Cinco perguntas para Flávia Giordano, do marketing da Faber-Castell

Diretora faz um balanço do período de volta às aulas, da atuação no mercado brasileiro e das ações para atingir jovens cada vez mais digitais

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Com a linha Caras&Cores, marca promove a representatividade desde a primeira infância

Com mais de 90 anos de atuação no Brasil, a marca alemã Faber-Castell é uma das principais produtoras de lápis de cor do mundo. Em entrevista ao BuzzFeed, Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell, fala sobre a importância do mercado brasileiro, das estratégias para atingir crianças e jovens cada vez mais mais digitais, da nova campanha, que traz a criatividade como mote principal e faz um balanço do período de volta às aulas deste ano. Acompanhe!

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"Nossos produtos fazem parte da vida dos jovens de forma natural e seu uso convive harmoniosamente com hábitos digitais", diz Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell

Como foi para a Faber-Castell o período de volta às aulas de 2023?

Flávia Giordano: Por uma questão de política global, não abrimos valores, mas podemos dizer que a volta às aulas de 2023 foi um grande sucesso de vendas e um marco do retorno 100% presencial das escolas, com aumento significativo na procura por material escolar. O período de volta às aulas é nossa data sazonal de maior importância devido ao crescimento expressivo na busca por materiais de papelaria, tanto nas lojas físicas quanto na loja online. Por isso, sempre nos preparamos com muita antecedência, realizando lançamentos de produtos em janeiro e julho, esforços de comunicação e positivação de materiais nos PDVs em todo o Brasil. Para o período de volta às aulas deste ano, lançamos o produto Jumbo da linha Caras&Cores para os pequenos de três a seis anos, promovendo a representatividade desde a primeira infância. A linha chega com seis cores, com a formulação do grafite exclusiva, o que facilita a mistura de cores, permitindo uma infinidade de tons. Os EcoLápis são ideais para mãos pequenas, por seu formato triangular ergonômico, facilitando e garantindo conforto na pega.

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A Faber-Castell sempre foi muito forte na América Latina, especialmente, no Brasil. Que balanço a marca faz dos últimos dois anos e do mercado atualmente?

Flávia Giordano: A digitalização trouxe inúmeras mudanças no comportamento de consumo, e ainda tivemos uma pandemia no meio que acelerou mais ainda este processo. A conexão e comodidade fazem parte das novas relações entre o consumidor e as marcas, por isso nosso trabalho é estar em constante busca por novos pontos de contato com este consumidor. Em 2021, lançamos a loja online oficial, com o objetivo de democratizar o acesso aos produtos e se aproximar do consumidor. Além da presença ativa em todas as redes sociais, com conteúdos relevantes, fun e aspiracionais, tendo como direcional o nosso propósito de marca de despertar o potencial criativo na vida das pessoas.

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A nova campanha institucional da marca, criada pela agência David, reforça a importância de ser criativo no dia a dia. Como vocês vão trabalhar essa comunicação?

Flávia Giordano: Recentemente, lançamos a campanha ‘Lente da Criatividade’, em que convidamos o público a olhar o mundo de uma forma mais criativa. Ao todo, a campanha contará com cinco ações divididas entre os meses de março e abril, com peças e filmes para a TV aberta e fechada, mídia online e conteúdo para redes sociais, teremos também mídia exterior e alternativas, que em breve estarão no ar. A estreia foi com a ação “Mundo com Criatividade”, que reforça a ideia de que a criatividade pode estar presente em diferentes momentos do dia a dia, seja lendo um livro ou tomando um café.

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Com mais de 90 anos de atuação no Brasil, a marca já é muito reconhecida pelo consumidor. Mas, como atingir crianças e jovens que estão cada vez mais digitais?

Flávia Giordano: A Faber-Castell é uma marca que se conecta com públicos de todas as idades, mas em especial aqueles que estão na idade escolar e também artistas, sejam eles profissionais ou hobbystas. Nossos produtos fazem parte da vida dos jovens de forma natural e seu uso convive harmoniosamente com hábitos digitais. Há espaço para todos os comportamentos atualmente. Há também um movimento crescente na sociedade em busca desse equilíbrio saudável. Tendências de organização como bullet journal e lettering e práticas de DIY também contribuem muito para o uso dos nossos produtos pelos adolescentes. Para cultivar e estimular esses comportamentos naturais, nossa comunicação e demais ações da marca estão alinhados a essas tendências. Além disso, nosso DNA como companhia tem raízes profundas no território da inovação - afinal, para que nós pudéssemos nos manter relevantes ao longo de todo esse período, foi preciso sempre estar sempre a um passo à frente das tendências, mirando em oferecer aos nossos consumidores os melhores produtos e soluções para aquele momento. Temos um departamento dedicado a pesquisas de comportamento dos nossos consumidores (Consumer Marketing Insights) que contribui para estarmos sempre alinhados ao que nosso target precisa e aspira. Isso nos ajuda a calibrar tanto nossos produtos, quanto nossa forma de nos comunicar com as nossas audiências. Um exemplo recente que tivemos foi o lançamento do “Mapa da Criatividade”, uma pesquisa conduzida por nós que mostrou a relação dos brasileiros com a criatividade. Este é um tema essencial para a marca, que abraçou nos últimos anos o propósito de despertar o potencial criativo nas pessoas para um mundo melhor. Nessa pesquisa, descobrimos, por exemplo, que os jovens são mais inspirados por entretenimento e música do que todas as outras gerações. Esse insight só nos provou que estamos no caminho certo em nossas campanhas e ativações para a Gen Z, como por exemplo, com a participação da marca na CCXP, Comic Con Experience em São Paulo no ano passado, o maior festival de cultura pop e entretenimento do mundo.

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Marca abraçou nos últimos anos o propósito de despertar o potencial criativo nas pessoas

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Quais são as perspectivas para este ano? Teremos novidades e lançamentos?

Flávia Giordano: A Faber-Castell é uma marca referência em lançar tendências e novidades no portfólio de produtos todos os anos. Temos duas principais datas para lançamentos de produtos, que são os períodos de voltas às aulas, janeiro e julho. Para nos organizarmos e conseguirmos atender à demanda, as novidades no nosso portfólio ocorrem em agosto para o mês de janeiro e abril para julho. Dessa forma, conseguimos estudar a receptividade dos produtos no mercado e entender em quais vamos focar. Além de produtos, daremos continuidade às nossas ações paralelas como parcerias com outras marcas, iniciativas de sustentabilidade, sempre voltadas a estimular o potencial criativo do nosso público.

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