Como é ser uma princesa da Disney na vida real

Para as Cinderelas que trabalham em parques temáticos da Disney, o trabalho não é só colocar uma fantasia e sorrir.

chris.alcoran / Flickr CC / Via flic.kr

A vida como uma princesa da Disney parece bem fácil: use um vestido, esteja em casa à meia-noite, perca um sapato, encontre um príncipe. No entanto, para as Cinderelas da vida real — ou seja, aquelas que trabalham como personagens em parques temáticos da Disney —, o trabalho não se resume a colocar uma fantasia e sorrir. Na verdade, existe um método bem rigoroso por trás do sonho — talvez algo não tão surpreendente, considerando a reputação da Disney de ser obsessiva quando se trata da "magia" de uma experiência perfeita do visitante.

O mundo dos profissionais que trabalham interpretando personagens em parques temáticos da Disney – função conhecida como “Face Character”, caso não sejam utilizadas máscaras, só maquiagem – é mantido a quatro chaves pela empresa. Pergunte por aí e você descobrirá que muitos que trabalham ou trabalharam na Disney (ou seja, "membros do elenco") preferem não falar dessa experiência. Mais de uma vez, ouvi em entrevistas com atuais e antigos membros de elenco que eles preferiam "manter a magia" do que falar com um repórter.

Então, como as Sininhos e Cinderelas dos parques temáticos da Disney conseguem seus empregos? Vamos começar do princípio. Aqueles que desejam trabalhar como Face Characters na Disney devem primeiro se submeter a várias fases de audições, e muitos dos que estão tentando chegam através do Disney College Program [um programa de capacitação da empresa]. Katie McBroom era estudante na Universidade do Norte da Flórida quando se candidatou. Apesar de ela ter feito aulas de jazz e dança quando jovem, e ter atuado em uma peça do ensino médio, ela não estava interessada em seguir uma carreira de atriz, e inicialmente pretendia completar um estágio de comunicação na Disney. Eventualmente, no entanto, ela decidiu fazer uma audição para um papel de entretenimento — na verdade, interpretando uma das famosas personagens da Disney que as crianças em todo o mundo esperam horas para conhecer.

Publicidade

Courtesy Katie McBroom, Courtesy Katie McBroom, Courtesy Katie McBroom, Courtesy Katie McBroom

Katie McBroom no trabalho.

De acordo com a Disney, aqueles que participam da audição não conseguem escolher o papel pretendido. Em vez disso, fazem uma audição para qualquer papel que esteja aberto, incluindo princesas, príncipes, animais (aqueles que usam grandes fantasias e máscaras) e artistas de desfile nos parques. Do blog de Estagiários da Disney:

Por favor, note: todos os artistas, incluindo os que se vestem como personagens da Disney, também se apresentarão em encontros com os fãs totalmente caracterizados em nossos Parques e Resorts. Isso inclui o uso de fantasias de corpo, cabeças e pés grandes, e a exposição ao clima quente e úmido.

Em outras palavras, a maioria das princesas da Disney não está relegada a apenas uma única fantasia. McBroom, por exemplo, interpretou tanto a Branca de Neve quanto a Princesa Leia, e trabalhava como o Sr. Smee (companheiro do Capitão Gancho) quando o tempo permitisse. Outra funcionária atual, Susan Banks (seu nome é fictício, pois queria permanecer anônima), interpreta tanto a Sininho quanto vários outros personagens menores: Tico e Teco, Ursinho Pooh e Doutora Brinquedos.

O processo de audição foi relativamente simples, disse McBroom. "Era apenas uma espécie de apresentação onde você deveria ir com suas roupas de dança. Todo mundo é basicamente colocado em um grupo, com base no seu tamanho".

Publicidade

Kerri Nikole Photography / Flickr CC / Via flic.kr

Como todos os personagens da Disney usam algum tipo de fantasia — os personagens animais usam fantasias grandes e peludas com uma cabeça removível, enquanto os Face Characters usam uma roupa e um rosto cheio de maquiagem —, a altura é um fator determinante em quem pode interpretar qual papel. Ao contrário de um papel em uma peça de teatro ou filme — onde os figurinos são feitos para os atores que melhor podem interpretar o papel —, os atores da Disney precisam se encaixar em fantasias já existentes. A Sininho, por exemplo, é interpretada por uma mulher pequena, assim como Tico e Teco.

