Bispo posta selfie sorrindo com Jean Wyllys e escreve "se converte ou morre"

Marcos Klain apagou a publicação e pode ser forçado a se retratar.

O bispo Marcos Klain, que faz parte da comunidade evangélica Bíblica da Graça, do Rio de Janeiro, se fingiu de fã do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) para tirar uma selfie com ele e postar no Facebook nesta terça (19).

O episódio ocorreu num voo entre Rio e Londres, quando bispo viajava de férias para o Reino Unido. O deputado seguia para o mesmo país em missão oficial.

Chama a atenção a legenda: "ele pensou que meu sorriso era pela foto conseguida… Mas eu só queria colocar minhas mãos sobre ele pra profetizar 'ou se converte, ou morre'".

O post foi apagado por volta das 11h30 desta quarta, quando tinha cerca de mil compartilhamentos. Segundo o próprio perfil no Facebook, o bispo é bacharel em Teologia, é carioca mas hoje em dia mora no Chile.

Publicidade

Fundador da igreja e superior hierárquico de Klain, o apóstolo Eduardo Machado criticou a atitude. “Foi uma postagem muito infeliz e já foi apagada”, disse ao BuzzFeed Brasil.

“Não é do nosso feitio uma coisa dessas de ‘ou se converte ou morre’”, afirmou Machado. O apóstolo disse que ainda não conseguiu falar com o bispo Klain e que o episódio pode ensejar um pedido de desculpas ao deputado do Rio. “O nosso desejo como cristãos é que Jean Wyllys se convertesse, mas isso é uma questão de foro íntimo de cada pessoa”.

Vários amigos e familiares aplaudiram a sentença de morte dada pelo religioso.

Publicidade

E há até quem tenha confundido o discurso de ódio do bispo com criatividade.

A assessoria de Jean Wyllys disse que o comentário do bispo "mostra o nível de ódio e desonestidade do fundamentalismo religioso" e que está tomando providências jurídicas sobre o caso.

A nota enviada ao BuzzFeed Brasil diz ainda que o deputado é sempre solícito quando as pessoas pedem para tirar uma foto, e que "99% das vezes são pessoas honestas, mas que, nesse caso, o bispo enganou o deputado para tirar uma foto, e fez esse post com uma ameaça de morte".

"É algo chocante, mas mostra o nível de ódio, ressentimento e desonestidade dessas pessoas que são um exemplo claro do fundamentalismo religioso que tanto denunciamos. Os verdadeiros cristãos não pensam assim como esse bispo, que fez uma ameaça postando o próprio rosto e agora vamos entregar o print à Polícia Federal. Nossa assessoria jurídica está tomando as devidas providências legais", diz o texto.

Publicidade

Veja também:

Jean Wyllys cuspiu em Bolsonaro e aqui estão os gifs

Bolsonaro diz sofrer ‘heterofobia’ após Jean Wyllys mudar de lugar em voo

7 contribuições que o Bolsonaro pode fazer pelo Brasil em diferentes áreas

Veja também