Bolo nuvem com chantili e calda de morango

Ele se chama Angel Cake, mas pode chamar de bolo mais fofinho do mundo se você quiser!

Publicado por Tasty Demais e Natalia Rios

VEJA AQUI COMO FAZER:

Bolo nuvem com chantili e calda de morango

tasty

Rendimento: 8 porções

Você vai precisar de:

Bolo

1 copo de farinha de trigo (sem fermento)

1½ xícaras de açúcar, divididas

1¼ xícaras de claras de ovo (9 ovos grandes)

1 colher de chá de essência de baunilha

Uma pitada de sal

1¼ colher de chá de creme de tártaro (você pode substituir por suco de limão ou vinagre)

Cobertura

3 xícaras de morango em fatias finas

2 colheres de sopa de suco de limão (1 limão)

2 colheres de sopa de açúcar

3 xícaras de chantili

Equipamento especial

Forma de alumínio com base removível de 25 cm

1 lata de alumínio grande

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 180ºC.

2. Coloque uma tigela de mistura média no congelador para esfriar.

3. Corte um pedaço redondo de papel-manteiga na mesma circunferência da base da forma, com um buraco no meio que seja da mesma circunferência da lata. Forre a forma com o papel-manteiga. Cubra as laterais da lata completamente com o papel-manteiga, colando com fita e garantindo que a fita seja coberta pelo papel-manteiga.

4. Em uma tigela média, peneire a farinha e ½ xícara do açúcar juntos.

5. Em uma tigela grande, misture as claras de ovo, a essência de baunilha e o creme de tártaro. Utilizando um batedeira, bata a mistura em velocidade média até formar picos moles.

6. Aumente a velocidade do batedor para alta e acrescente gradualmente o restante da xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de cada vez. Bata até a mistura adquirir picos duros. Isso pode levar de 10 a 12 minutos. Você saberá que está chegando perto da consistência quando a clara ficar bem brilhante, com uma aparência de cetim. Tire o batedor da tigela e verifique se o auge fica bem em pé, sem uma ponta curva. Quando ficar, você estará pronto par ao próximo passo.

7. Peneire a mistura de farinha e açúcar na clara de ovo, cerca de ⅓ xícara de cada vez. Utilizando uma espátula grande, dobre cuidadosamente na farinha até que não haja grumos. Cuidado para não misturar demais nesse ponto, o que pode reduzir a massa e diminuir o volume do bolo.

8. Acrescente ¼ xícara de água na lata para aplicar peso nela. Assim, ela fica firme e estável na forma.

9. Transfira cuidadosamente a massa para a forma preparada, trabalhando a lata de alumínio e alisando o topo da massa com a espátula.

10. Leve ao forno entre 40 e 45 minutos, até que o bolo tenha inflado completamente, quase chegando no topo da forma, e que o topo esteja uniforme e levemente dourado, com algumas rachaduras. O topo do bolo deve recuar quando você pressioná-lo gentilmente com o dedo. Se houver alguma reentrância sobrando, o bolo precisa assar mais. Volte para o forno e verifique a cada 5 minutos.

11. Remova a forma do forno. Jogue fora o excesso de água da lata, depois substitua a lata e inverta imediatamente a forma sobre uma grelha (a lata de refrigerante sustentará o bolo enquanto ele esfria, permitindo que o ar circule ao redor dele). Deixe esfriar completamente, o que leva cerca de 45 minutos.

12. Enquanto isso, prepare a calda: em uma tigela média, misture os morangos com o suco de limão e o açúcar. Leve à geladeira até o momento de servir.

13. Remova a lata de alumínio do centro do bolo. Passe uma faca cuidadosamente pelos cantos externos da forma para soltar o bolo (ele deve se soltar facilmente). Remova o papel-manteiga.

14. Cubra o bolo com chantili e com os morangos.

15. Aproveite!

Inspirado por: https://www.epicurious.com/expert-advice/turn-any-cake-pan-into-angel-food-cake-pan-article

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também