Dito isso, a aparência de alguém nem sempre determina qual personagem essa pessoa pode conseguir. Realmente se resume ao que a Disney precisa. No Reddit, um ex-funcionário da Disney disse que fez a audição pela primeira vez para um papel depois de várias pessoas lhe dizerem que ele parecia o Príncipe Phillip (de A Bela Adormecida). Por fim, ele não foi selecionado — ele disse que descobriu depois da audição que "eles realmente só estavam procurando por Kim Possible e Ron Stoppable. E como você só pode participar de uma audição para Face Character por ano, eu nunca tentei novamente".

A primeira audição inclui um exercício simples de imitação; assim que os cortes são feitos, é solicitada uma coreografia mais avançada para aqueles que voltam. Pediram que McBroom voltasse depois da parte da dança da audição, e ela foi imediatamente encaixada como uma princesa.

Publicidade

Inside the Magic / Flickr CC / Via flic.kr

"Uma profissional vem e faz a sua maquiagem, e encaixa a sua peruca", disse ela. "Naquele dia, eu estava maquiada tanto para a Branca de Neve quanto para a Princesa Leia. Foi um pouco surreal ver-se no espelho como aqueles personagens icônicos — sempre tive uma paixão por maquiagem e beleza, então foi a melhor coisa para mim. Eu consegui espiar por trás da cortina".

Personagens com sotaque (como Alice, Wendy ou Mary Poppins) passam por um dia separado de treinamento dialético. Mas mesmo aqueles que interpretam personagens americanos precisam alterar um pouco sua voz. Como parte do treinamento, os atores assistem a filmes com seus personagens e dizem as falas de volta.

"Para a maioria das meninas, a voz da personagem é mais alta do que sua voz real", disse Banks. "Na verdade, é tão alta que algumas garotas depois passam por um descanso vocal porque isso distende suas cordas vocais — especialmente no começo".

Publicidade

"A maioria das princesas deve aparentar ter 15 anos de idade, então os visuais da maquiagem são geralmente bem leves, não um look de Instagram."

Embora a verdadeira magia ocorra no parque, por trás das cortinas é onde tudo acontece. Todos os funcionários da Disney chegam no set e devem imediatamente vestir as roupas da empresa. "Quando você chega para trabalhar, coloca shorts ou bermudas e uma camiseta com gola V", disse Banks. "Você deve estar com as roupas da empresa desde o momento em que você começa seu turno até o momento em que termina".

A partir daí, os personagens se dirigem para conferir suas fantasias (cada uma está equipada com um código de barras para que a Disney possa acompanhá-las, para garantir que nunca saiam da propriedade) e para o que Banks chama de "loja de perucas loucas", onde sua peruca de Sininho é limpa e estilizada pelo menos a cada dois dias.

Os artistas de tempo integral (aqueles que trabalham 40 horas por semana) têm cada um suas próprias perucas. Os de meio período usam perucas do seu tamanho que são lavadas antes de cada turno e compartilhadas com outros artistas.

"Eu lembro que quando comecei, achei a peruca difícil de colocar, muito apertada e coçava muito", disse Banks. "Agora eu a visto, coloco quatro grampos de cabelo e pronto".

Publicidade

Meaghan Kelly / Flickr CC / Via flic.kr, Meaghan Kelly / Flickr CC / Via flic.kr

Os face Characters fazem uso de uma sala de maquiagem nos bastidores, onde artistas profissionais estão disponíveis para ajudar a aplicar os toques finais ou prender uma peruca. "Algumas delas são realmente complexas", disse McBroom. Praticamente todas as personagens têm que usar uma peruca (mesmo aquelas com coques estão usando uma peruca), com uma grande exceção: as atrizes que interpretam Pocahontas podem ser "aprovadas pelo cabelo".

Depois de entrarem no elenco, McBroom e seus colegas passaram por um dia inteiro de treinamento imersivo de personagem. Cada artista é treinado para fazer sua própria maquiagem. "Cada personagem tem seu próprio visual prescrito", disse McBroom. "No primeiro dia, as maquiadoras ensinam você a fazê-lo. Foi aí que eu realmente me apaixonei pela maquiagem" (hoje ela escreve um blog sobre maquiagem e beleza).

Embora elas recebam a maquiagem de palco (todos os produtos são da Ben Nye), os visuais em si são bastante naturais.

