Brasil já soma 27 Leões no Cannes Lions 2022
VMLY&R, Africa e Tátil são as agências mais premiadas até o momento
Crédito: Divulgação/ Cannes Lions
Brasil conquistou, até o momento, 6 ouros, 7 pratas e 14 bronzes
Depois de duas edições virtuais, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions está de volta à Riviera Francesa de forma presencial. É nítido observar o sorriso no rosto de diversos profissionais da indústria global de comunicação que voltam a se encontrar pelas ruas da cidade e pelos corredores do Palais – local onde ocorrem os debates, palestras e premiações.
Historicamente, o Brasil sempre obteve uma boa posição no ranking dos mais premiados e, neste retorno, apostou altas fichas – as inscrições de cases tiveram uma alta de 31% em comparação ao ano passado.
Logo nos dois primeiros dias de evento o país já contabiliza 27 Leões, sendo 6 ouros, 7 pratas e 14 bronzes. Entre as agências que se destacaram até o momento estão: VMLY&R, Africa, Gut, Tátil, AlmapBBDO, Soko, AKQA, Talent Marcel, FCB, TracyLocke, Wunderman Thompson, Mirum e Dark Kitchen Creatives.
Os números parecem animadores, porém, as conversas que embalam as longas filas de espera para entrar nos auditórios, onde acontecem as mais distintas palestras - falaremos disso em outro post -, preveem que a atuação do Brasil pode ser mais modesta este ano.
Em 2021, o país conquistou 67 Leões, o menor número de premiações desde 2012. O recorde é de 2014 com 116 prêmios. Como bons brasileiros seguimos esperançosos por aqui, afinal, eu mesmo já observei de perto algumas reviravoltas brasileiras no Cannes Lions.
Confira agora alguns cases premiados: