As pessoas estão compartilhando o vídeo comovente que David Bowie lançou dias antes de sua morte

"Olhe aqui em cima, cara, eu estou no paraíso. Eu tenho cicatrizes que não podem ser vistas", o falecido músico cantou em "Lazarus".

O último álbum de David Bowie, ★ (pronunciado "Blackstar", ou estrela negra), foi lançado na sexta-feira, seu aniversário de 69 anos, com grande aclamação da crítica.

RCA

Um dia antes do lançamento, Bowie lançou o vídeo do segundo single do álbum, "Lazarus".

Publicidade

Após a notícia de sua morte e da batalha contra o câncer, os fãs compartilharam o vídeo da música, que inclui letras mordazes e existenciais que agora adquiriram um novo significado.

entry.embed_originalUrl

O vídeo começa com Bowie deitado em uma cama de hospital com bandagens sobre os olhos. Seu torso começa a convulsionar e mover-se estranhamente e ele começa a quase sair da cama.

DavidBowieVEVO

Ele canta:

"Olhe aqui em cima, eu estou no paraíso,
Eu tenho cicatrizes que não podem ser vistas,
Eu tenho drama, não pode ser roubado,
Todos me conhecem agora.

Olhe aqui em cima, cara, eu estou em perigo,
Não tenho mais nada a perder,
Estou tão alto que meu cérebro está girando,
Deixei meu celular cair lá embaixo.

Publicidade

Mais tarde, aparece outro David Bowie no quarto, dançando, escrevendo em uma mesa e, então, lentamente seguindo para um armário depois de pegar uma figura misteriosa escondida no quarto.

entry.embed_originalUrl

Mesmo antes da notícia do início da luta do cantor contra o câncer, os críticos descreviam o vídeo – dirigido por Johan Renck, diretor de Breaking Bad – como "perturbador."

Em um comunicado de imprensa publicado pela Pitchfork, Renck disse:

Qualquer pessoa só poderia sonhar em colaborar com uma mente assim, quem dirá duas vezes. Intuitivo, jovial, misterioso e profundo… Eu não desejo fazer mais nenhum vídeo sabendo que o processo nunca será tão formidável e recompensador quanto esse. Eu basicamente alcancei o sol.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Os fãs escreveram mensagens em memória de Bowie nos comentários de "Lazarus" no YouTube.

YouTube

“Assim como seu falecido amigo e colega Freddie Mercury, Bowie aproveitou ao máximo o tempo que teve. Ele foi diagnosticado há 18 meses atrás… é seguro afirmar que ele sabia o que aconteceria e queria deixar sua mensagem final.

Esse vídeo é tão inquietante e trágico agora. Imagine estar no lugar dele, nessa filmagem, deitado num leito de morte que é só faz de conta para todo mundo, exceto para você.”

YouTube

“Minha irmã é uma grande fã das músicas dele. Ela está dormindo agora que acabaram de sair as notícias. É triste saber que a primeira coisa que ela vai ouvir quando acordar é que o músico preferido dela se foi deste mundo.”

Publicidade

O produtor de ★ e colaborador de longa data de Bowie, Tony Visconty, disse que o álbum foi o "presente de despedida" do cantor.

      

“Ele sempre fez o que queria fazer. E ele queria fazer desse jeito e quis fazer da melhor forma. Sua morte não foi diferente de sua vida — um trabalho artístico. Ele fez Blackstar para nós, foi seu presente de despedida. Havia um ano que eu sabia que seria assim. Eu não estava, no entanto, preparado para isso. Ele foi um homem extraordinário, cheio de amor e vida. Ele estará sempre conosco. Agora, seria apropriado chorar.”

Em dezembro, o ator Michael C. Hall e o elenco de uma peça (fora da Broadway) também chamada "Lazarus", na qual Bowie contribuiu, cantou a música no programa The Late Show com Stephen Colbert.

Publicidade

A letra completa de "Lazarus é:

Olhe aqui em cima, eu estou no paraíso
Tenho cicatrizes que não podem ser vistas
Eu tenho drama, não pode ser roubado
Todos me conhecem.

Olhe aqui em cima, cara, eu estou em perigo,
Não tenho nada a perder,
Estou tão alto que o meu cérebro está girando,
Deixei meu celular cair lá embaixo,

Não é a minha cara?

Quando eu cheguei em Nova Iorque
Eu estava vivendo como um rei,
E então, eu gastei todo o meu dinheiro,
Eu estava procurando por você.

Deste jeito ou sem jeito,
Sabe, eu serei livre,
Como aquele pássaro azul,
Não é a minha cara?

Oh, eu serei livre,
Como aquele pássaro azul,
Oh, eu serei livre,
Não é a minha cara?

Veja também