Com máscara PFF2, o risco de contrair covid é baixíssimo - mostra estudo

Respira, galera (mas de máscara)

the_burtons / Getty

Geral está preocupado. Com razão. Agora que, finalmente, as coisas conseguiram alcançar um lampejo do velho normal, uma nova variante da covid-19 apareceu e colocou tudo em xeque. Mas pelo menos há uma boa notícia no horizonte: um estudo alemão provou que com a PFF2 e vacinas, o risco - de fato - é menor.

Se tanto a pessoa infectada, quanto o alvo de uma possível infecção estiverem usando máscaras PFF2 de maneira correta, o risco de contrair covid é de 0,1% - descobriram os pesquisadores.

borchee / Getty

O estudo foi realizado pelo alemão Instituto Max Planck.

Publicidade

E por "Usando corretamente", os pesquisadores se referem a pegar uma máscara do tamanho certo, sem deixar espaços entre o objeto e o seu rosto. Zero dobrinhas na bochecha ou acima do nariz.

Rumi Fujishima / Getty

Mas, mesmo quando esse tipo de erro na colocação acontece, ainda sim, a máscara protege a grande maioria das partículas.

Imagem ilustrativa da pesquisa.

Publicidade

Os pesquisadores fizeram até um vídeo mostrando a diferença entre não usar máscara, usar uma cirúrgica, uma PFF2 desajustada, e uma PFF2 certinha no rosto.

Mas nem toda descoberta foi boa. Os pesquisadores perceberam que uma pessoa sem vacina e desmascarada, mesmo a três metros de distância, tem 100% de chance de se infectar se ficar apenas 5 minutinhos com alguém doente.

Perry Gerenday / Getty

Publicidade

Ou seja, a regra não muda tanto: use PFF2, se vacine e mantenha a calma. Vai tudo dar certo!

Cavan Images / Getty

Veja também