10 brasileiros famosos que são maçons

Muitos deles tiveram grande importância na história política e cultural do país.

A maçonaria chegou no Brasil por volta de 1796, e desde então está lado a lado com a nossa história, tendo certa importância em momentos cruciais, como a Independência, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura.

Muitos nomes importantes fizeram ou fazem parte da organização até hoje.

1. Dom Pedro I

O monarca chegou a ser grão-mestre, o grau mais alto dado pela ordem. Em documentos internos, Dom Pedro assinava como Pedro Gatimozin.

Publicidade

2. Michel Temer

Reprodução

De acordo com a Istoé, o ex-Presidente faz parte do grupo há cerca de 20 anos e mantém muita discrição sobre sua posição.

3. Outro ex-presidente que fez parte do grupo foi Jânio Quadros.

Na foto acima podemos vê-lo numa loja com outros membros. Sentado, segundo da esquerda para a direita.

Publicidade

4. Milton Gonçalves

Reprodução/Globo

O ator era parte da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Arte, sediada no Rio de Janeiro.

5. Pixinguinha

Reprodução

O artista foi integrante da Loja Commércio e Artes 1898, comprovada através de uma carteirinha de filiação exibida em uma exposição em sua homenagem.

Publicidade

6. George Savalla Goes, o Palhaço Carequinha

George chegou a ser do grau 33, considerado o mais alto na hierarquia maçom. Ele era visitante frequente na Loja Salomão, localizada no Rio de Janeiro, conhecida como a loja dos palhaços, já que era ponto de encontro de vários palhaços cariocas.

7. Luiz Gonzaga

O Rei do Baião era membro da Loja Paranapuan, da Ilha do Governador, desde 1971. Sua música "Acácia Amarela"é considerada um hino pelos membros pois faz referências à Maçonaria.

Publicidade

8. Rui Barbosa

O politico chegou a ser iniciado em 1886 numa Loja em São Paulo, mas mudou-se para a Bahia em seguida. No curto período em que fez parte, chegou a apresentar um projeto na maçonaria defendendo a libertação dos escravos.

9. José do Patrocínio

Uma das principais figuras do movimento abolicionista e republicano no Rio de Janeiro, José tinha até um apelido na maçonaria: Tigre Abolicionista.

Publicidade

10. Marechal Deodoro

O primeiro presidente do Brasil chegou a ser grão-mestre e todo o seu ministério foi formado por maçons.

Veja também