Brasil passa a exigir quarentena para viajantes não vacinados a partir deste sábado

Vem entender as novas regras.

A partir deste sábado (11), o Brasil passa a exigir a todas as pessoas que entrarem no País por via aérea – brasileiros e estrangeiros – a apresentação de comprovante de vacinação e teste negativo para covid-19. Quem não estiver vacinado, terá obrigado a cumprir quarentena de cinco dias na cidade de destino. 

Pedro França/Agência Senado

A portaria que regulamenta a decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (9).

​​No quinto dia de quarentena, o viajante fará um novo teste RT-PCR. Se o resultado der negativo, poderá sair do isolamento.

Pedro França/Agência Senado

O endereço da quarentena deve ser informado às autoridades.

Publicidade

Até então, a única exigência feita a viajantes vindos de outros países – mesmo brasileiros – era a apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e um teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque.

Leopoldo Silva/Agência Senado

A imunização tem de ter sido concluída 14 dias antes da data de embarque.

Com a negativa do governo Jair Bolsonaro em relação à adoção do passaporte da vacina, o governador de São Paulo, João Doria (PSBD), anunciou que vai implementar o passaporte vacinal no Estado, caso a medida não seja tomada pelo governo federal. Se isso ocorrer, de fato, medida passará a valer a partir de 15 de dezembro. 

Governo do Estado de SP

"Caso não seja implantado pelo Governo Federal a obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada de viajantes no Brasil até 15 de dezembro, São Paulo adotará para todo Estado", anunciou no último dia 8.

Publicidade

Veja também