10 coisas que você precisa saber sobre o cigarro eletrônico e seus riscos

Dados preocupantes!

Cigarros eletrônicos, vaporizadores, vapes e pods são nomes de um produto que tem se tornado cada vez mais popular, e ao mesmo tempo preocupado a classe científica.

Na base do aparelho existe um compartimento em que se coloca o líquido ou a erva, que em contato com uma resistência o transforma em vapor, ou seja, a fumaça que é inalada pelo usuário. A quantidade de nicotina varia de acordo com o líquido escolhido.

Reunimos um compilado de informações e estudos recentes para que você fique sabendo dos riscos que ele pode causar.

Publicidade

1. Um a cada 5 jovens de 18 a 24 anos no Brasil já usou cigarros eletrônicos pelo menos uma vez na vida, de acordo com pesquisa do Relatório Covitel. A região com mais adeptos é a centro-oeste.

Getty Images

2. Um maço de cigarro comum geralmente rende 300 tragadas. Um vaporizador pode oferecer 1,5 mil, e muitas vezes com muito mais nicotina.

Getty Images

Publicidade

3. "O usuário de cigarro eletrônico aumenta em 42% a chance de ter um infarto. O adolescente que usa cigarro eletrônico aumenta em 50% a chance de ter asma”, disse Stella Martins, pneumologista do InCor, para o "Fantástico".

Getty Images

4. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), 650 mil pessoas estão fumando com esse dispositivo em nosso país. 

Getty Images

Publicidade

5. A Anvisa proíbe a venda, a importação ou a propaganda de cigarros eletrônicos, e abriu prazo para receber informações técnicas sobre cigarros eletrônicos.

Getty Images

6. Atualmente há 19 projetos de lei sobre eles em análise no Congresso.

Getty Images

Publicidade

7. R$ 86 bi deixaram de ser arrecadados no Brasil por conta do mercado ilegal de cigarros, nos últimos dez anos. 88% dos cigarros clandestinos são vendidos em comércios formais, como bares, padarias e mercadinhos, segundo o Instituto Ipec Inteligência.

Getty Images

8. Uma pesquisa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostrou que o uso de cigarro eletrônico aumenta em três vezes e meio o risco de experimentação de cigarro convencional, e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro.

Getty Images

Publicidade

9. Segundo um estudo de 2019, fumantes de dispositivos eletrônicos apresentam taxas bem atas de LDL, o colesterol ruim, informou o jornal científico Circulation.

Getty Images

10. Ainda no Circulation, foi apresentado outro estudo que indicou piores níveis de circulação sanguínea em usuários de cigarro eletrônico durante a realização de exercícios físicos do que em fumantes convencionais.

Getty Images

Publicidade

11. Você já fez uso do cigarro eletrônico?

Sim

Não

Veja também