Isso é o que os especialistas dizem sobre aglomerações no Carnaval de 2022

"Ainda não é agora que a gente vai fazer a festa da queima das máscaras."

A ansiedade dos brasileiros pelo Carnaval é grande. Mas ainda não é hora de vacilar na prevenção da covid, ainda mais com a nova variante, Ômicron, identificada na África do Sul – que ainda deixa mais dúvidas do que respostas. Essa é a opinião de três especialistas ouvidos pelo BuzzFeed, nesta segunda-feira (29).

OMS está preocupada com o Carnaval no Brasil.

Reprodução/ONU

Na semana passada, a diretora-geral assistente da OMS para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, alertou sobre o tema. Ela disse que o mundo está entrando em uma quarta onda de casos de covid-19 e que a mobilização em torno do Carnaval no Brasil é um dos pontos de preocupação.

Publicidade

Carnaval é "condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária."

"Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar já as ações para 2022", alertou Mariângela durante a abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Em SP, pelo menos 70 cidades já cancelaram o Carnaval de 2022.

Ainda que mais de 60% da população brasileira esteja completamente imunizada, isso não é suficiente para a realização do Carnaval. Até porque, a partir de janeiro do ano que vem, muita gente completará mais de cinco meses com a segunda dose da vacina, o que pode reduzir a resposta imunológica do organismo. No Estado de São Paulo, pelo menos 70 cidades já anunciaram o cancelamento da festa.

Publicidade

"Ainda não é agora que a gente vai fazer a festa da queima das máscaras."

Divulgação

"A estratégia de proteção deve continuar exatamente a mesma. O que significa dizer o seguinte: nada de aglomerar. Se você estava pensando em fazer uma aglomeração no fim de ano, pula fora. Isso não vai funcionar. No carnaval tampouco. Não há esta possibilidade. Ainda não é agora que a gente vai fazer a festa da queima das máscaras", afirma o infectologista Jamal Suleiman, do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo.

"Não devemos fazer festas com aglomeração."

Jefferson Rudy/Agência Senado

"Não é o momento de tomar decisões, vai ter Carnaval, não vai ter Carnaval. Com Ômicron ou sem Ômicron, o que a gente precisa é manter as regras de segurança. Não devemos fazer festas com aglomeração, precisamos usar máscaras em locais fechados. Lembrando que a liberação de máscaras em locais abertos é só para locais abertos sem aglomeração de pessoas", destaca a microbiologista Natalia Pasternak.


Publicidade

"É hora de mantermos a cautela como nunca."

Reprodução/Youtube

"É hora de mantermos a cautela como nunca. Em termo de políticas, os gestores precisam fazer a vigilância das pessoas que estão chegando, testando, exigindo vacinação, fazendo quarentena das pessoas, isso tudo tem de estar sendo feito. Agora, é óbvio que não é o momento de Carnaval, não é o momento de aglomeração. Mas acho também que a população precisa ser orientada no sentido de que a gente ainda não tem muitas respostas dessa variante, elas ainda vão sair. Sendo assim os cuidados individuais são os mesmos, nada mudou", afirma a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas.

Título da pergunta

Título da alternativa 1

Título da alternativa 2

Publicidade

Veja também