Coronavírus: qual a diferença entre isolamento e quarentena?

Entendendo a diferença entre essas duas palavrinhas super utilizadas.

Nos últimos dias essas duas palavras estão sendo super utilizadas na internet, e é importante explicar que quarentena e isolamento são coisas diferentes.

Os dois métodos são necessários para prevenir a proliferação do coronavírus, ou Covid-19.

A diferença está no tempo de duração e na profundidade do isolamento.

Publicidade

Isolamento é o termo usado para quando uma pessoa é separada do convívio social para não espalhar o vírus.

Como o coronavírus leva cerca de 14 dias para manifestar sintomas no corpo humano, a recomendação é que pessoas que tiveram contato com pessoas ou ambientes contaminados tirem esse tempo para se isolar e não espalhar a doença, independente de estarem sentindo sintomas de gripe.

O auto-isolamento para evitar espalhar o vírus não é obrigatório, pode ser feito em ambiente domiciliar e é uma questão de civilidade e responsabilidade social. É com isso em mente que vários estabelecimentos comerciais, escritórios e espaços culturais estão fechamento momentaneamente até todo mundo entender a extensão da epidemia.

A Taylor Swift deixou hoje essa mensagem no seu Stories que explica bem a importância do auto-isolamento.

"Estou preocupada com o fato de que vocês não estão levando as coisas a sério. Estou vendo as pessoas saindo, se divertindo, indo em festas. Agora é a hora de cancelar planos e se isolar tanto quanto conseguir. Não ache que apenas porque você não se sente doente você não está passando a doença para alguém vulnerável. É assustador, mas nós temos que fazer alguns sacrifícios agora".

Publicidade

Para ficar em auto-isolamento você não precisa ficar trancado dentro de uma bolha por duas semanas.

Mas precisa sim:

- trabalhar/estudar de casa, se possível;

- evitar aglomerações;

- evitar transporte público;

- evitar ambientes fechados;

- manter mãos e itens como celulares e óculos limpos;

- evitar levar as mãos ao rosto.

Veja mais dicas nesse post.

A quarentena é o período em que a pessoa contaminada deve ficar sem contato social para evitar propagar a doença.

O procedimento é um ato administrativo, estabelecido por secretarias de saúde de estados e municípios ou pelo ministro da Saúde. A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo que necessário. Cidades da Ásia e da Europa estão em quarentena.

Publicidade

A Preta Gil, que foi diagnosticada com o vírus, está de quarentena.

"Estou aqui orando por todos nós e pedindo a Deus que coloque juízo na cabeça dos que ainda não entenderam que não estamos de férias e sim numa força tarefa de nós sociedade e órgãos públicos para deter a proliferação em massa do vírus."

Na dúvida, use o aplicativo do SUS.

O Sistema Único de Saúde disponibilizou um aplicativo com dicas de prevenção e informações a respeito da transmissão de coronavírus. A ideia é evitar a propagação de notícias falsas, compartilhas boas dicas de prevenção e mapas de unidades de saúde.

O app está disponíveis para iOS e Android.

Também foi criado um número especial de WhatsApp para facilitar o trabalho de alertar e esclarecer a população. Qualquer pessoa pode enviar mensagens com notícias ou boatos, que passarão por apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. O número é (61) 99289-4640.

Publicidade

Veja também