10 atrações incríveis que rolaram no Brasil Game Show 2023

O BuzzFeed Brasil esteve lá!

Nesse fim de semana do feriado (13 e 14 de outubro), aconteceu mais uma edição da Brasil Game Show (BGS) e trouxemos 10 atrações incríveis que rolaram por lá! Bora conferir!

1. A Nintendo e seu estande deslumbrante!

Talvez um dos estandes que mais chamou a atenção do publico durante a BGS desse ano foi o da Nintendo. Contando com várias estações de jogos do Nintendo Switch, o espaço ficou lotado de fãs ávidos pelos últimos lançamentos da plataforma e também pela oportunidade única de conferir em primeira mão o ainda não lançado “Super Mário Wonder”. O jogo esta simplesmente fantástico e fez com que filas imensas fossem criadas.

Publicidade

2. Ubisoft e o retorno de "Assassin’s Creed"

Ninguém tem duvidas sobre o amor da Ubisoft pelo Brasil. Seu empenho é sempre fantástico para promover os jogos no nosso país, trazendo eles devidamente localizados. Contando com um estande próprio na BGS desse ano, a Ubisoft trouxe um super palco onde estiveram presentes diversos influenciadores que promoveram interações com o público, e havia também uma área inteiramente dedicada ao seu último grande lançamento: "Assassin’s Creed Mirage". O jogo traz uma aventura fantástica que remete às origens da franquia.

3. O Hoyoverse e seus numerosos fãs

É quase impossível alguém que curta jogos nunca ter ouvido falar na miHoyo e o seu deslumbrante Hoyoverse, mas caso você não esteja familiarizado com esse nome, se trata da empresa chinesa responsável por nada mais nada menos que "Genshin Impact", disponível para smartphones, PC e PS5 e um dos maiores jogos da atualidade! Seu tamanho foi literalmente sentido no evento, tanto pelas proporções do estande montando pela empresa quanto pelo público gigantesco nas maiores filas da BGS! É inegável a popularidade não só de "Genshin Impact" como também de "Honkai: Star Rail", outro jogo da mesma empresa. Era quase impossível andar perto do Hoyoverse - sinal de que o universo criado por eles ainda tem muita popularidade por aqui e capacidade para se expandir ainda mais.

Publicidade

4. Sega e seu retorno triunfal!

Não existe um brasileiro fã de games que não tenha pelo menos boas lembranças quando escuta o nome Sega. A empresa do ouriço azul é praticamente unanimidade quando o assunto é nostalgia. E sabendo aproveitar esse sentimento nostálgico, a empresa voltou à BGS com um super estande próprio, focado em divulgar não só o seu grande título, "Sonic Superstars" (que será lançado em breve), mas também em outros títulos novos e que também possuem uma legião de fãs no Brasil, como as franquias "Persona" e "Yakuza".

5. Avenida Indie e uma infinidade de jogos nacionais

E chegamos à minha parte favorita de toda edição da BGS: A avenida Indie. Estamos falando de um local totalmente dedicado aos desenvolvedores nacionais para a exposição de seus trabalhos. Eu sinceramente amo a industria nacional de jogos e é muito gratificante poder ver como ela tem crescido nos últimos anos. Cada edição da BGS é uma oportunidade única de conhecer novos desenvolvedores, novas ideias e podem colaborar com elas. É super interessante poder testar um jogo novo e literalmente dar dicas para o seu criador do que faria o jogo ficar ainda melhor. A sensação é de que nós também podemos fazer parte daquele projeto! Muitos títulos estavam disponíveis para testes rápidos e posso afirmar sem medo: nossas produções brasileiras não deixam nada a desejar a muitas outras internacionais. O que falta é apenas mais investimento e apoio ao cenário nacional.

Publicidade

6. Infinidade de Cosplays

Andar pela BGS é sempre uma experiência única por conta dos diversos Cosplays feitos com todo carinho pelos fãs. São milhares de pessoas interpretando seus personagens favoritos das maneiras mais criativas. Alguns são tão empenhados em sua arte que acabam tento filas ao seu redor cm pessoas querendo uma foto com o artista! Sabendo disso a BGS investe sempre na divulgação e promoção dos Cosplays, e há disputas e apresentações.

7. Jogatina liberada na Arcade Game Station

Agora eu tenho que confessar que uma região específica da feira me fez perder algumas horinhas devido a sensação de nostalgia que me pegou desprevenido. A BGS Arcade Game Station trata-se de uma área repleta de Arcades (ou fliperamas, para os mais velhos) dos mais diferentes tipos! Jogos de Luta, Beat n’ Up, Tiro, entre tantos outros, podiam ser jogados num ambiente que lembra muito os Arcades que foram febre nos anos 90. E o melhor: Tudo gratuito! Você simplesmente chegava e jogava! Perdi muitas vezes num duelo de "The King of Fighters", mas me senti feliz por voltar ao inicio da minha juventude onde a única preocupação era: "vai sobrar troco do pão para jogar um pouco?".

Publicidade

8. Kabum e seus prêmios fantásticos

Não dá para negar que em toda BGS existem os “Caçadores de recompensas”, aquelas pessoas que vão garimpando todos os estandes em busca dos melhores prêmios. Geralmente são brindes modestos como adesivos, pins, chaveiros… Mas a Kabum resolveu elevar o nível da brincadeira esse ano. No meio de muitas ativações únicas do estande você podia ganhar desde camisetas até Notebook e Playstation 5. Claro que as filas eram gigantes e toda premiação era na base da sorte, mas sem dúvida era o estande mais tentador da feira.

9. Meet & Greet

Uma das melhores partes de eventos como a BGS e a oportunidade de ficar um pouco mais perto de pessoas que admiramos. É possível encontrar alguns criadores pelo evento mesmo, mas nem sempre é possível chegar perto, conversar, tirar uma foto devido a quantidade de pessoas em volta. Para os que não querem perder a oportunidade de encontrar alguém que admira, a BGS ofereceu momentos de Meet & Greet. Havia um espaço especial para esses encontros, onde era possível conseguir autógrafos e conversar mesmo que rapidamente com o seu ídolo. Grande nomes passaram por lá nessa edição da BGS, como Naoki Yoshida (produtor de "Final Fantasy XVI"), Nolan Bushnell (Fundador da Atari), Alexey Pajitinov (Criador de Tetris) além de diversos influenciadores e Players.

Publicidade

10. Videogame Orchestra

Trilhas sonoras de jogos tem um peso tão grande na construção de uma aventura que muitos fãs tem um amor imenso por elas. Agora, imagine a música tema de seu jogo favorito sendo tocada por uma orquestra num grande concerto cheio de fãs? Foi isso que tivemos na Videogame Orchestra durante a BGS. Ouvir composições clássicas dos jogos sendo entoadas ali, ao vivo, foi uma experiencia surreal! É como ser transportado para dentro do universo daquela franquia que tanto amamos! 

Veja também