Casa dos Artistas completa 20 anos e vamos relembrar este marco da TV brasileira

O Brasil parou para ver pelo olho da fechadura.

No dia 28 de outubro de 2001, exatamente 20 anos atrás, Silvio Santos dava início a um programa que faria história na televisão brasileira. Pegando a todos de surpresa, o apresentador apresentou um dos primeiros realities de confinamento e juntou um time de celebridades que disputariam o prêmio de R$300 mil.

O elenco contava com pessoas bem conhecidas - e outras nem tanto - do grande público.

Bárbara Paz, Supla, Mari Alexandre, Patrícia Coelho, Alexandre Frota, Mateus Carrieri, Taiguara Nazareth, Nana Gouvêa, Núbia Óliiver, Marco Mastronelli, Leandro Lehart e Alessandra Scatena compuseram a primeira edição.

Publicidade

A audiência foi estrondosa e mexeu com a concorrência. Só na estreia, o SBT ficou com 35 pontos e a Globo 25. Na final, a emissora paulista bateu 55 pontos contra 18 da emissora carioca. Um recorde até agora imbatível.

Nesta época, a Globo ja detinha o formato do Big Brother e acusou o SBT de plágio. O caso foi parar na justiça e por alguns dias o programa ficou fora do ar. No lugar, Silvio deixava um aviso e enaltecia a alta qualidade de seu reality. Após uma liminar, o programa retornou ao ar normalmente.

Publicidade

Como não podia faltar, barraco teve aos montes. Um dos mais famosos foi a treta entre Mari Alexandre e Alexandre Frota, que a apelidou de pata chorona.

O barraco de Mateus Carrieri com Patricia Coelho também é histórico! Ele jogando a cadeira pra longe e gritando com a colega de confinamento foi tenso.

Publicidade

O reality apresentou Supla para todo o Brasil. Durante o programa ele teve seu CD "Charada Brasileiro" vendido nas bancas de todo o país e alcançou vendas bastante expressivas, alcançando cerca de 300 mil cópias.

A produção do programa conseguiu manter em sigilo por pouco tempo o local onde os artistas estavam confinados. Para a surpresa de muitos, não era dentro dos estúdios do SBT, e sim numa casa vizinha à de Silvio Santos, no Morumbi, bairro nobre de São Paulo.

Publicidade

A final parou o Brasil e fez Barbara Paz campeã. Com voto popular, a atriz sagrou-se vencedora diante um embate com Supla, que formaram um par romântico no programa. A cena em que Barbara fala aos prantos com a maquiagem borrada é inesquecível. Em seguida o elenco entra para festejar juntos e a aparição da então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e do seu marido, o senador Eduardo Suplicy, foi muito festejada.

O sucesso foi tanto que fizeram até um jogo de computador nos moldes de "The Sims", e virou febre nacional!

Publicidade

Após o fim do programa, a emissora surfou na onda do sucesso. O elenco passou pela Hebe e pelo Show do Milhão, onde não fizeram feio e embolsaram R$300 mil.

Isso que é impacto cultural.

Veja também