"A maioria das princesas deve aparentar ter 15 anos de idade, então os visuais da maquiagem são bem leves, não um look de Instagram", disse McBroom. "Não havia uma regra estrita sobre a forma dos meus personagens; tratava-se mais do tom do blush e o tipo de contorno labial".

Publicidade

Inside the Magic / Flickr CC / Via flic.kr

Como Sininho, Banks usa o batom Dusty Rose da Ben Nye com um contorno labial natural (há até mesmo um brilho labial específico que acompanha). Ela se encontra com os visitantes do parque em um local fechado, então não precisa se retocar com tanta frequência, mas retocará seu batom nos seus intervalos. "Eu gosto do corretivo da Ben Nye", disse ela. "É especificamente maquiagem de palco e de apresentação, então meu rosto fica um pouco carregado. Por cima disso, eu uso um pó da MAC, com a base da Nars e o rímel Too Faced 'Better Than Sex'".

O olho famoso da Sininho é "um amarelo solar brilhante" com um contorno marrom no côncavo. Embora a Banks faça sua própria maquiagem hoje em dia, ela tem o cuidado de garantir que se pareça exatamente como todas as outras Sininhos na Disney.

Publicidade

Meaghan Kelly / Flickr CC / Via flic.kr

Este é um dos maiores desafios de ser um Face Character da Disney, e a razão de tanto treinamento ser necessário: sempre há mais de um de todos os personagens. Uma Branca de Neve tomando café da manhã no Epcot tem que parecer exatamente a mesma Branca de Neve visitando o Magic Kingdom durante o almoço. A Disney tem muitos protocolos para garantir que dois dos mesmos personagens nunca estejam no mesmo lugar ("Isso é baseado em turnos, caso contrário traumatizaria as crianças", disse McBroom), mas também há outras medidas para "manter a magia".

Cada personagem (mesmo aqueles que usam máscaras e luvas enormes) tem que aprender seu autógrafo — e praticá-lo várias vezes. Na verdade, uma mulher que interpretou Mulan admitiu no Reddit que acidentalmente assinou o nome em recibos de restaurantes e lojas, simplesmente por hábito: "Eu assinava 'Mulan' cerca de 1.000 vezes por dia no trabalho, então você recebe um papel e faz isso sem pensar".

Publicidade

JeffChristiansen / Flickr CC / Via flic.kr

"Cada personagem tem uma assinatura muito distinta, para manter a consistência no caso de alguém vir uma princesa no café da manhã e vê-la novamente no jantar. Eles querem garantir que o autógrafo permaneça o mesmo", diz McBroom.

Quando McBroom começou a trabalhar na Disney, ela se apresentava no desfile da MGM (agora Disney's Hollywood Studios) como Princesa Leia, ao lado de Luke Skywalker. O papel era completamente diferente dos seus turnos no Magic Kingdom. Como a Princesa Leia, McBroom estava interpretando uma "princesa poderosa e forte", enquanto a Branca de Neve era "a princesa original — uma princesa com algumas tradições antigas com as quais nem todos nós concordaríamos hoje em dia".

"Eu nunca entrei no personagem errado", disse McBroom, "principalmente porque eles eram muito diferentes, e você está sempre no ambiente que a Disney cria para você".

Publicidade

chris alcoran / Flickr CC / Via flic.kr

Ainda assim, os frequentadores do parque tentam fazer com que as princesas saiam do personagem com piadas e até mesmo cantadas ocasionais. "Era como se fosse uma improvisação, porque você nunca sabia o que ia acontecer", disse McBroom. "Tinha alguns pais ou irmãos mais velhos que não ficavam animados em ver a Branca de Neve, mas sim pela ideia de vê-la sair de seu personagem. Se as pessoas mencionassem a Nintendo ou algo assim, a Branca de Neve não saberia disso porque ela mora na Alemanha em um castelo nas nuvens, ou seja lá o que for — então eu simplesmente meio que desviava e dizia: 'Ah, eu não sei o que você quer dizer'". Na voz de Branca de Neve, é claro.

Adultos e adolescentes mais velhos realmente respondiam à Princesa Leia, mas foram as reações à Branca de Neve que ficaram na memória dela. "Muitas garotinhas são obcecadas pela Branca de Neve e olham para você com admiração", disse ela. "Eu pessoalmente gosto mais do personagem da Princesa Leia, mas estar vestida e ver as garotinhas com a mesma roupa que você — que realmente acham que você é ela —, isso é especial".

