Conversas acaloradas no segundo mercúrio retrógrado do ano

Vindo em aspecto de tensão com a lua – representante do povo – o dia 10 promete acirrar discussões públicas.

As gatinhas do astral amam ter medo de um Mercúrio Retrógrado, né? Sempre gosto de amenizar reforçando que quase todos os planetas ficam retrógrados todo ano. É um movimento normal, inclusive pra nós: a gente também precisa algumas vezes parar, voltar, rever o caminho, ter uma nova chance.

Esse Mercúrio retrograda no signo de Gêmeos, um dos signos que ele rege. Então promete sim dar uma mexida especial nas coisas a que gêmeos se refere: comunicação, fala, escuta, ideias, e discussões. É sobre ouvir muito mais e falar muito menos e com muita menos rapidez. É sobre ser confrontado com conclusões superficiais, e é ver essas mesmas conclusões muito escancaradas aqui e acolá. Então, dê tempo às coisas antes de responder.

Esse trânsito da virada do planeta vem acompanhado de um ângulo de crise, difícil, com a Lua. Uma quadratura crescente é uma crise conceitual, uma crise de ideias. Um não entender muito bem o que tá acontecendo e opinar antes de que as coisas fiquem claras. Um ‘escutar pra responder, e não pra pensar sobre’ ainda mais forte.

E a Lua, na Astrologia Mundana (coletiva) é uma representante da Lua. Então pra você que achava que as coisas iam esquentar no embate político só em Outubro, fique atenta pra esse trânsito aí: gente falando merda, defendendo coisas rasas, brigando, espalhando notícias falsas, julgando um todo por apenas uma parte.

Quando a gente confronta uma energia sombria de um signo, é sempre bom pensar como o signo oposto pode jogar luz nessa sombra. Sagitário é o oposto de Gêmeos, e a luz que é possível ser trazida desse signo é a procura um pouco mais profunda e incessante pela verdade. Signo Jupiteriano, Sagitário quer expandir o conhecimento e a razão. Então antes de falar, nessa retrogradação, o incentivo é pra parar, procurar saber melhor e pensar, porque palavra não tem volta.

Lembrando que Mercúrio retrograda 3 vezes por ano, normalmente (esse ano serão 4), e fica por volta de 20% do seu tempo em retrogradação. Ele pega mais a gente que os outros, porque é um planeta rápido, interpessoal, que se relaciona com movimentos, lógica e fala – tudo que nosso mundão do pós-capitalismo tem e preza. E esse mesmo mundão não gosta de parada, gosta de acelerar, de tudo pra frente o tempo todo, de correria, de produção. É um mundo que acredita que só existe produção quando se está em movimento pra frente. Mas tem – e muito – produção quando se está parado ou se propondo a uma revisão de caminhos. Melhor mudar de ideia antes do que nunca.

Pessoas com Gêmeos forte no mapa vão sofrer um pouco mais os efeitos, pois além de Mercúrio ser o regente delas, o planeta ainda está no signo delas. Mas Virgem, o segundo signo regido por Mercúrio, também sempre está na mira dos efeitos da retrogradação, mexendo no seu tão querido pensamento lógico.

Publicidade

Sagitário e Peixes fortes no mapa também podem ser impactados, por receberem a retrogradação por ângulos de crise. Piscianes podem questionar suas ideias e conceitos, e não entender bem pra onde ir depois de uma decisão (entre muitas opções possíveis), enquanto Sagitarianes podem ver uma época de desentendimentos com parceiros (e tentar ver nisso qual é a própria responsabilidade em toda essa desordem).

Veja também