Como os diálogos de Romero Jucá viraram a 1ª crise do governo Temer

Entenda em 2 minutos como as conversas reveladas pela "Folha de S.Paulo" sobre pacto entre novo governo e STF para barrar a Lava Jato, o que aconteceu até agora e quais são os próximos passos.

O jornal "Folha de S.Paulo" revelou nesta segunda-feira (23) que o ministro Romero Jucá (Planejamento) sugeriu um pacto, entre o novo governo de Michel Temer, com o STF (Supremo Tribunal Federal) para deter o avanço das investigações da Lava Jato. A conversa ocorreu semanas antes do impeachment com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.


Reprodução Folha de S.Paulo

Jornal trouxe trechos da conversa mantida entre Romero Jucá e Sérgio Machado.

Publicidade

Os dois tratam do avanço da Lava Jato:

Jucá: "Tem que mudar o governo para poder estancar essa sangria".

[...]

Machado: "Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

Jucá: "Só o Renan [Calheiros] que está contra esta porra. 'Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha'. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

Machado: "É um acordo, botar Michel, num grande acordo nacional".

Jucá: "Com o Supremo, com tudo".

Machado: "Com tudo, aí parava tudo".

Jucá: "É. Delimitava onde está pronto".

Clique aqui para ler os diálogos

Romero Jucá foi um dos articuladores do impeachment de Dilma Rousseff, substituiu Michel Temer na presidência do PMDB e, hoje, ocupa um ministério estratégico no ajuste que o presidente interino quer fazer nas contas públicas. Na Lava Jato, ele é suspeito de ter recebido recursos de propina de empreiteiras com contratos na Petrobras e também no sistema elétrico, como Belo Monte.


Adriano Machado / Reuters

Romero Jucá em entrevista coletiva em Brasília nesta segunda (23): ele nega que tenha dito que pretendia parar a Lava Jato.

Publicidade

Em entrevista coletiva, Romero Jucá diz que suas falas foram descontextualizadas e disse não ver razão para deixar o cargo.

Publicidade

Esta é a primeira crise no núcleo duro do governo Temer. O presidente interino ainda não tomou a decisão se mantém ou afasta Jucá do cargo.

Ueslei Marcelino / Reuters

Pela proximidade com o presidente interino e a força dentro do governo, Romero Jucá virou o pivô da primeira crise grave do governo Michel Temer, empossado há apenas 11 dias.

Publicidade

No seu discurso de posse, Temer prometeu não deixar ninguém agir para "enfraquecer a Lava Jato".

UPDATE: Romero Jucá anunciou no final da tarde desta segunda (23) sua licença do Ministério do Planejamento.

A promessa de Jucá de ficar no governo durou apenas cinco horas.

O motivo da conversa ter sido gravada pelo próprio Sérgio Machado é um possível acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. A informação ainda não confirmada. O temor entre caciques do PMDB em Brasília é que novas gravações surjam.


Agência Petrobras / Via Fotos Públicas

O ex-presidente da Transpetro Sergio Machado procurou Jucá em Brasília e gravou, ele mesmo, a conversa.

Publicidade

Quem é: Sérgio Machado foi deputado federal (1991-1995) e senador (1995-2002) pelo PSDB. Filiado ao PMDB em 2002, disputou o governo do Ceará e perdeu. Depois foi nomeado por Lula na presidência da Transpetro por indicação do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Como ele entrou na Lava Jato:

O ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que recebeu R$ 500 mil de Sergio Machado. Anotações de Costa, o primeiro grande delator da Lava Jato, trazem referências à Transpetro e a Sergio Machado. Segundo investigadores da Lava Jato, Machado pode ter operado na subsidiária de transporte da Petrobras um esquema de corrupção similar ao petrolão.

O caso incendiou as redes sociais. Num raro momento de concórdia: blogueiros de direita e esquerda pediram a cabeça de Romero Jucá.

Publicidade


Publicidade

O PDT vai ingressar terça-feira (24) com uma representação no Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do senador Romero Jucá. Ele se licenciou no mandato para assumir o Planejamento.

Já o PSOL vai requerer à Procuradoria-Geral da República que peça a prisão do senador por obstrução da Justiça.

Veja também:

Informação de que 7 ministros de Temer são investigados na Lava Jato é falsa

Time de Temer tem sobras de governo Dilma e investigados na Lava Jato

Veja também