Publicidade

Meaghan Kelly / Flickr CC / Via flic.kr

Claro, o que está acontecendo "por trás das cortinas" não é uma experiência tão positiva para todo mundo. Outra mulher, que também participou do Disney College Program, mas que só concordou em falar de forma anônima, disse que nunca acabou sendo uma Face Character "devido aos exigentes requisitos e por ter uma aparência muito 'étnica'. Eu sou italiana e eles gostam de contratar pessoas de cabelos e pele mais claros para que possam ser transformadas em vários personagens".

Banks, que atualmente trabalha na Disney, admite que muitas de suas colegas foram reprovadas para trabalhar como personagens de rosto porque envelheceram ou ganharam peso.

"Eles trazem você uma vez por mês, te colocam na fantasia e reavaliam você", disse ela.
"As que são reprovadas devido ao ganho de peso não serão demitidas, mas sim redesignadas a um personagem que usa mais roupas (Ariel, por exemplo, pode se tornar Mary Poppins)".

Publicidade

"Uma Branca de Neve tomando café da manhã no Epcot tem que parecer exatamente a mesma Branca de Neve visitando o Magic Kingdom durante o almoço."

Mas talvez a maior infração, diz Banks, seria vestir-se como um personagem fora dos muros do parque. As mídias sociais tornam isso especialmente problemático, já que até mesmo se um amigo te marcar em uma foto (enquanto ela está vestida de Sininho fora do trabalho) pode ser uma ofensa. "Temos que remover todas as marcações nas fotos vestidos de personagem. A menos que a legenda diga alguma coisa do tipo: "Conhecemos a Sininho hoje!"'.

As regras são tão rigorosas, ela acrescenta, que Banks, que é naturalmente loira, não tem permissão para ir ao parque com os cabelos em um coque, "porque eles não queriam que ninguém me reconhecesse com a minha roupa casual, fora da fantasia. É inaceitável parecer seu personagem fora do trabalho", disse ela. "Se a Disney descobrisse que eu fui a uma festa como Sininho, por exemplo, eu seria imediatamente demitida".

Mesmo fora dos muros do parque, a Disney está o tempo todo na vida de muitos dos membros do elenco da empresa. Embora isso não seja um requisito, muitos dos admitidos no Disney College Program até mesmo vivem nos alojamentos da Disney. "Minhas colegas de quarto também estavam no College Program, mas não trabalhavam no Entretenimento comigo", diz McBroom, acrescentando que ela e suas colegas de quarto frequentemente trocavam histórias ao final do dia.

Publicidade

Inside the Magic / Flickr CC / Via flic.kr

Embora venha com uma boa quantidade de (loucos) desafios, trabalhar na Disney certamente também tem suas recompensas únicas — em particular, as respostas que os atores recebem de seus fãs mais jovens e mais fanáticos. Em um AMA (questionário) do Reddit, uma mulher que interpretava vários personagens na Disney escreveu que uma garotinha chamada Emily a visitou enquanto ela estava interpretando Pocahontas e lhe deu um cartão que dizia: "Querida Pocahontas, desenhei algumas flores para você. Espero que você tenha um dia adorável. Com amor, Emily".

No dia seguinte, enquanto a mulher estava interpretando Silvermist (uma amiga da Sininho), a mesma garota lhe deu um cartão que dizia: "Querida Sininho e seus amigos, desenhei algumas flores para vocês. Espero que vocês tenham um dia adorável. Com amor, Emily".

"O pai dela não me reconheceu, mas eu estava feliz por receber dois cartões da mesma garota", disse a mulher. Então, ela disse:

"Alguns dias depois, eu era Mulan, E ADIVINHA QUEM VEIO ATÉ MIM?

Então eu disse, antes de ela começar a falar: 'Conheço você, você é a Emily! Ouvi dizer que você é muito boa em desenhar flores, todas as minhas amigas me disseram'.

O rosto da menina iluminou-se e ela tirou um cartão.

'Queridos Mulan, Shang e Mushu, desenhei algumas flores para vocês. Espero que vocês tenham um dia adorável. Com amor, Emily'.

Eu tenho três cartões de todos os três dos meus personagens de rosto da mesma garota".


Veja também:

Aqui estão todas as princesas da Disney, classificadas da menos feminista para a mais feminista


Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.


Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também