"Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem" completa 35 anos com continuação e musical vindo aí

O filme revelou Tim Burton e Winona Ryder para o mundo!

O clássico de Tim Burton que mistura comédia nonsense com pitadas de terror, "Beetlejuice: os Fantasmas se Divertem", estreou nos cinemas brasileiros em junho de 1988 e acaba de completar 35 anos.

reprodução

Desde então, o diretor e os protagonistas se tornaram ícones de Hollywood, e o longa permaneceu no imaginário do público, se tornando parte da cultura pop. Você tem acompanhado o personagem? Resumimos essas três décadas e meia aqui:

O filme revelou o talento de Tim Burton

reprodução

Antes de "Beetlejuice", Tim, na época do filme estava com 30 anos, tinha no currículo apenas curtas-metragem, especiais de TV e um outro longa. O sucesso rendeu para ele a direção de um blockbuster, "Batman" (1989), mesmo sendo tão iniciante - e ele levou Michael Keaton, que faz o Beetlejuice, para ser o homem-morcego.

Publicidade

E foi o primeiro grande trabalho de Winona Ryder

reprodução

A atriz tinha 17 anos quando "Beetlejuice" estreou. Logo na sequência, ela estrelou "Edward Mãos de Tesoura", "Minha Mãe é uma Sereia" (com a Cher), e "Drácula de Bram Stoker", e se consagrou uma das grandes estrelas da década de 90 em Hollywood.

Os efeitos visuais marcaram época

reprodução

Os efeitos visual de "Beetlejuice" se destacam por muitos deles serem práticos, ou seja, feitos durante as filmagens, já que não havia computação gráfica. Daí o que mandava era a criatividade: fantoches, perspectiva, próteses e muita maquiagem. E os monstros foram feitos em stop-motion, uma técnica de animação que fotografa bonecos quadro a quadro.

Publicidade

Mesmo tão bizarro, foi sucesso!

reprodução

O filme teve um orçamento bem enxuto, mas arrecadou US$ 75 milhões nas bilheterias, se tornando um sucesso de crítica e público. E no ano seguinte, faturou o Oscar de Melhor Maquiagem.

E rendeu até desenho animado!

Em 1989, uma série animada adaptada do filme estreou na TV, e foi produzida até 1991, tendo 94 episódios.

Publicidade

Beetlejuice virou parte da cultura pop

reprodução

Nesses 35 anos foram lançados muitos produtos com os personagens - ou com as cores e o visual inesquecível deles - de camisetas e acessórios até Pop! Funkos e edições especiais das bonecas Monster High (foto acima).

Beetlejuice chegou na Broadway!

E como muitos títulos de sucesso, o personagem virou musical na Broadway, com a mesma história do filme. A estreia aconteceu em 2018.

Publicidade

E agora vem para o Brasil!

O musical está confirmado para estrear no Rio de Janeiro em outubro deste ano. E já temos o Beetlejuice brasileiro: o icônico personagem será vivido por Eduardo Sterblitch. Você pode comprar ingressos antecipados AQUI.

Em 2024, mais um filme do Beetlejuice!

A continuação, da qual se fala há muito anos, vai sair e já está em filmagens. Winona e Michael Keaton estão de volta, com Monica Bellucci interpretando a esposa de Beetlejuice, Jenna Ortega como a filha de Lydia e Willen Dafoe e Justin Theroux em papeis ainda não revelados.

Publicidade

Veja também