Como o uso equivocado da expressão "mimimi" arruinou a campanha do Novalfem
“Mimimi” é uma expressão usada para “reclamação sem sentido”, “frescura”. Não é o caso da cólica, reação física (e bastante dolorosa) do ciclo menstrual.
A Sanofi, laboratório que produz o Novalfem, quis criar uma campanha para mostrar que as mulheres não precisam abrir mão de nada por causa das cólicas.
Segundo o site Propmark, a campanha partiu de uma pesquisa que dizia que "75% das mulheres deixam de cumprir obrigações e 58% abrem mão de algo que gostam devido a cólicas menstruais".
O problema foi a expressão que eles escolheram para definir o que é sofrer de cólicas:
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
Só que "mimimi" é uma expressão usada para "reclamação sem sentido", "frescura" -- o que não é o caso da cólica, uma reação física (e bastante dolorosa) do ciclo menstrual.
Não demorou para que as mulheres que sofrem com as cólicas percebessem o equívoco.
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
"Não tem uma mulher na agência pra levantar a mãozinha e dizer OLHA, CÓLICA NÃO É FRESCURA? Pelamor".
De fato, tem várias mulheres envolvidas na criação e aprovação da campanha.
E explicaram qual o problema com a campanha.
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
"Foram extremamente infelizes... Jamais uma dor pode ser tratada desta forma, seja qual for o seu grau."
Que foi inclusive ofensiva para algumas mulheres que têm cólica por conta de problemas graves, como a endometriose.
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
"Eu portadora de Endometriose Severa, digo que essa propaganda é de total desrespeito. Você não pode imaginar o quanto sofremos. É triste ler isso".
A empresa tentou se explicar...
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
"MIMIMI não é dor, e sim uma releitura da sensação de desconforto que as dores causam nas mulheres".
Dizer que cólicas são "mimimi" foi o grande erro e isso não teve conserto.
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
"Mimimi, um estado que SÓ AS MULHERES COMPREENDEM".
Acho que a propaganda fala por si e contra argumenta as respostas da empresa. Machista, sexista, preconceituosa, desonesta e julgadora. (...)
Vcs erraram muito. Desrespeitaram mulheres que sofrem com graves problemas de saúde."
Inclusive, este tipo de campanha pode reforçar uma cultura -- a de julgar a dor da cólica como frescura -- que atrasa o diagnóstico de um problema de saúde bem sério, com consequências potencialmente graves: a endometriose.
Reprodução / Via Facebook: Novalfem
"Estou percebendo que a cada post que tenta se desculpar deixa mais claro ainda que não se aprofundou no assunto, não estudou sobre a doença ou sintomas e suas vertentes, não fez uma análise de risco e nem do público alvo. (...)
Hoje as portadoras de Endometriose têm seu diagnóstico tardio devido a médicos despreparados e a grande cultura que cólica é Mimimi."
O vídeo também não foi poupado nos comentários do YouTube-- especialmente por um grupo de apoio às portadoras de endometriose.
Reprodução / Via youtube.com
"Esse assunto não pode ser tratado como piada, com ironia!
Somos mais de 7 milhões de brasileiras sofrendo com fortes cólicas menstrual, com declínio na qualidade de vida, com destruições de sonhos, adiamento de planos e tarefas. A Endometriose é uma doença crônica, que ainda não tem cura."