7 coisas do conto original de "A Pequena Sereia" que a Disney excluiu por serem muito perturbadoras

Incluindo língua cortada e muitas dores nos pés.

"A Pequena Sereia" da Disney pode ser a versão mais famosa desse conto de fadas, mas não é 100% fiel ao conto original escrito no século 19 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen.

Listamos aqui alguns detalhes que a Disney não mostra. Aviso: possíveis traumas!

1. Para começar, nada de Ariel: no conto original a protagonista não tem nome, e o autor se refere a ela como "pequena sereia" mesmo.

Ilustração de Helen Stratton

Publicidade

2. Todas as irmãs da pequena sereia são fascinadas pelo mundo dos humanos. Ao completar 15 anos, elas têm permissão para subir à superfície - e é essa a idade de Ariel (sem nome) na história. 

Ilustração de Rex Whistler

3. As sereias têm uma avó, e ela diz que seres do mar, ao morrer, se tornam espuma na água, enquanto os humanos “têm almas que vivem para sempre, mesmo depois que seus corpos se transformam em pó”. Não ter essa tal de "alma imortal" deixa a pequena sereia angustiada - e obcecada para conquistá-la. 

Ilustração de Helen Stratton

Publicidade

4. Há uma maneira de uma sereia obter uma alma: um humano precisa amá-la e se casar com ela na igreja: “a alma do humano deslizaria para dentro do corpo da sereia e você obteria uma parcela da felicidade humana”, a avó explica. Problemático, né?

Ilustração de Helen Stratton

5. A negociação com a bruxa do mar para virar humana é BEM mais dramática do que na Disney: as pernas que a pequena sereia ganha são dolorosas: “a cada passo que dava, a fazia sentir dores atrozes, como se estivesse pisando em facas e agulhas afiadas”, é descrito no livro. Como pagamento, a bruxa de fato tira a voz da sereia - mas faz isso cortando a língua dela fora! 

Ilustração de Harry Clarke

Publicidade

6. O final é trágico: o príncipe, também sem nome específico, se apaixona por uma princesa de um reino vizinho e se casa com ela - o que decreta a morte da pequena sereia. Antes disso, no entanto, suas irmãs entregam seus cabelos para a bruxa do mar em troca de um punhal que, se a sereia cravar no coração do príncipe, a devolverá intacta para o mar. Mas ela não tem coragem de matá-lo e se torna espuma.

ilustração de Helen Stratton

7. Porém, uma reviravolta: um milagre acontece e ela é recompensada por suas boas ações se tornando uma filha do ar, que permanecerá no mundo espiritual por 300 anos, protegendo crianças e levando brisa fresca aos humanos, e então terá sua alma.

Ilustração de Edmund Dulac

Ainda assim, ela morre no final.

Publicidade

Você pode ler a versão original de "A Pequena Sereia" e de vários outros contos de fadas no livro "Contos de Fadas em suas Versões Originais", da editora Wishque, que dá pra comprar nesse LINK.

divulgação

Veja também