Cinco perguntas para Daniel Wakswaser, do marketing da Ambev

Vice-presidente fala sobre como trabalha a inovação dentro da indústria cervejeira e comenta as novas campanhas de Spaten e Budweiser

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Campanha de Bud Zero utiliza do entretenimento para apresentar ao público o universo zero

Na última semana, a Ambev apresentou as novas campanhas cinematográficas das marcas Spaten e Budweiser. Os filmes criados em parceria com as agências GUT e Africa, fazem uso do entretenimento para atrair a atenção do público em um mundo repleto de distrações.

Em entrevista ao BuzzFeed, Daniel Wakswaser, Vice-presidente de Marketing da Ambev, comenta sobre os desafios de desenvolver esses projetos, faz um balanço dos quase dois anos de atuação da marca Spaten no Brasil, da versão zero álcool da cerveja Budweiser e fala sobre como a companhia trabalha a inovação dentro da indústria cervejeira. Acompanhe!

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Daniel Wakswaser, Vice-presidente de Marketing da Ambev

A publicidade muitas vezes usou o entretenimento como estratégia de comunicação com seus consumidores e, agora, Spaten e Budweiser fazem uso desse recurso. Quais foram os desafios de desenvolver esses projetos?

Daniel Wakswaser: Vivemos em um mundo onde a atenção é cada vez mais dispersa e temos visto conteúdos cada vez mais curtos. A nossa ousadia e o nosso grande desafio nas duas campanhas foi fazer o oposto: criamos conteúdos grandiosos. Ambos os filmes têm mais de 2'30", estão cheios de 'Easter Eggs' do mundo do cinema e têm trilhas marcantes. Hoje, o cinema e as séries encantam as pessoas e movem multidões. Então, nada melhor do que trazer essas referências para essas iniciativas. E ainda dentro de um tema que segue em alta: o Multiverso. Desenhamos essas campanhas para entreter e fizemos diversos testes e pesquisas para entender o impacto nos consumidores e para a construção da marca e vimos que é possível conciliar a arte e a ciência: produzir entretenimento que também gera efeito em vendas e construção de marca.

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Spaten chegou no Brasil em 2021. Que balanço a empresa faz desse período?

Daniel Wakswaser: Em menos de dois anos no Brasil, Spaten já se tornou uma das maiores inovações da nossa história. O produto vem conquistando o paladar dos brasileiros, apresentando um estilo único e próprio, o Munich Helles, com um sabor forte e marcante. Tanto é que foi eleita a melhor puro malte do mercado, pelo ranking do Paladar Estadão, em fevereiro deste ano. Queremos que a marca continue conquistando o coração dos brasileiros, e, para isso, estamos recorrendo à força da nossa história: criada em 1397, Spaten foi uma das poucas cervejarias que esteve presente desde a primeira Oktoberfest do mundo, na Alemanha. No Brasil, a marca participa da segunda maior Oktoberfest do mundo, em Blumenau, desde o ano passado e neste ano segue como a cerveja oficial do festival.

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Budweiser apresentou no Catar a sua versão zero e a nova campanha reforça bem esse novo momento para a marca. O brasileiro recebeu bem a novidade?

Daniel Wakswaser: Lançamos Bud Zero no Brasil no ano passado, e, desde então, temos visto reações muito positivas das pessoas. Diferente da categoria de zero, que fala sobre restrição, queremos posicionar Bud Zero justamente para abrir novas possibilidades para todos, mostrando que a cerveja zero permite com que as pessoas pertençam à categoria, em qualquer dia da semana. A Bud Zero nasce por essa nossa constante percepção dos desejos dos consumidores, que estão cada vez mais abertos a novas escolhas, além das já tradicionais. Não à toa, a Bud Zero também foi considerada a melhor cerveja da categoria Zero do mercado pelo ranking do Paladar Estadão, em agosto de 2022. E, desde o Lollapalooza Brasil, temos criado diversas ações em torno dela, convidando as pessoas a vivenciarem novas experiências.

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Em um mercado muito competitivo, como a companhia trabalha a inovação dentro da indústria cervejeira?

Daniel Wakswaser: Para nós aqui da Ambev, inovação é o equilíbrio entre ciência, arte e disciplina. Ciência para entendermos a fundo os desejos e necessidades dos consumidores. Arte, para usarmos criatividade para satisfazer estes anseios de uma maneira nova e encantadora. E disciplina para garantirmos que temos um processo que permita testes, mensuração de resultados e uma agenda de aprendizado contínuo. Inovações já representam 17% da nossa receita, ou seja, ⅕ de tudo que vendemos vêm de produtos que não existiam 5 anos atrás. Nossa missão é que tenhamos para cada brasileiro, um produto da Ambev que as pessoas amam. E, nos últimos tempos, estamos ganhando novos fãs com Brahma Duplo Malte, Spaten, Bud Zero, Michelob Ultra, Stella Sem Glúten e vem muito mais por aí.

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Com uma super produção, o novo filme de Spaten apresenta o estilo Spaten de ser forte

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O que podemos esperar de Spaten e Budweiser para o segundo semestre de 2023?

Daniel Wakswaser: Spaten anunciou recentemente que será a cerveja oficial, mais uma vez, da maior Oktoberfest das Américas, em Blumenau/SC. Vamos continuar falando do Estilo Spaten de Ser Forte em todas as nossas frentes de comunicação, construindo uma consistência de marca relevante. Em Budweiser, continuamos como a marca que faz parte da cultura urbana, tudo isso dentro do universo da música. E claro, vamos seguir construindo ainda mais a Bud Zero, levando essa novidade para o maior número de pessoas possível. Vem muita história boa por aí.

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