Conheça Quinn, atleta trans não-binária que está fazendo história ao jogar a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Elu é meio-campo da seleção do Canadá.

A Copa do Mundo de Futebol Feminino já é histórica! Um dos motivos é Quinn, que joga no meio-campo da seleção do Canadá.

Reprodução/Instagram

Aos 27 anos, elu é a primeira pessoa trans não-binária a jogar uma Copa do Mundo de Futebol!

Reprodução/Instagram

Pessoas trans não-binárias são pessoas que não se identificam no gênero de nascimento. No caso de Quinn, elu não se reconhecem em nenhum dos gêneros.

Os pronomes de Quinn são elu/delu.

Publicidade

Quinn veste a camisa da seleção canadense desde 2012, quando estreou na equipe sub-17. E atua no time profissional desde 2014.

Reprodução/Instagram

Em 2021, Quinn já havia conquistado um feito monumental no mundo do esporte: torno-se a primeira pessoa abertamente transgênero e não-binária a ganhar não apenas uma medalha, mas um ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Na época, elu disse sentir orgulho de ler seu nome na escalação, mas triste por atletas "olimpianos" que no passado foram "incapazes de viver sua verdade por causa do mundo".

"Sinto otimismo com a mudança. Mudança na legislatura. Mudanças nas regras, estruturas e mentalidades. Principalmente, sinto-me ciente das realidades. Garotas trans sendo banidas dos esportes. Mulheres trans enfrentando discriminação e preconceito enquanto tentam perseguir seus sonhos olímpicos. A luta ainda não acabou... e vou comemorar quando estivermos todes aqui", escreveu em uma legenda no Instagram.

No atletismo, por exemplo, a Federação Internacional proíbe desde março que mulheres transgênero disputem competições internacionais na categoria feminina.

Publicidade

Foi em setembro de 2020 que Quinn resolveu falar ao mundo sobre ser uma pessoa trans não-binária.

Reprdução/Instagram

"Sair do armário é DIFÍCIL (e meio besteira). Eu sei que para mim é algo que farei novamente pelo resto da minha vida. Como vivi como uma pessoa abertamente trans com as pessoas que mais amo por muitos anos, sempre me perguntei quando me assumiria publicamente", escreveu.

Na quinta-feira (20), Quinn, na Austrália, escreveu mais um trecho da História. Elu entrou em campo com a seleção canadense para enfrentar a Nigéria pela primeira rodada da Copa do Mundo Feminina de Futebol.

Reprodução

Nós, como pessoas aliadas, estaremos na torcida por Quinn.

Publicidade

Veja também