Cinco perguntas para Julia Medeiros, do marketing da FanLab

Executiva revela os aprendizados com a CCXP, fala do fortalecimento da cultura pop e das mudanças de comportamento do consumidor

Crédito: Divulgação

FanLab trouxe para a CCXP mais de 400 modelos de produtos e 70 mil itens diversos personagens

A décima edição da CCXP, em São Paulo, reuniu celebridades nacionais, astros de Hollywood e revelou curiosidades e novidades do mundo dos games, filmes e séries. Presente no evento desde 2016, a Riachuelo marcou presença pelo segundo ano consecutivo com a FanLab, marca geek do grupo varejista. Com um espaço de 540m², os fãs puderam encontrar mais de 400 modelos de produtos e 70 mil itens dos seus personagens favoritos. Um verdadeiro paraíso para quem gosta do assunto!

Em entrevista exclusiva para o BuzzFeed, Julia Medeiros, Head da marca FanLab e de licenciamento da Riachuelo, revela os aprendizados e as novidades que marca trouxe para a CCXP, da parceria com a Omelete e de como vem acompanhando as mudanças de comportamento do consumidor. Além disso, a executiva fala sobre a presença no festival de música The Town, se pretende desbravar novos universos e do que esperar para 2024 com o fortalecimento da cultura pop. Acompanhe!

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Julia Medeiros - Head da marca FanLab e de licenciamento da Riachuelo

Desde 2016, a Riachuelo possui uma parceria com a CCXP, mas essa foi a segunda vez que a FanLab - marca geek do grupo - esteve presente no evento. Quais foram os aprendizados do ano passado - onde a marca estreou com apenas oito meses de vida -, e quais foram as novidades desta edição? 

Julia Medeiros: São muitos aprendizados, que vão desde as nossas reuniões no escritório até as visitas nas lojas físicas. Para este ano, nos preocupamos em trazer um mix de produtos maior, investindo no que chamamos de não têxtil. Então, trouxemos, além dos vestuários e artigos de casa, colecionáveis como Funkos, estátuas da Bandai e fizemos uma parede de pins e chaveiros, que é uma febre atualmente. Além disso, trouxemos canecas, xícaras, meias, enfim, uma variedade de produtos para contar as histórias de cada personagem. Entre os destaques de 2023, estão as coleções de Animes, Games, Harry Potter, Star Wars e séries e filmes que vão desde os clássicos como De Volta para o Futuro, Top Gun, Breaking Bad, Snoopy até os mais atuais como Sex Education, Stranger Things e Rebel Moon, grande aposta da Netflix para 2024. Ao todo, recebemos mais de 120 mil pessoas em nossa loja durante os cinco dias de evento. Foi incrível.

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Além do espaço da FanLab, a marca também firmou uma parceria com a Omelete para produzir a coleção comemorativa de 10 anos da CCXP. Como surgiu essa colaboração? O que vocês desenvolveram de produtos para eles?

Julia Medeiros: A nossa parceria com o time do Omelete é antiga. Desde 2016 estamos juntos em vários eventos. Então, quando surgiu essa oportunidade para celebrar os 10 anos da CCXP, abraçamos ela na hora. Para a coleção deles desenvolvemos camisetas com edição limitada, corta-vento, moletom, caderno, caneca, enfim, uma variedade de produtos que traz todo o storytelling da marca.

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Em parceria com a Omelete, a FanLab produziu a coleção comemorativa de 10 anos da CCXP

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Os fãs de produtos geeks são mais exigentes? Como vocês acompanham as mudanças de comportamento do consumidor e como funciona o processo de escolha das marcas licenciadas? 

Julia Medeiros: Esse público é mais exigente porque eles entendem do assunto, são especialistas nas suas séries e personagens favoritos. Então, eles querem um produto de boa qualidade, uma camiseta com uma boa malha, estampa e estão sempre atentos aos detalhes de cada peça. Temos uma equipe interna que faz diversas reuniões para decidir quais licenças serão trabalhadas. Essas pessoas discutem sobre as novidades e próximas apostas. Claro, ouvindo o consumidor nas lojas e redes sociais. Estamos sempre lendo, ouvindo e monitorando tudo. Além disso, todos os anos vamos para a Licensing Show, nos Estados Unidos, que é a maior feira de licenciamento do mundo, onde os estúdios apresentam as novidades de produção para os próximos anos. Isso ajuda muito a gente a ter uma base e fazer um monitoramento, mas é difícil saber com certeza o que será sucesso e o que vai agradar o público. Um exemplo disso é a série Wandinha, da Netflix, pois ninguém imaginou que ela teria todo esse sucesso. Com isso, tivemos que correr para trabalhar a marca e atender o público que queria produtos com a personagem. Então, a previsão é cada vez mais complexa.

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Caneca "Black is my happy color", da série Wandinha, da Netflix

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Este ano a FanLab marcou presença no festival de música The Town. Como foi a experiência e a marca pretende desbravar novos universos?

Julia Medeiros: Foi incrível. Mas, vale ressaltar que, além do The Town, participamos do Tudum, evento realizado pela Netflix, onde desenvolvemos toda a coleção e operamos a loja. No The Town, fizemos parceria com a Disney e trouxemos diversos produtos para o público curtir o festival. Além disso, apostamos em alguns produtos licenciados de bandas clássicas e tivemos um retorno muito positivo. Vendeu muito. O território da música é bastante importante para a FanLab e Riachuelo. Com a FanLab, estamos na construção de uma nova marca e, com isso, pretendemos estar em outros espaços. Para 2024 teremos novidades, mas ainda estamos avaliando novas oportunidades. É importante para a marca estar presente em momentos fortes, icônicos e emocionais.

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FanLab trouxe para a CCXP espaço temático de Rebel Moon, grande aposta da Netflix para 2024

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Antigamente, a área de licenciamento era mais focada no público infantil. Com o fortalecimento da cultura pop, isso mudou. Como você avalia esse mercado e o que esperar para 2024?

Julia Medeiros: Houve uma mudança muito grande na última década e no comportamento das pessoas em relação a esse universo. A questão da diversidade e inclusão ajudou as pessoas a entenderem que todo mundo pode ser o que quiser. E você usar o seu personagem favorito é uma forma de representação do que gosta e acredita. Com todos os grandes sucessos que vieram do cinema, streamings e demais plataformas, crescemos muito o número de produtos licenciados para o segmento adulto. A FanLab possui bastante coisa para o público infantil, mas a grande maioria dos produtos são para jovens e adultos. Isso mostra o quanto acreditamos nesse mercado. Para 2024, acreditamos que será um ano interessante para realizarmos todos os ajustes necessários. Mas, quando falamos de lançamentos, será um ano desafiador, pois com a greve dos roteiristas, muitos projetos foram adiados. Então, teremos um primeiro semestre mais morno em termos de novidades e um segundo um pouco mais aquecido com franquias como Wicked, Rei Leão entre outras.

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Mais de 120 mil pessoas passaram pela loja da FanLab durante os cinco dias de CCXP

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