O Carnaval acabou e o que ficou para trás não volta mais

No meio da folia, tivemos uma Lua Cheia em Peixes, e o recado é bem claro: tudo precisa fluir, inclusive, você, para onde não te cabe mais.

Da quarta-feira de cinzas em diante, talvez, a gente também fique cinza ou veja uma parte de nós se desfazer nos próximos dias, a partir da energia da Lua Nova, que aconteceu no último dia 20, veio no signo de Peixes, e que nos influencia por aproximadamente um mês.

Getty Images

Luas Novas são eventos super importantes na Astrologia. Não são necessariamente bons ou ruins, apenas representam o reinício de um ciclo. E esse reinício é um momento de sombra, tanto o Sol quanto a Lua estão ali apagadinhos na noite da Lua Nova, então, não adianta muito tentarmos entender o que está acontecendo, essa compreensão vem ao longo das semanas seguintes.

A Lua Nova em Peixes ativa a energia desse signo mutável de água, e nos chama à empatia, à compreensão dos cenários maiores das coisas, e para o entendimento do fluxo necessário de movimento em algum aspecto das nossas vidas.

Getty Images

Essa Lua Nova em Peixes, em especial, é regida por Júpiter, que está em Áries, dando a ela um movimento a mais, uma necessidade de se mover, de agir, e de criar. Ela vai chamar atenção para pedras no caminho das águas piscianas. Mas águas sempre acham para onde correr, ainda que tenham que furar de tanto bater, e agora elas precisam fluir. As pedras no caminho a gente já conhece há algum tempo. Mercúrio e Marte influenciam positivamente Júpiter, regente da Lua Nova, em signos de racionalidade e comunicação: a gente definitivamente já sabe onde está o incômodo, mas algo nos prende e faz insistir neles ainda.

Publicidade

Um outro aspecto importante que influencia nessa lunação é a posição de Vênus, que também tem influência sobre ela, e que estava também em Peixes, mas no finalzinho, a 29 graus, um grau que chamamos de anarético, um grau crítico em algumas linhas da Astrologia, e que representa a necessidade dos fins.

Essa influência de Vênus é interessante porque aponta que talvez a pedra no caminho das nossas águas seja algum relacionamento que um dia fez sentido, mas hoje não faz mais, e também algumas dores do passado relacionadas a pessoas que ainda ressoam em nós de uma forma que não deveriam mais (ou definitivamente não gostaríamos mais).

A atriz Eleonora Duse a frase que ficou famosa, falsamente atribuída a Frida Kahlo: "onde não puderes amar, não te demores". E essa é uma frase muito de Lua Nova em Peixes.

Peixes é o signo do amor, não por acaso, é a exaltação de Vênus. E o amor, por vezes, implica em sacrifícios que duram muito mais do que gostaríamos. Também, frequentemente, vem acompanhado de uma ilusão de como gostaríamos que as coisas fossem. Essa é uma coisa importante para se pensar nessas próximas semanas, nas nossas expectativas sobre nossas relações, e o quanto a gente ainda está preso na expectativa de coisas que não existem mais (ou talvez nunca existiram e estiveram sempre apenas na nossa cabeça). Não se demorar numa relação, sair, ressignificar, colocar em outra caixinha, não é algo agressivo ou desrespeitoso. Normalmente, é algo bem bom pra todos os envolvidos, inclusive. É como uma viagem interminável num banco de avião para um destino desconhecido: quanto tempo estamos dispostos a ficar apertados naquele banquinho que dói nossa bunda, é incômodo, e atrapalha a nossa liberdade?

Publicidade

E vamos de previsão por signo! Se souberem, leiam também o ascendente!

ÁRIES ♈

As próximas semanas vão te pedir para tirar a poeira de algumas áreas da sua mente e do seu coração que você não acessava há algum tempo (pessoas ou sentimentos também), por esquecimento ou por ter deixado de lado de propósito, para lidar depois. O depois chegou, amore.

