BuzzFeed Brasil não pagará para manter selo de verificação no Twitter

O que antes era uma ferramenta importante no combate à desinformação, virou um instrumento de chantagem de um bilionário interessado em ganhar ainda mais dinheiro.

A partir de sábado, 1º de abril, o Twitter removerá gradualmente os selos de verificação dos perfis que não assinaram o chamado "Twitter Blue", que tem valor de US$8 mensais (cerca de R$ 42 na cotação atual). 

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O perfil do BuzzFeed Brasil será uma das dezenas de contas, incluindo veículos como The New York Times, The Washington Post e o BuzzFeed norte-americano, que perderá o selo, pois decidimos não pagar para manter a verificação. No caso de empresas de comunicação e contas comerciais, o selo é dourado.

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Nos últimos dias, as contas verificadas receberam a seguinte proposta de assinatura:

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Quando o selo azul foi criado, ele era uma forma de mostrar a autenticidade e relevância do perfil. Agora, as mudanças feitas por Elon Musk tornam adereço apenas um símbolo de status.

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O que antes era uma ferramenta importante no combate à desinformação, virou um instrumento de chantagem de um bilionário interessado em ganhar ainda mais dinheiro. Como se os usuários do Twitter já não produzissem conteúdo suficiente para a rede social do passarinho.

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A partir de 1º de abril - data bem sugestiva para a mudança, aliás - o selo azul não indicará mais que o perfil é quem diz ser. Significa, apenas, que ele paga pelo dispositivo e por benefícios como tweets mais longos e menos anúncios. A condição de verificado perde a relevância na rede social.

Musk concluiu a compra do Twitter por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 235 bilhões) em outubro de 2022, e, um mês depois, anunciou pela primeira vez o Twitter Blue.

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Na época, ele até chegou a lançar o serviço, mas foi forçado a voltar atrás depois de muitos perfis usarem o serviço pago para se passar por grandes marcas e celebridades. 

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Musk repete constantemente que a cobrança pelos selos azuis é necessária para que o Twitter seja rentável.

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No entanto, parece contraditória a busca por receita por meio da cobrança dos usuários sendo que a própria postura e ações do bilionário, como a reintegração de usuários que tinham sido banidos por violações das políticas e termos do Twitter, são responsáveis pela perda de anunciantes e receitas.

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