Australianos reclamam que Vila é "inabitável" e prefeito do Rio faz piada

Delegação relata vazamentos de água, cheiro forte de gás e fios expostos. Eduardo Paes diz que vai por canguru para que "se sintam em casa".

Menos de duas semanas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, a vila construída para abrigar os atletas está inacabada e enfrenta problemas como vazamentos de água, forte cheiro de gás e exposição das instalações elétricas.

Buda Mendes / Getty Images

Publicidade

O problema foi evidenciado pelo Comitê Olímpico da Australiano, que considerou a vila "inabitável" em uma nota assinada pela chefe da delegação, Kitty Chiller.

O prefeito Eduardo Paes minimizou o problema e, confrontado com as falhas relatadas, foi irônico dizendo que colocaria um "canguru" em frente ao alojamento dos australianos para que se "sentissem em casa". Leia aqui.

A delegação australiana deveria ficar alojada no bloco 23 da Vila Olímpica, mas desistiu de entrar no local após os problemas. Os atletas estão em hotéis próximos.

"Os problemas incluem sanitários bloqueados, vazamento de tubulações, fiação exposta, escadas escuras onde não há iluminação e pisos sujos que precisam de uma limpeza maciça", diz nota assinada pela chefe da delegação australiana.

Brendon Thorne / Getty Images

A chefe da delegação australiana Kitty Chiller

Publicidade

Segundo a nota, água vazou do teto dos apartamentos, ficando empossada no chão, perto de cabos e fios.

"Nós não estamos sozinhos na reclamação, os nossos amigos das equipe da Grã-Bretanha, Nova Zelândia e outros países estão experimentando os mesmos problemas em seus alojamentos", prosseguiu a nota.


No sábado, a delegação australiana fez um "teste de estresse", onde torneiras e sanitários foram acionados simultaneamente em vários andares, simulando uma situação cotidiana, com os atletas instalados.

O resultado foi decepcionante, segundo os australianos: a água desceu paredes, havia um forte cheiro de gás em alguns apartamentos e houve curto-circuito na fiação elétrica.

Neste domingo, Chiller disse que os atletas estão sendo hospedados em hotéis próximos. Na entrevista, ela disse que espera que os problemas estejam resolvidos até a próxima quarta para poderem se transferir, definitivamente, para a Vila Olímpica.

Publicidade

Sobre a recusa dos australianos de entrarem na Vila Olímpica, o prefeito Eduardo Paes falou vagamente que "os ajustes seriam feitos" e fez piada: "Estou quase botando um canguru na frente para pular na frente deles para se sentirem em casa".

Publicidade

“O Brasil tem essa coisa de receber bem e de acolher, mas é uma mudança de muita gente ao mesmo tempo. É natural que você tenha algum tipo de ajuste a fazer, mas vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui. Estou quase botando um canguru na frente para pular na frente deles”, disse Paes na cerimônia de inauguração da Vila, neste domingo. Leia aqui.

Atualização em 27 de julho, às 18h:

Nesta quarta, o prefeito Eduardo Paes se reuniu com o comitê olímpico da Austrália. Pediu desculpas, posou para fotos com os atletas e ganhou um canguru de pelúcia.

Em sua página de Facebook disse que vai torcer para a Austrália depois do Brasil. E escreveu #boracanguru.

      

Publicidade


Veja também