Cinco perguntas para Camila Justo, do Spotify Brasil

Executiva revela quais são os gêneros favoritos dos brasileiros, próximas tendências e fala sobre o Spotify Podcast Festival

Nos últimos anos, o brasileiro vem acompanhando a ascensão dos programas de podcast nas plataformas digitais. Segundo o relatório do Listen Notes, existem cerca de 200 mil podcasts no Brasil, que ocupa a segunda posição no ranking global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com mais de 2 milhões de programas. 

Em entrevista exclusiva ao BuzzFeed, Camila Justo, Head de Podcasts do Spotify Brasil, revela quais são os gêneros favoritos dos brasileiros e comenta sobre a relação da Geração Z com o segmento, afinal, esse público representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.  

Além disso, a executiva fala se as marcas já entenderam que a forma de participar dos programas é diferente de outras mídias, das próximas tendências e do Spotify Podcast Festival. Acompanhe!

Crédito: Divulgação

Camila Justo, Head de Podcasts do Spotify Brasil

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Para celebrar o mês do podcast, a plataforma realiza essa semana o Spotify Podcast Festival. Como nasceu a ideia e como vai funcionar?  

Camila Justo: Desde a chegada dos podcasts ao Spotify, o Brasil se destacou como protagonista tanto no consumo quanto na criação desse tipo de conteúdo. Acompanhamos a evolução dos podcasts, passando de uma experiência passiva para um conteúdo envolvente e interativo. Somos protagonistas no investimento em podcast e ver o formato se tornar mainstream, fazendo parte da vida do brasileiro, fez com que quiséssemos celebrar este momento, unindo os fãs com seus podcasts favoritos. Nosso objetivo é fortalecer a relação entre criadores e suas audiências, permitindo interações diretas e proporcionando uma experiência única que celebra a cultura do podcast no Brasil. Com o Spotify Podcast Festival, estamos unindo o mundo virtual e o mundo real através de sessões interativas, gravação de episódios ao vivo, oportunidades de meet & greet e encontros inesquecíveis com os criadores favoritos da galera. Os fãs terão experiências e oportunidades únicas de acompanhar e até participar dos podcasts mais amados, fazendo parte dessa história.

Como vocês observam o comportamento da Geração Z?

Camila Justo: Para a Geração Z, os podcasts vão além do entretenimento e servem como um espaço para conhecimento, aprendizado, uma conexão íntima e pessoal, e até mesmo catarse. Além disso, esse conteúdo tem se firmado como um meio confiável e envolvente para narrativas e relatos culturais mais profundos. Lançando recentemente, a quinta edição do Culture Next, um relatório anual de cultura e tendências globais do Spotify, revelou que somente no primeiro semestre de 2023, a Geração Z ouviu mais de 3 bilhões de episódios de podcasts.  Somente no Brasil, esse público representou mais de 148 milhões de streamings de podcast no Spotify no primeiro semestre de 2023, gerando um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.  

Outras curiosidades do comportamento dessa geração em relação aos podcasts é que eles curtem os episódios do início ao fim, não importa o tamanho. Por exemplo, as categorias como Crime e suspense, com duração média de episódios de mais de 40 minutos, e Humor, com duração média de mais de 50 minutos, têm taxas de conclusão que superam 80%. Ou seja, os jovens brasileiros gostam e consomem muito podcasts.

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Como as marcas estão trabalhando seus anúncios e campanhas nos podcast? Elas já entenderam que a forma de falar é diferente?

Camila Justo: Cada vez mais, estamos acompanhando que as marcas estão mais cientes da importância de adaptar a sua abordagem ao anunciar em podcasts. Entender o estilo do programa, o público e o tom, contribuem para que a receptividade dos ouvintes seja mais natural.

Podcast educativos, de entrevistas ou de notícias? Qual o gênero preferido dos brasileiros?

Camila Justo: Os brasileiros amam podcasts e consomem os mais diversos gêneros. No último ano, os gêneros de podcast mais ouvidos foram Sociedade & Cultura, Educação, Comédia, Religião & Espiritualidade e Saúde & Fitness. Quando observamos apenas a Geração Z, no primeiro semestre de 2023, eles estão consumindo cada vez mais categorias como: Crime e Suspense; Ciência e  Esportes.

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Quais são as próximas tendências deste segmento?

Camila Justo: O que estamos entendendo como tendências desse segmento são: a interatividade com ouvintes por vídeo ou por mensagens - por meio de caixas de perguntas e enquetes. A interação fortalece a conexão dos criadores com os ouvintes, gerando mais fidelidade e contribuindo para o aumento geral do número de ouvintes;  Os conteúdos chamados de "ombro-amigo" também é uma tendência muito forte, essa abordagem mais íntima e pessoal, busca uma proximidade ainda maior com os ouvintes, pois é como se criador e ouvinte estivessem conversando durante o programa; Podcasts de histórias autênticas, que destacam as vidas, as experiências e as perspectivas de pessoas ordinárias, dando voz a grupos muitas vezes sub-representados e destacam a beleza na singularidade de cada pessoa; E por último os Documentários, que exploram histórias reais, investigações jornalísticas aprofundadas e narrativas envolventes, esse formato de podcast vem ganhando a simpatia do público com narrativas de alta qualidade e pesquisa minuciosa por trás dos roteiros.

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