Aqui estão todos os detalhes que talvez você tenha perdido no novo clipe da Taylor Swift

São muitas referências.

Você COM CERTEZA já sabe que a Taylor Swift lançou seu novo clipe no MTV VMA, neste domingo.

O vídeo faz referência a todos que mexeram com a Taylor nos últimos dez anos, pois nossa garota NÃO SE CONTEVE.

Publicidade

Se você assistir ao clipe com cuidado, verá muitos elementos que fazem dele UMA OBRA DE ARTE.

Já de cara, o clipe começa em um cemitério, e uma das sepulturas tem o nome de Nils Sjoberg. Esse é o pseudônimo que Taylor usou quando coescreveu "This Is What You Came For" com Calvin Harris.

Publicidade

Inclusive, a Taylor morta está usando o vestido do clipe "Out Of The Woods".

youtube.com, Big Machine

Adivinha se ela não conseguiu sair da floresta...

E o vestido que ela está usando no túmulo é o mesmo que usou no Met Gala 2014.

youtu.be, Getty

Publicidade

A cena da Taylor em uma banheira de joias me lembrou de uma frase dela em 2015, quando disse que a mídia a pinta como alguém que se senta em casa e chora em uma banheira de pérolas.

A representação injusta da mídia sobre ela foi o que inspirou "Blank Space". O visual dela no clipe dessa música é bem parecido com o cabelo, a maquiagem e as joias na cena da banheira.

Publicidade

Na banheira, havia uma única nota de dólar entre as joias. Isso é uma referência ao seu recente processo judicial, em que processou Anthony Mueller em US$ 1 depois que ele a assediou.

Ela está usando muitas joias de cobra ao longo do vídeo, fazendo referência a todos que já a chamaram de cobra.

Publicidade

E uma cobra literalmente serve o chá (a palavra chá – tea – é usada em inglês como sinônimo de 'verdade/fofoca'. Assim, 'servir o chá' é uma expressão para 'jogar a real').

Se você olhar com atenção, o trono em que ela está sentada traz a citação "Et Tu Brute". Essa é uma frase de Shakespeare em "Júlio César", quando o imperador está sendo esfaqueado até a morte e percebe que foi traído por seu amigo Brutus.

Isso pode ser uma referência a Taylor sendo traída pela cantora Katy Perry, o que ela aborda na música "Bad Blood".

Publicidade

A citação também aparece nos pilares na mesma cena.

A chita no carro que ela bate está usando um colar com um "13". Esse é o número da sorte de Taylor, ao qual ela faz referência em muitos outros lugares.

O número também aparece na cena do pelotão de modelos, por exemplo.

Publicidade

Há também algumas referências à Taylor sendo chamada de a senhora dos gatos.

Nesta parte do clipe, Taylor é mostrada como a ~líder do pelotão~ de um grupo de modelos, convocando-o todas as vezes em que é criticada.

Publicidade

Aquela empresa que ela aparece vandalizando? Se você prestar atenção, parece que é uma espécie de empresa de streaming, uma referência à sua carta aberta para o Apple Music em 2015.

Por sua vez, este vestido de lantejoulas traz a citação "Blind For Love" [cega para o amor], uma referência ao estereótipo de que ela se apaixonaria por todo homem que conhece.

Publicidade

Ela também queima dinheiro, o que se enquadra no seu estereótipo de "faminta por dinheiro".

Também há a cena onde todos os dançarinos vestem camisas com "I ❤️ TS", exatamente como a que Tom Hiddleston foi fotografado no ano passado.

youtube.com, Ryan Turgeon / Splash News

Publicidade

E há oito dançarinos, o mesmo número de ex-namorados que Taylor tem.

(Joe Jonas, Taylor Lautner, John Mayer, Jake Gyllenhaal, Conor Kennedy, Harry Styles, Calvin Harris e Tom Hiddleston)

Depois, ela é mostrada de pé no topo de uma montanha de corpos – um monte de "Taylors antigas", vestindo roupas icônicas usadas ao longo da carreira da cantora.

Estas incluem: a roupa de cisne de "Shake It Off", um traje da turnê "Red", a roupa da Junior Jewels usada em "You Belong With Me", um vestido de prata da era "Fearless", a roupa que ela usou no MTV VMA 2009, quando Kanye a interrompeu, e vários visuais do tapete vermelho dos últimos oito anos.

Publicidade

Aqui estão alguns que eu consegui ver:

Publicidade

O usuário do Tumblr passinnotesinsecrecy apontou todas as diferentes roupas nesta publicação, em inglês.

A bota com a qual ela chuta uma das Taylors antigas, inclusive, se parece muito com as botas da Vetements que ela usou na capa da Vogue quando estreou seu ~novo visual~.

Publicidade

A camisa de "You Belong With Me" tem os nomes de seus melhores amigos, como apontado pelo usuário do Tumblr thisloveisglowing.

Esta cena dela serrando as asas de um avião poderia ser uma metáfora para a mídia e outros haters a impedindo de abrir suas asas e ser seu verdadeiro eu.

Publicidade

Se você olhar bem para a cauda do avião, poderá ver "TS6", que é como os fãs estão chamando seu próximo álbum.

Os últimos 40 segundos do vídeo são realmente ICÔNICOS. Quinze Taylors diferentes ficam na frente do avião, discutindo.

(Por favor, observe também que seu próximo álbum, "Reputation", tem quinze músicas)

Publicidade

A Taylor de "You Belong With Me" está fazendo a cara de ~surpresa~ pela qual a cantora recebeu muitas críticas no início de sua carreira. Em seguida, a Taylor morta diz para ela: "Pare de fazer essa cara de surpresa, isso é muito irritante".

Então, uma das "novas" Taylors diz: "O que tem de errado com essa vadia?". E a Taylor Morta responde: "Não me chame assim!". Isso pode ser uma referência a Kanye chamando-a de vadia na música "Famous".

A Taylor da era country tenta acalmar os ânimos com um: "Poxa, pessoal", mas então Taylor da era "Red" a chama de falsa e uma das novas Taylors diz: "Lá vai ela, se fazendo de vítima. De novo".

Basicamente, ela está citando toda as coisas que o Twitter e a mídia já disseram sobre ela.

Publicidade

Uma das novas Taylors começa a tirar fotos com o celular, e quando a Taylor do Met Gala pergunta o que ela está fazendo, ela responde: "Obtendo provas. Vou editar isso mais tarde".

Provavelmente isso é uma referência aos vídeos que Kim Kardashian publicou do telefonema entre Taylor Swift e Kanye sobre "Famous", e as especulações de que o vídeo não foi mostrado na sua totalidade.

O Taylor vestida com a roupa de quando Kanye interrompeu seu discurso de agradecimento no VMA então diz: "Eu gostaria muito de ser excluída desta narrativa". Essa é uma frase agora icônica da declaração de Taylor reprovando "Famous".

Publicidade

E aí está. QUE OBRA-PRIMA.

Diga o que você quiser sobre ela, mas esse clipe é pura perfeição.

(Obrigada aos meus amigos fãs de Taylor Swift no Twitter que me ajudaram a compilar essas informações, vocês são gênios)

Publicidade

Leia também:

Taylor Swift encarou tudo o que já falaram sobre ela em seu novo clipe

Publicidade

Como Taylor Swift construiu toda a sua carreira bancando a vítima

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também