TOURO ♉

Tal qual um amor de Carnaval que, em geral, não rola, esse momento está propício para entender que outros amores também não rolam, e que você já deu 'a gota d’água' tantas vezes que já deu para encher um barril. Tal qual uma banana abandonada, uma relação que você não lida como deve também fica lá apodrecendo e criando bicho em volta.

GÊMEOS ♊

Resumindo da forma mais simples: é para botar para andar o que você precisa nesse momento, você precisa, primeiro, decidir o que quer e daí falar e ter as pessoas certas para te ajudar a começar. Você é essencial no processo, mas sozinha não vence nessa hora.

CÂNCER ♋

Essa lunação será boa para você poder pensar em momentos da sua vida em que você acha que foi sofredora e trouxa, mas que são coisas que você não apenas fez com outros mas segue fazendo, bonita. Volta atrás e vê onde você podia ter feito melhor (e talvez ainda dê tempo de remediar) em vez de ficar aí se dando biscoito à toa.

LEÃO ♌

O pós-Carnaval pode vir aí com uma vontadezinha extra de ser amado, notado, gostado. De receber um pouco mais de chamego, atenção, valor. Talvez esse sentimento já esteja aí, mas não das pessoas que você gostaria que viesse ou da forma que você queria. Será que vale dar uma olhada em quem efetivamente tá te notando e ver se vale a chance?

VIRGEM ♍

Esse mês pode reacender uma sensação que já vinha pipocando em meses anteriores, que é de alguma coisa que super te agradava, mas que não anda mais agradando tanto. Talvez até um hábito seu mesmo, tipo quando a gente come tanto uma coisa que depois enjoa e não vê mais graça. É, gata, o mundo gira.

LIBRA ♎

As próximas semanas vão ser boas para você pensar em todas as coisas que ocupam o seu tempo e que você insiste que são essenciais e você precisa fazer, mas na verdade não. Já tem tanta coisa para fazer nesse mundo, amore, não arruma mais fuá na vida, não. Tira "uns trem" da frente e ocupa tempo com você.

ESCORPIÃO ♏

Vou resumir essa lunação em poucas palavras: se você parar para pensar na sua rotina, você sabe o que efetivamente te dá prazer ali, onde você precisa dar um gás a mais, e onde você gosta do seu espaço. Seu sentimento de excesso está muito mais em coisas que você acha que precisa fazer ou estar (mas no fim, nem te agregam tanto, não).

SAGITÁRIO ♐

Oi sagitariane, eu espero que você tenha chegado viva aqui. É bom fazer suas coisinhas, se sentir livre, né. Mas deixa eu te dizer, amarras sempre vão haver, e pode ser justamente o que você acha que tá te deixando solta, que tá é te colocando numa inércia. Viver é ter amarras, amore. A gente só muda elas com o tempo.

CAPRICÓRNIO ♑

Minha vida, às vezes, as coisas doem e a gente precisa colocar elas para fora. E isso é bom mesmo, especialmente para as capris que não têm essa facilidade. Então, coloque mesmo e aproveite para sentir. Só se atente para que falar e pensar tanto nisso não te prenda à dor ou à falta. Lembrar é uma coisa, viver no passado é outra.

AQUÁRIO ♒

Seu regente encerra logo mais esse seu ciclo de grande aprendizados desde dezembro de 2020. Para essas próximas semanas, ativa na sua vida o questionamento de pensar naquilo tudo que você entende que te sustenta. As palavras podem ser poderosas nesses dias e os discursos bem inflamados, então, prepare-se.

PEIXES ♓

A Lua nasce bem na sua essência e te pede pra renovar tudo aquilo que te sustenta como pessoa: dinheiro, posses, trabalho, e também pessoas. Mudar coisas de lugar em casa, desapegar, renovar, fazer um enjoei (de coisas e relacionamentos). Passar coisas pra frente é ótimo e pode ajudar muito mais a outra pessoa.

Veja também