Afinal, por que não temos autoteste de Covid no Brasil?

Chega aqui que a gente te atualiza sobre essa discussão.

Mas vamos com calma. Em primeiro lugar, o que é isso? Os autotestes caseiros são exames de antígeno que a própria pessoa coleta material e o deposita sobre uma superfície que aponta se está infectada ou não. Mas aqui, o caráter também é importante, né. Pois não adianta nada testar positivo e sair pra balada com os amigos…

Reprodução/Twitter

Publicidade

Publicidade

Um dos motivos da proibição dos autotestes é a possibilidade de erro humano e seus impactos, o que poderia levar também à sub ou supernotificação de casos e à falta. de orientação médica adequada após o diagnóstico. A resolução 36/2015 da Anvisa que proíbe os autotestes diz que não podem ser fornecidos para leigos produtos que tenham a finalidade de diagnóstico de presença ou exposição a agente transmissível, "incluindo agentes que causam doenças infecciosas passíveis de notificação compulsória".

Ou seja, no caso da Covid, a notificação às autoridades para fins de controle poderia ser prejudicada – mais do que já é. Mas também poderia ser a saída para a testagem massiva de pacientes e, assim, maior controle da pandemia.

Para o sanitarista da Fiocruz Claudio Maierovitch Henriques, que foi presidente da Anvisa de 2003 a 2005, a "liberação do uso de autotestes no Brasil poderia facilitar o diagnóstico e permitir maior efetividade no controle da disseminação da covid-19 e de outras doenças transmissíveis, como malária, hepatites virais, sífilis e dengue", escreveu em artigo no site Ciência Hoje.

Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicidade

Ele lembra, por exemplo, de exames clínicos que podem ser feitos em casa no Brasil: testes de gravidez, monitoramento de glicemia e, mais recentemente, diagnóstico de HIV. "Neste último caso, a liberação foi consequência de pressões sociais e da atuação de profissionais que demonstraram as vantagens da autotestagem", diz.

Reprodução/Twitter

E o que a OMS acha sobre essa discussão? A Organização Mundial da Saúde ainda não emitiu nenhum parecer oficial sobre a utilização de autotestes em relação à covid.

Divulgação/OMS

Publicidade

Veja também