Como vai a sua liberdade?

DellaFancy reflete sobre o que temos feito com o nosso direito de ser livre.

Getty Images

Por muito tempo, nos acostumamos com a ideia de que não somos potencialidades.

Se parar pra pensar, toda a nossa base educacional nos guiou para esse lugar: a possibilidade que temos de transformar a realidade não fazia parte da programação escolar quando decorávamos a matéria pra passar na prova sem qualquer perspectiva de futuro.

Igualmente não fazia parte do calendário religioso quando nos convenceram de que não éramos nada além de pecadores, vivendo em penitência sob a régua de um ser divino em busca de misericórdia. Fomos educados para ser nada. Um eterno vazio que pode ser facilmente preenchido e manipulado. 

Publicidade

Getty Images

E então, o que acontece? Quando se é nada, tudo perde significado.

Quando não cuida de si, não cuida do outro. Você simplesmente não se importa, não entende a proporção que sua decisão toma ao sair de você, uma vez que não se considera uma importante peça num todo muito maior do que imagina. 

Crescemos, e com isso, vem a liberdade para tomarmos nossas próprias decisões: você vota em branco, não toma vacina, suja a rua, mata floresta, mata bicho, mata gente, ignora toda e qualquer pauta que não te atravessa pessoalmente, massacra on-line e off-line. 

Publicidade

Getty Images

Muito se fala sobre discursos de ódio camuflados de opinião, incapacidade de se colocar no lugar do outro, desumanização. 

Falamos para que entendam o poder de nossas ações e das palavras na vida de outras pessoas. Falamos para que se lembre da sua importância enquanto indivíduo, livre e capaz de transformar qualquer realidade.

Publicidade

Veja também