Aqui vão 12 livros de autores indígenas

Nossa história começa com eles: quantos livros dessa lista você já leu?

Neste dia 9 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Acredite se quiser, muita gente ainda pensa que indígenas vivem apenas em florestas. Por isso, listamos aqui 12 livros de autores, pensadores, estudiosos e filósofos indígenas. Para acabar de uma vez por todas com essas falsas ideias. E, claro, para exaltar esse povo que é o berço da cultura brasileira. Vem ver e VEM LER!

1. "A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio", por Kaká Werá Jecupé.

"O Brasil é a terra dos mil povos, o seio que abrigou os filhos de muitas terras estrangeiras e que alimentou, com amor de mãe genuína, os milhares de povos indígenas que aqui habitavam há cerca de 15 mil anos. Quem eram e o que pensavam os primeiros habitantes desta terra?". Compre aqui.

Publicidade

2. "Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena", por Olívio Jekupé  .

"Tekoa – Conhecendo uma aldeia indígena", de Olívio Jekupé – autor descendente do povo tupi-guarani e engajado na luta indígena –, narra a história de Carlos, um menino da cidade que escolhe passar suas férias em uma aldeia. Para Carlos, o período de convivência com os indígenas foi uma experiência e tanto. A leitura desse livro certamente enriquecerá o universo do aluno-leitor, que terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre nossas raízes indígenas, tão importantes na formação de nossa etnia. Compre aqui.

3. "A vida não é útil", por Ailton Krenak.

"Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena Ailton Krenak volta a apontar as tendências destrutivas da chamada “civilização”: consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade". Compre aqui.

Publicidade

4. "A queda do céu", por Davi Kopenawa e Bruce Albert.

"Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica. Recheada de visões xamânicas e meditações etnográficas sobre os brancos, esta obra não é apenas uma porta de entrada para um universo complexo e revelador. É uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami – com intuição profética e precisão sociológica – chamam de "povo da mercadoria". Compre aqui.

5. "Contos da Floresta", por Yaguarê Yamã.

Mitos, contos e lendas das florestas brasileiras contadas pelo líder indígena Yguarê Yamã. Nesta obra ele recriou as histórias do povo indígena Maraguá, conhecido na região do Baixo-Amazonas como “o povo das histórias de assombração”. O livro conta também com um glossário dos termos usados na região amazônica e do idioma Maraguá, povo que hoje vive em apenas quatro pequenas aldeias e conta 250 pessoas. Compre aqui.

Publicidade

6. "O Karaíba: Uma História do pré-Brasil", por Daniel Munduruku.

"Antes da chegada dos colonizadores europeus, os habitantes do Brasil eram organizados, tinham sua vida estruturada e tiravam proveito da exuberante natureza que os cercava. Nessa narrativa cheia de aventura, poderemos imaginar um pouco sobre quais eram seus amores, seus dramas e suas ansiedades em relação ao futuro". Compre aqui.

7. "Nós: Uma antologia de literatura indígena", por vários autores.

"Tratando dos mais diversos temas ― dos mitos de origem às histórias de amor impossível ―, as narrativas conduzem o leitor por situações e desenlaces muito próprios, sempre acompanhadas por um glossário e um texto informativo sobre o povo indígena de origem de cada autor. Esta é uma chance preciosa para todos aqueles que desejam entrar em contato com as raízes mais profundas de nossa cultura, ainda pouco valorizadas e respeitadas, por puro desconhecimento". Compre aqui.

Publicidade

8. "Sapatos Trocados", por Cristino Wapichana.

Se não fosse pelos sapatos trocados, Kapaxi não se tornaria uma lenda, sendo considerado além do mais veloz, também o mais bondoso dentre os animais da terra; kapaxi recebeu um par de sapatos mágicos de Tuminkery (criador de todas as coisas) que o tornou o grande velocista e mensageiro oficial do reino animal; ele possuía outros talentos: era também um excelente contador de histórias e sempre fazia a alegria dos pequeninos com seus "arranques" empoeirados por onde passava. Por meio de um texto lúdico e harmônico, Cristino contribui mais uma vez para seu engajamento nas questões culturais indígenas; e ainda nos apresenta informações sobre o seu povo, os Wapichana. Compre aqui.

9. "Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade", por Márcia Wayna Kambeba.

Em "Ay Kakyri Tama" [eu moro na cidade, em tupi-kambeba] a autora constrói uma ponte entre sua origem indígena e a vida em Belém do Pará, apresentando a história de seu povo e sua luta em poesias e imagens repletas de emoção e verdade. Com uma população de aproximadamente 50 mil pessoas, entre aldeados e moradores da cidade, o leitor pode conhecer e se encantar pela etnia Omágua/Kambeba pelo olhar acolhedor e combativo de Márcia, uma de suas vozes mais expressivas. Compre aqui.

Publicidade

10. "Sehaypóri: O livro sagrado do povo Saterê-Mawé", por Yaguarê Yamã.

"Sehaypóri: O livro sagrado do povo Saterê-Mawé é, como diz o autor, uma homenagem aos pajés de sua nação, que buscam no espírito natural a resposta para as dúvidas da alma. Como seus antepassados, Yaguarê narra as memórias de sua gente para preservar a tradição de uma geração para outra. As lendas e fábulas de animais aqui reunidas ensinam a origem das coisas, apresentando ao leitor a cultura e o imaginário deste grupo". Compre aqui.

11. "Kurumi Guaré no Coração da Amazônia", por Yaguarê Yamã.

"À beira do paraná do Urariá, o pequeno Yaguarê Yamã aprende a viver em contato com a natureza exuberante, intocada, preservada. Singra lagos e ygarapés sob as copas da mata alagada, escapa de bichos nos ygapós, percebe os espíritos da floresta, vê homens lutando com animais gigantescos. As histórias que ouve dão medo na hora de dormir, mas o kurumi segue as tradições de seu povo, enfrenta o ritual da tukãdera e vai crescendo em tamanho e sabedoria". Compre aqui.

Publicidade

12. "O Pássaro Encantado", por Eliane Potiguara.

"Os avós são figuras muito importantes para os povos indígenas. Trazem os costumes, as memórias e os ensinamentos para a vida. Nesse livro, Eliane Potiguara nos conta sobre essa figura poderosa e mágica, a avó, que traz as histórias vivas dentro de si. Aline Abreu, com suas ilustrações, nos carrega para esse tempo de magia". Compre aqui.

Esperamos que você goste dos produtos que recomendamos! O BuzzFeed pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. Os preços informados e a quantidade disponível condizem com os do momento da publicação deste post e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Publicidade

Publicado originalmente por Gabriela Bianco em 2021.

Veja também