Atrizes e atores não brancos finalmente estão tendo destaque na Broadway

Personagens que sempre foram interpretados por pessoas brancas agora incluem atores e atrizes negros e asiáticos.

Os musicais da Broadway tem adotado o conceito de "color blind", que irreleva a cor da pele dos atores na hora de escalar o elenco dos espetáculos. Isso tem dado a oportunidade de artistas não brancos assumirem papeis para os quais eles nunca haviam sido cogitados.

O West End, em Londres, também tem feito isso, e o resultado são versões mais diversas e representativas de grandes sucessos do teatro musical.

Jordan Fisher, de "Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você", foi o primeiro ator negro (e único, por enquanto) a protagonizar "Dear Evan Hansen", que estreou na Broadway em 2017 e em Londres em 2019.

Publicidade

"Wicked"estreou na Broadway em 2003 e é um dos maiores sucessos de lá. Mas só agora uma das protagonistas passou a ser interpretada por uma atriz negra: Brittney Johnson vive Glinda, a Bruxa Boa.

Outro personagem de "Wicked" também tem sido interpretado por um ator negro pela primeira vez: Boq (Jordan Barrow).

Publicidade

Quando estreou na Broadway, em 2018, o musical de "Frozen" tinha Jelani Alladin vivendo Kristoff, que na animação da Disney é branco.

No início de 2020, a Elsa foi vivida na Broadway por Ciara Reneé. Infelizmente a temporada com a atriz durou pouco por conta da pandemia de coronavírus.

Publicidade

A animação "Anastasia", sobre uma figura real da história da Rússia, tem uma protagonista branca, e quando foi adaptada para a Broadway, a atriz principal também era branca. Já na turnê do espetáculo pelos EUA, Kyla Stone assumiu o papel.

Caso Kyla não possa fazer o espetáculo, ela é substituída por Madeline Kendall.

Publicidade

No musical "Moulin Rouge", a cortesã francesa Satine, que no filme é Nicole Kidman, no palco tem sido interpretada por Natalie Mendoza, que nasceu em Hong Kong.

Coleman Simmons é um dos garotos que interpreta Charlie no musical "A Fantástica Fábrica de Chocolate", que está viajando pelos EUA. Nas duas vezes em que essa história foi para o cinema, o personagem foi feito por atores brancos.

Publicidade

Uma nova versão de "A Bela e a Fera" estreou em Londres e Courtney Stapleton interpreta a personagem principal.

E a Fera é interpretada por Shaq Taylor.

Publicidade

Chanice Alexander-Burnett está atualmente em "Les Miserables" em Londres, fazendo Fantine, personagem que no cinema foi interpretada por Anne Hathaway.

Há 35 anos em cartaz em Londres, "O Fantasma da Ópera" teve sempre atrizes brancas no papel feminino principal. Isso mudou em 2021, quando Lucy St. Louis assumiu o papel.

Publicidade

Dá vontade de assistir tudo, né?

Veja também