Você precisa incluir esses 5 autores trans na sua lista de leitura

Que tal começar a fazer isso hoje?

Neste Dia Nacional da Visibilidade Trans, queremos saber: quantos livros de autores e autoras transgênero você você já leu? Poucos, provavelmente. Para mudar isso, reunimos na lista abaixo 5 escritores e poetas trans que você precisa ler.

João Nery.

Reprodução/Facebook

Primeiro homem trans a ser operado no Brasil, o ativista João Nery, morto em 2018, é uma das figuras fundamentais no movimento LGBTQIAP+. E sua escrita, também. Psicólogo, em 2011 ele lançou o livro autobiográfico "Viagem Solitária: memórias de um transexual 30 anos depois", em que aborda sua trajetória desde a infância, a tentativa de esconder os seios na adolescência e a experiência como pai já na vida adulta.

Publicidade

Amara Moira.

Reprodução/Twitter

Doutora em Letras pela Unicamp, a colunista do BuzzFeed é dona de uma escrita primorosa e necessária. Nossa recomendação é que você conheça "E Se Eu Fosse Puta", livro em que ela aborda suas vivências enquanto travesti na prostituição.

Ruddy Pinho.

Primeira autora trans a ser publicada no Brasil, Ruddy Pinhou usou do humor para falar sobre a hipocrisia da sociedade. Em "Nem Tão Bela, Nem Tão Louca" ela recorre às suas memórias – e à ironia – para falar sobre suas dores, perdas e alegrias ao longo da vida.

Publicidade

Tom Grito.

Autor de "Antes que seja tarde para se falar de poesia", Tom Grito usa as palavras para emocionar e reescrever a história. Principalmente quando ela é machista. Slammer, o poeta já representou o Brasil no campeonato mundial de Poesia Falada.

Kika Sena.

Reprodução/Instagram/Gurias na Mídia

Representante da nova literatura brasileira contemporânea, Kika Sena é arte e cultura dos pés à cabeça. Além de poeta, também é atriz e diretora teatral. A alagoana é autora de "Periférica", livro de poemas em que escancara o corpo travesti e preto como político e em luta por seus direitos e espaços.

Publicidade

Veja também