Como funciona a lista VIP de um evento? Existe vipinho e vipão? Carol Sampaio, promoter do The Town, explica tudo

Empresária está completando 20 anos de carreira e é dona de uma das maiores agendas de celebridades do país.

Carol Sampaio é conhecida por seu trabalho como promoter e produtora de eventos e é uma figura bem influente no mundo do entretenimento.

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Ela ganhou destaque nesse meio ao longo dos anos, se tornando uma das principais organizadoras de festas exclusivas. Carol trabalha muito no réveillon, carnaval e outros eventos de grande visibilidade, como o The Town, que está acontecendo em São Paulo.

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O BuzzFeed Brasil perguntou para ela como seu trabalho funciona, como ela escolhe os convidados, como é a área vip, se existe uma segregação entre os tipos de personalidades e se até se sobra tempo para curtir as festas.

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Confira a entrevista:

Ela explica que esses eventos gigantes e festivais não são apenas um local de entretenimento, mas também uma plataforma de marketing poderosa.

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"O que muitos talvez não saibam, é que não é apenas o festival The Town que convida artistas e influenciadores. As marcas patrocinadoras oficiais também tem direito aos seus lounges badalados com convidados. Em cada lounge patrocinado existe uma experiência de ativação da marca."

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Carol desmistifica a suposta existência de categorias de ingressos VIP - os "vipinhos" e "vipões", dependendo da fama e quantidade de seguidores dos convidados. Ela esclarece que a verdadeira distinção está relacionada às listas VIP para áreas específicas dentro do festival e para os espaços das marcas patrocinadoras. Isso ajuda a evitar confusões e promove uma compreensão mais precisa das experiências disponíveis em eventos desse tipo.

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"Ao longo dos anos se criou essa fake news de que alguns eventos e grandes festivais tem os chamados "vipinho" e "vipão", mas isso não é verdade. Vazou na época uma lista de nomes para o lounge de uma marca e, por ser um espaço menor, ficou conhecido como "vipinho". Mas na verdade é uma lista vip para a marca e outra lista vip para o espaço do festival. São espaços distintos."

A promoter destaca a importância das marcas parceiras e revela como essas marcas usam estratégias de afinidade para convidar celebridades relevantes para seus espaços no festival.

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"Por dia, o The Town disponibiliza 56 ingressos para convidados. Mas como já dito, existem também as marcas parceiras do festival. Ao todo, apenas as marcas levam 300 convidados por dia. Cada marca convida as celebridades com base na afinidade entre o famoso e a empresa/ produto em questão."

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Mas como funcionam as listas vips? Carol explica de forma transparente e prática.

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"A lista vip tem um número limite de pessoas. O nosso trabalho é que esse número seja atingindo com os melhores convidados possíveis, mas como qualquer coisa na vida, imprevistos acontecem e algum convidado acabam não podendo ir. Então vagando um espaço, chamamos outra pessoa até que a lista esteja completa. Por isso a lista fica em constante mudança até o dia do evento."

A lista dela é grande e contempla diversos núcleos. Alguns nomes já estiveram no primeiro fim de semana do The Town e outros são aguardados no feriado prolongado.

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"Alguns dos famosos confirmados nesta primeira edição do The Town são: Paolla Oliveira, Juliette, Juliana Paes, Viih Tube, Rodrigo Faro, Jade Picon, Kefera, Vivi, Vanessa Lopes, Juliana País, Bianca Andrade, Gabriel Medina, Nah Cardoso, Rafa Uccman, Marcos Veras e Thiaguinho."

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A complexidade da organização de eventos de grande escala envolvem várias equipes com funções específicas para oferecer uma experiência completa aos participantes. Cabe apenas a Carol escolher quem irá frequentar um espaço exclusivo.

V Rebel

"Sou encarregada apenas da lista da vip. Isso significa que o espaço da área vip, tamanho, decoração, buffet, música, banheiros e qualquer outro fator relacionado à experiência oferecida na área vip não é minha responsabilidade. Minha única tarefa é convidar as pessoas e fazer com que elas se sintam o mais confortáveis possível, até porque eu sou a encarregada por ela ter saído de casa para curtir o festival, mas eu não tenho poder e influência para alterar o espaço físico da área vip e os benefícios que ela oferece."


Carol desempenha um papel crucial ao facilitar a presença de figuras de destaque no evento e, em certos casos, oferecendo soluções personalizadas para a conexão entre marcas e pessoas.

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"A experiência do festival é o que leva o convidado. Contratos financeiro são feitos apenas em ações específicas de divulgação. Fora isso, nenhum convidado ganha cachê para assistir aos shows. Aí que entra o trabalho de promoter. Minha função é fazer uma conexão entre o evento e o artista, de uma forma onde possa trazer as pessoas que mais fazem sucesso em suas respectivas áreas, para prestigiarem, neste caso, o The Town."

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Partindo do princípio do bom senso, Carol dá aquele alerta de que não é conveniente pedir para levar acompanhante, pois há um número bastante limitado de convites.

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"Quando eu digo que a lista vip tem limite, é verdade. Eu não posso convidar pessoas que excedam o número limite, nem sendo o acompanhante de algum convidado e muito menos um convidado pessoal meu. Tudo é batido com o cliente, no caso do The Town, a família Medina, de uma forma que cada pessoa do espaço vip tenha um sentido para estar ali."

Carol conta com um processo organizado e meticuloso para garantir que a lista VIP do festival seja composta por pessoas que atendam aos critérios e às preferências do idealizador do evento.

"Fazer a lista VIP do The Town é o mesmo que fazer a lista de convidados de qualquer outro cliente. A lista é montada e depois enviada previamente para aprovação. Após o carimbo, seguimos com os convites."

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Diversão? Aqui não! O foco dela e de sua equipe é proporcionar a melhor experiência para os convidados, então quase não há tempo para curtir os shows.

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"Esse é o principal mito para profissionais que lidam com eventos. Meu dia é extremamente corrido, tenso, repleto de imprevistos que surgem e eu tenho que resolver na hora. O corre não para. Não tenho o luxo de parar o meu trabalho para ir curtir um show. Muito pelo contrário, é na hora dos shows mais disputados que eu mais estou ocupada. Isso vale para mim e toda minha equipe. É muito trabalho para que tudo saia perfeito no dia."

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