As novas reações do Facebook serão lançadas hoje

Agora você poderá reagir aos posts dos seus amigos no Facebook com os botões "Love", "Haha", "Wow", "Sad" e "Angry".

Não é um botão de não curtir, mas está bem perto disso.

O Facebook está lançando hoje um conjunto de botões alternativos, chamado de "reações", que permite reagir às mensagens em sua plataforma usando algumas expressões diferentes.

As reações são a resposta do Facebook para os pedidos de um botão de "não curtir". Muitos usuários pediram esse botão para que eles pudessem reagir aos posts de amigos quando fazer um comentário ou curtir não fazia sentido — como em um post sobre uma morte, por exemplo — e Mark Zuckerberg decidiu aceitar a sugestão.

O botão de curtir permanecerá, mas agora você terá as opções "Love", "Haha", "Wow", "Sad" e "Angry" para reagir aos posts também. O Facebook está lançando essas reações hoje no mundo inteiro.

Em testes, o Facebook experimentou os botões "Yay" e "Confused" também, mas esses dois não foram aprovados.

Publicidade

"Isto é apenas o começo", disse Tom Alison, diretor de engenharia do Facebook ao BuzzFeed News. "A equipe ainda vai continuar observando como as pessoas vão usar a novidade. Nós vamos aprender muito. Nós continuaremos trabalhando nisso."

No seu algoritmo do Feed de notícias, o Facebook vai contar cada reação da mesma maneira que conta o botão curtir, disse Alison. Mas isso não significa que não mudará ao longo do tempo.

O Facebook também não irá oferecer qualquer recurso especial para direcionamento de anúncios com base nas reações às mensagens. No entanto, esses dados podem eventualmente ter valor para os anunciantes que procuram direcionar suas mensagens de forma mais específica. Imagine, por exemplo, ser capaz de escrever uma mensagem de um produto para alguém que costuma usar "Sad" ou para alguém que usa principalmente "Wow" ou "Love".

Os usuários do Facebook escolheram "Love" mais do que qualquer outra reação durante a fase de teste do produto. Mas Alison disse que eventos globais podem causar mudanças no uso dos botões. "Você verá isso mudar de forma dinâmica em resposta àquilo que estiver acontecendo."

Publicidade

Veja também