Cinco perguntas para Caito Maia, CEO da Chilli Beans

Fundador da marca fala das estratégias de negócios e conta as novidades do Chilli Mob Cruise, que mistura arte e cultura em alto-mar

Crédito: Divulgação

Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans

Há 26 anos, o empresário Caito Maia apresentava ao mercado brasileiro a marca Chilli Beans. Com uma proposta diferenciada, apostou em referências de moda, música e arte para reinventar o segmento de óculos escuros no país. O projeto deu certo e, atualmente, a empresa possui mais de mil lojas espalhadas por todo o mundo - sim, a marca está presente em 19 países - ocupando o posto de maior rede de óculos da América Latina. 

Em entrevista ao BuzzFeed, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, faz um balanço das mais de duas décadas de atuação no mercado, da expansão internacional e fala da aposta no licenciamento de marcas e em coleções assinadas pelos mais diferentes artistas. Além disso, comenta sobre as novidades da nova edição do Chilli Mob Cruise, plataforma de arte e cultura em alto-mar, que acontece durante os dias 31 de março e 03 de abril. E nós estaremos presentes!

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A Chilli Beans celebra 26 anos em 2023. Que balanço você faz dessa trajetória?

Caito Maia: A gente nunca imaginou chegar aonde a gente chegou, tão forte como estamos hoje. Depois de ter passado pela pandemia e saído mais fortes, com uma marca nova e milhões de oportunidades, destaco principalmente o espírito de transformação da empresa, aproveitando todas as oportunidades dos últimos anos e deixando a marca cada vez mais viva. Temos um time radical e as nossas pessoas fazem a diferença no dia a dia.

Crédito: Alisson Demetrio/ Divulgação

A cantora IZA foi uma das atrações da última edição do Chilli Mob Cruise

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O último Chilli MOB Cruise, que aconteceu em 2019, foi um sucesso. Depois do hiato, causado pela pandemia, o que o público pode esperar desta terceira edição?   

Caito Maia: Eu tenho até medo do que vai ser, pela demanda da galera e pelo navio depois desse hiato. Usamos toda a experiência de sete cruzeiros para fazer o melhor de todos, recheado de conteúdo, artistas, ativações – tenho certeza de que será o melhor navio da história da Chilli Beans. As atrações do palco Chilli Beans terão nomes como Xamã, Marina Sena, Priscilla Alcântara e Pedro Sampaio. Na programação musical do palco MOB, a cena eletrônica estará em alta, com shows de alguns dos principais DJs do momento, como Chemical Surf, Rooftime, Illusionize, Santti, Sevek e Liu, além da dinamarquesa Ashibah.

A marca está presente em diversos países. Lembro de você ter anunciado que a Chilli Beans seria a primeira marca brasileira a ter uma loja dentro dos parques da Disney, isso já aconteceu? Como anda o processo de expansão internacional?

Caito Maia: O processo de expansão anda de vento em popa, já estamos em 19 países, inclusive com uma parceria recente com o maior grupo de varejo alemão para abrir mais de 70 pontos de venda na Alemanha, Suíça, Áustria e Luxemburgo. Será um passo decisivo para entrar ainda mais forte na Europa. Chegamos na África esse ano, em Angola, e podemos dizer que já estamos nos 5 continentes, uma marca 100% brasileira ganhando o globo. Sobre a loja nos parques da Disney, ainda estamos em tratativa, mas não tem data oficial para inauguração.

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Crédito: Alisson Demetrio/ Divulgação

Com 72 horas de evento, o Chilli Mob Cruise mistura arte e cultura em alto-mar

Há quatro anos, você ingressou no segmento de óticas com o lançamento da Ótica Chilli Beans, como anda essa operação? 

Caito Maia: Entramos forte no mercado ótico, que é três vezes maior do que o solar e já estamos com mais de 250 lojas em todo o Brasil. Nesse processo, aprendemos que o consumidor de ótica quer que você traga um algo a mais nas peças, mais estética, moda, estilo – ele usa o produto o dia todo e quer essa presença para compor seu look. Além da questão da saúde, precisa ter essa pegada sempre em mente. Muitas marcas ainda tratam o consumidor de grau como doente. A gente vem para mudar isso.

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Apostar no licenciamento de marcas e em coleções assinadas por artistas sempre foi um diferencial da empresa. Essa estratégia continua trazendo bons resultados? O que a Chilli Beans prepara para 2023?

Caito Maia: A estratégia de licenciar foi um dos pilares da Chilli Beans e é um dos diferenciais que temos hoje. Nós nos especializamos em fazer produtos que contam histórias em parceria com marcas como Warner, Harry Potter, Cazuza, Alok, DC, Marvel, Pantone, Coca Cola, Disney e muitas outras. Tem muita novidade vindo esse ano ainda e no navio vamos contar tudinho pra quem estiver lá.

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Cerca de quatro mil pessoas devem acompanhar essa edição do Chilli Mob Cruise

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