxico'. Justificar meus erros e culpar os outros acaba apenas limitando a alegria e o crescimento que eu poderia ter em meus relacionamentos. Dê atenção para as pessoas que você sente que já 'estão garantidas' na sua vida."

hiitsnicetomeetyou

Publicidade

Você aprendeu alguma coisa depois de um término de amizade? Como você se sentiu? Nos conte nos comentários!

Veja também