Como é a vida de um Papai Noel profissional?

Conversamos com dois Bons Velhinhos e eles contaram suas histórias.

Este é o Alex, ele é Papai Noel no Rio Grande do Sul.

E este é o Carlos, que atua como Papai Noel em um shopping no centro de São Paulo.

Raphael Evangelista / BuzzFeed Brasil

Publicidade

Conversamos com eles para tentar descobrir tudo que você não sabia sobre uma profissão nobre: Papai Noel.

Como vocês decidiram se tornar "Papai Noel"?

Alex: "Em novembro de 1991, conversando com um amigo. Eu havia ganhado um terreno para construir minha casa e não tinha condições de comprar uma pedra sequer. Ele deu a ideia de me transformar em um Noel em frente de um prédio que tinha cinco salas comerciais. Minha irmã me emprestou a roupa. Consegui pagar a mão de obra do pedreiro com o trabalho. Pensei: "bah, além de me divertir e fazer amizade com várias pessoas, o Papai Noel dá dinheiro! Vou fazer ano que vem de novo". Aí, quando fui trabalhar num posto de gasolina, certo dia um carro parou e tinha uma criança dentro. Quando eu vi seus olhos brilharem diante de mim, pensei: não importa se ser Papai Noel vai me dar dinheiro ou não. Isso é emocionante, eu vou fazer isso sempre."

Carlos: "O Papai Noel na verdade não se transforma em Papai Noel, ele já nasce assim. É um amor que a gente carrega dentro do coração e que a gente tenta repassar para as outras pessoas, tanto adultos quanto crianças."

Publicidade

Qual é a melhor coisa desta profissão?

Alex: "A melhor coisa na vida de um Papai Noel é fazer amizade e levar a alegria a todas as pessoas. Não somente no Natal, mas durante todo o ano, através de ações sociais que não têm nenhum cunho político ou religioso. Simplesmente fazer o bem sem ver a quem. Esse é o meu lema."

Carlos: "A melhor coisa de ser Papai Noel são os olhos brilhantes de crianças e adultos."

Publicidade

Raphael Evangelista / BuzzFeed Brasil

E qual a pior coisa?

Alex: "O pior é a falta de respeito de alguns jovens e adultos. E a falta de apoio para podermos realizar sonhos. Isso me frusta, pois muitas vezes são pedidos fáceis e baratos mas somos impedidos de realizá-los por falta de apoio."

Carlos: "Uma coisa ruim: a falta de criança. Os pais acabam fazendo com que a criança desista do sonho de Natal. Hoje o Papai Noel é considerado uma ferramenta comercial. Nós estamos tentando resgatar esse lado de sonho e magia para que as crianças voltem a navegar nesse sonho."

Publicidade

Qual foi a coisa mais inusitada que lhe aconteceu em todos esses anos?

Alex: "Há seis anos, um pai chegou na casa do Papai Noel e queria tirar uma foto dos filhos comigo. Ele tinha dois reais e me perguntou se eu poderia esperar até o final do mês para receber o valor total da fotografia. Eu falei que sim e no dia seguinte fui ao trabalho dele entregar a foto e pegar o endereço dele, dizendo que seria para eu cobrar o valor. Mas na verdade fomos até a casa dele de surpresa, levamos brinquedos, uma bike. Nenhum dinheiro paga o que senti."


Carlos:
"A coisa mais curiosa que aconteceu foi na semana passada. Uma criança veio pedir um pão com mortadela e uma coca-cola para dividir com a irmã. E eu fui lá levar pra eles."

Você pode assistir ao Carlos em ação fora do shopping, entregando o lanche e outras coisas para as crianças, aqui:

Publicidade

Carlos também notou uma mudança curiosa nos pedidos das crianças este ano.

"As crianças chegam na frente do Papai Noel e não querem mais pedir brinquedo caro. Muitos pedem saúde, paz, felicidade, harmonia na família. Antes todo mundo queria tablet, celular, notebook e hoje muita gente, por incrível que pareça, está pedindo carrinho, bola, bicicleta. Estão querendo voltar à origem", contou ele.

O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre o Papai Noel?


Carlos:
"Eu gostaria que as pessoas, principalmente aquelas que não acreditam no Papai Noel, viessem conversar com a gente. Passem a mensagem para seus filhos ou netos, para uma criança na rua, para que voltem a acreditar na magia do Natal."

Publicidade

Se você pudesse falar com o Papai Noel de verdade, o que pediria para ele?

Alex: "Eu pediria que o número de pessoas do bem aumente cada vez mais."

Carlos: "Eu pediria muita saúde para continuar com a aptidão que me foi dada. Eu só pediria muita saúde."

Publicidade

Raphael Evangelista / BuzzFeed Brasil

E para finalizar, uma mensagem de Natal para nossos leitores!

Alex: "Que o BuzzFeed e seus leitores possam estar em 2016 de mãos dadas, caminhando em direção ao sucesso e à prosperidade. Um abençoado Natal, HO HO HO!"

Carlos: "Desejo a todos um feliz Natal, com muita paz, harmonia, felicidade. Que você leve essa mensagem a todas as pessoas que estão ao seu lado. Olhe para seu lado. Talvez você não conheça muito essa pessoa, mas um dia ela pode ser seu melhor amigo".

Um Feliz Natal e um próspero ano novo!"

Publicidade

"HO HO HO, FELIZ NATAL"

Raphael Evangelista / BuzzFeed Brasil

Agradecimentos aos Papais Noéis: Alex Menezes dos Santos e Carlos Doria.

Publicidade

Veja também

24 situações que só quem ama o Natal vai entender

Publicidade

14 filmes e especiais de Natal para ver na Netflix

Veja também