Conheça “Advance Wars 1+2: Reboot Camp”, um clássico cult renovado

Esse é para quem gosta de jogo de estratégia de guerra.

Após uma espera dramática devido ao seu adiamento, os fãs agora podem comemorar pois "Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp" está entre nós com todo o seu carisma que fez da série uma das pérolas do Game Boy Advance! Caso você esteja um pouco perdido e não conheça a franquia, estamos falando de um jogo de estratégia de guerra onde seu objetivo é derrotar os inimigos e dominar o mapa da partida.

reprodução

A série nasceu ainda no Nintendinho clássico, com o título de “Famicom Wars”, que fez

bastante sucesso no Japão. Os demais jogos da franquia, como “Super Famicom Wars” e

“Game boy Wars”, também ficaram restritos ao Japão e somente no quinto jogo da franquia

nós, meros mortais do ocidente, tivemos acesso a essa joia rara dos jogos de estratégia.

Lançado em 2001, Advance Wars chegou com tudo ao Game Boy Advance trazendo a franquia para os demais países do mundo e se tornando uma série consagrada no portfólio da Intelligent Systems (desenvolvedora da franquia). Agora, 15 anos depois do último título

lançado ("Advance Wars Days of Ruin", de 2008, para o Nintendo DS), voltamos aos combates inteligentes e desafiadores próprios da franquia.

Nesse novo lançamento não temos uma nova história (uma pena), mas sim uma espécie de “Pack 2 em 1” onde somos reapresentados aos embates de "Advance Wars" (2001) e "Advance Wars 2: Black Hole Rising" (2003).

reprodução

Os jogos foram entregues nas mãos da WayForward (conhecida por muitos títulos renomados, em especial a série "Shantay") que refizeram tudo nos mesmos moldes dos títulos originais, mas agora com uma qualidade excelente de animações em estilo cartoon com alguns elementos 3D básicos (bem básicos, na verdade).

Publicidade

Logo de cara preciso afirmar: O jogo está bastante elegante nessa nova versão. As animações são belíssimas e cheias de vida, transmitem um ar de desenho animado que passaria numa manhã de sábado na TV. Já a parte 3D do jogo é simples, nada espetacular. Ela cumpre o seu papel, mas parece um pouco sem vida às vezes. Da a impressão de que os elementos destoam das animações. Mas fique tranquilo, isso não atrapalha em absolutamente NADA a experiência.

reprodução

Todo o jogo se desenrola num continente onde existem quatro nações que, depois de muitas guerras, vivem um período de paz.

reprodução

A sua nação, Orange Star, acaba sendo invadida pelas tropas de Blue Moon, o que acaba reiniciando os combates no continente. Durante as batalhas você irá controlar Andy, um jovem comandante que está aprendendo a guerrear e usar as suas tropas para expulsar os inimigos.

Publicidade

A medida em que a história avança você irá desbloquear novos comandantes, e cada um deles possui poderes únicos que poderão ser usados para facilitar os combates. Será preciso bastante estratégia para saber como organizar suas tropas, qual caminho seguir, em que momento usar seus poderes e até mesmo se é melhor sacrificar uma unidade para que outras consigam concluir o objetivo. Aqui cabe um comentário: Não estamos falando de um RPG tático como muitos pensam, e sim de um jogo de estratégia, ou seja, não existe “morte permanente” ou algo do tipo. O que está em jogo é aquele cenário, nos próximos mais unidades serão acrescentadas e outra estratégia será traçada.

Preciso dizer que não sou o maior fã de jogos estratégicos, mas "Advance Wars" tem um carisma tão único que me encantou logo que tive contato com a franquia, lá no início dos anos 2000. Aliás, preciso ressaltar que quando criança eu não conseguia compreender direito as dimensões de uma guerra ou algo do tipo, então nunca me atinei para possíveis problemáticas no jogo. Contudo, é um pouco estranho jogar e ver que Andy parece uma criança controlando as tropas, e trata tudo como um simples jogo. Essa é a mágica do carisma da franquia. A estética cartunesca do jogo, assim como a forma como são construídas as batalhas numa espécie de tabuleiro, nos faz ver tudo ali como se fosse uma partida do clássico jogo de tabuleiro War (nossa, que saudade bateu agora), onde a guerra é apenas um pano de fundo. Acredito que a maioria vai sentir o mesmo quando ver uma criança rindo ao derrotar um senhor barbudo que cai em lágrimas como um bebê assim que um tanque seu é destruído.

Agora, é preciso dizer que "Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp" não avança muito além dos novos visuais em relação aos jogos originais. São as mesmas fases que já conhecemos, com o acréscimo de um modo de criação além de um Multplayer 1x1, nada muito além do básico. Uma pena, pois existe grande potencial ali e poderia ter sido feito muito além do que nos foi entregue (ainda mais levando em consideração que estamos falando de um jogo em preço cheio, que custa US$60, cerca de R$ 300).

"Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp" traz toda a magia da franquia que já conhecemos para o Nintendo Switch e tem potencial para conquistar novos fãs. Peca na falta de conteúdos novos, mas continua sendo extremamente divertido e carismático.

Publicidade

Veja também