5 lições que 'Matilda' nos ensinou

Família é importante, mas não é tudo.

Toda vez que "Matilda" é exibido na Sessão da Tarde os millennials ficam felizes demais. O filme é um dos grandes clássicos dos anos 90 e marcou a vida de toda uma geração de crianças sonhadoras. Em homenagem a esta obra perfeita, preparamos uma lista com cinco lições que o "Matilda" nos ensinou.

TriStar Pictures

Família é importante, mas não é tudo.

TriStar Pictures

Matilda sempre foi deixada de lado pela sua família, e nem seus próprios pais lhe davam o amor e o cuidado que toda criança precisa. Porém, Matilda acaba encontrando conforto e acolhimento perto dos seus amigos, ou seja, na família que ela escolheu. Ter uma boa relação com os pais e irmãos é muito legal, mas é importante saber que, quando isso não é possível, outras pessoas próximas a você podem te amparar e oferecer tudo o que uma boa família deveria oferecer.

Publicidade

Dê liberdade para a sua imaginação.

TriStar Pictures

Como toda criança, Matilda tem uma mente criativa capaz de realizar coisas incríveis. Porém, ela acaba reprimindo todo esse potencial por causa do ambiente tóxico onde vive. Quando estamos sozinhos e desamparados, muitas vezes é a nossa imaginação que acaba nos salvando, nos transportando para um lugar na nossa mente onde podemos nos sentir bem e livres. Por mais que seja difícil, não podemos deixar que a nossa capacidade de sonhar seja destruída por pessoas que não querem o nosso bem.

Adultos também sentem medo e cometem (muitos) erros.

TriStar Pictures

Boa parte da rejeição que os pais de Matilda sentem em relação à ela é explicada por uma palavra simples: medo. A garotinha tem uma mente brilhante, é uma leitora exemplar e ainda é capaz de realizar coisas que nenhum ser humano comum consegue. Esse seria o sonho de todo pai e mãe, né? O problema é que tudo aquilo que é diferente, tudo aquilo que foge da regra e do senso comum ainda causa medo nas pessoas. Os pais de Matilda simplesmente não sabem lidar com a pequena gênia que têm em casa, e por isso escolhem negligenciá-la ao invés de oferecer o que ela precisa para aumentar ainda mais seus potenciais.

Legenda: Eu sou inteligente, você é burra. Eu sou grande, você é pequena. Eu estou certo, você está errada.

Publicidade

O que te faz diferente também te faz melhor.

TriStar Pictures

Apesar de ser cheia de qualidades incríveis, Matilda tinha vergonha e medo de mostrá-las justamente porque elas fogem do comum. Porém, quando ela começa a entender e a aceitar quem ela é, com a ajuda da sua professora e dos seus amigos, Matilda passa a encarar suas características diferentes como sendo os seus melhores atributos. E aqui não estamos falando apenas da sua capacidade de mover objetos com a mente, não! Ao perder o medo de ser quem é, Matilda finalmente consegue se abrir para um novo mundo onde ela é amada e respeitada.

Não se prive dos pequenos prazeres.

TriStar Pictures

Esta é uma lição que aprendemos não só com a Matilda, mas também com todos os personagens do filme. Seja comer um bom pedaço de bolo de chocolate, correr no recreio ou dar risada com os amigos, essas pequenas coisas são aquelas que vão fazer toda a diferença no final. Algumas pessoas vão querer te punir ou te reprimir porque simplesmente não conseguem aceitar a felicidade alheia, e muito menos a felicidade própria. "Matilda" é um filme que nos mostra que sentimentos como o amor e alegria são infinitamente melhores quando compartilhados com quem a gente gosta de verdade.

Publicidade

E aí, quais outras lições de vida "Matilda" já te ensinou? Conta pra gente nas nossas redes sociais!

TriStar Pictures

Veja também