Como vai funcionar a ferramenta de vídeos ao vivo no Instagram

Depois da transmissão, o vídeo some para sempre.

Na tentativa de tornar o Instagram um lugar em que as pessoas possam compartilhar momentos tanto permanentes quanto efêmeros, a plataforma passou a incluir a ferramenta de vídeos ao vivo, seguindo a tendência do Twitter, do YouTube e do Facebook.

É o segundo produto relacionado a vídeos que o Instagram lança neste ano. Histórias, a ferramenta estilo Snapchat em que fotos e vídeos podem ser compartilhados para ficar no ar por somente 24 horas, foi anunciada em agosto.

Também é algo que o CEO do Instagram, Kevin Systrom, já havia mencionado. No começo do mês, Systrom disse ao jornal "Financial Times": "Se eu estou tentando estreitar o relacionamento com alguém que amo, então, transmitir vídeos ao vivo seria uma ótima forma de fazer isso".

No mês passado, em entrevista ao BuzzFeed News, Systrom disse: "Eu concordo, o formato em vídeo para nossos usuários parece muito com o que as outras pessoas estão fazendo. Eu acho que tudo bem no momento, mas não é como queremos ficar para sempre. Queremos inovar e melhorar a experiência".

Abaixo, explicamos como a ferramenta de vídeos ao vivo do Instagram vai funcionar.

Publicidade

Deslize para à direita no feed principal para acessar a câmera do Histórias.

Instagram, Instagram

Haverá uma nova opção "Live" embaixo, à esquerda de "Normal" e da recém-adicionada ferramenta "Boomerang". Ao selecionar "Live", o Instagram vai verificar sua conexão e fazer uma contagem regressiva até o vídeo começar.

O limite de vídeos ao vivo é de uma hora, o mesmo tempo do Facebook Live. O Periscope, por sua vez, não limita a transmissão por tempo, embora trabalhe de acordo com a duração da sua bateria e quantidade de dados ou conexão wi-fi.

Quando estiver ao vivo, você verá um feed de comentários no canto inferior esquerdo, assim como seria no Facebook ou no Periscope do Twitter, com as curtidas dos usuários. Enquanto transmite ao vivo, você pode responder comentários, selecionar os que mais gostar, reportar abusos, ver quem está acompanhando a transmissão e esconder o restante dela a alguns usuários. Você pode dar zoom ou afastar a imagem, mas não pode adicionar desenhos ou textos como no Histórias.

O Instagram, no entanto, não irá gerar um link para o seu vídeo (para que você possa compartilhá-lo depois em outras plataformas, como Twitter e Facebook).

Instagram, Instagram

Os vídeos ao vivo só estarão disponíveis no momento da transmissão e somente no Instagram. O aplicativo só notificará os usuários que optarem por receber notificações das suas postagens. Esses usuários receberão uma mensagem na tela dizendo, "[usuário] começou um vídeo ao vivo. Assista antes de acabar!" Todo o resto verá uma pequena marca escrito "LIVE" sobre a foto de perfil na barra de Stories, no topo do feed.

Ao terminar de transmitir, não será possível visualizar o vídeo. Ao contrário do Facebook, os vídeos ao vivo do Instagram não são salvos e não podem ser vistos de forma retroativa. No entanto, para evitar abusos, a equipe de operações do Instagram poderá rever o vídeo que sumiu para garantir que as regras do aplicativo não foram violadas.

A nova ferramenta de vídeos ao vivo estará disponível para usuários do mundo todo, nas plataformas iOS e Android, ao longo das próximas semanas.

Publicidade

Você também poderá mandar fotos e vídeos que desaparecem de forma privada.

,

Nas mensagens diretas do Instagram, a ferramenta de conversas particulares do aplicativo, você verá uma faixa de bolhas no topo, como na seção Histórias. Eles só poderão ser vistos uma vez antes de sumirem.

Para enviar uma foto ou vídeo temporário, deslize para a direita no feed principal e abra a câmera do Histórias. Você verá uma seta grande no canto inferior direito. Essa seta levará você a uma área de compartilhamento com uma lista de usuários ou grupos para os quais você já enviou uma mensagem privada anteriormente.

Os usuários ainda poderão mandar mensagens permanentes pelo Instagram Direct.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também