Aqui estão todos os detalhes que podem ter passados despercebidos no último episódio de "Game of Thrones"

Mais algumas informações sobre a adaga. Aviso: este post contém spoilers!

ATENÇÃO! Este post contém spoilers do episódio 4 da 7ª temporada de "Game of Thrones".

HBO

"Este episódio é sombrio e cheio de spoilers."

E QUE EPISÓDIO, hein. Vamos lá?

1. Houve muitas mensagens subliminares na cena onde Mindinho dá para Bran a adaga que deveria matá-lo na 1ª temporada.

HBO

"O último homem que a empunhou quis cortar sua garganta, mas sua mãe o impediu."

Vimos esta adaga nas imagens promocionais da 7ª temporada e também no primeiro episódio, então sabíamos que ela apareceria com destaque. Aqui, Bran pergunta ao Mindinho: "Você sabe de quem é isso?" E Mindinho responde: "Não... essa mesma pergunta começou a Guerra dos Cinco Reis".

Parte disso é verdade e parte disso é uma grande mentira. Um rápido lembrete do que realmente aconteceu...

Publicidade

Como Mindinho menciona, a adaga foi usada em uma tentativa de assassinato de Bran após sua queda, contra a qual Catelyn luta ferozmente.

HBO, ,

É esta tentativa de assassinato que dá para os Starks a pista de que a queda de Bran não tinha sido acidental. O punhal, sendo valioso, indicou a eles que alguém muito rico e importante queria Bran morto.

HBO

"Você prestou atenção na arma que o assassino usou? É uma arma muito fina para este homem. A lâmina é de aço valyriano e o cabo de osso de dragão. Alguém deu essa arma para ele.

Publicidade

É esta informação que faz com que Cat saia de Winterfell (para nunca mais voltar, soluços) e viaje para Porto Real para dizer a Ned que algo está acontecendo. Lá, ela se encontra com Varys e Mindinho, e Mindinho diz que o punhal é dele – ou era, até perdê-la para Tyrion Lannister em uma aposta.

HBO,

É ESTA informação que faz com que Catelyn mais tarde prenda Tyrion na Estalagem do Entroncamento, o que faz Jaime atacar Ned, o que faz com que Robb entre em guerra... então, sim, Mindinho tem razão no último episódio, quando diz que este punhal deu início à Guerra dos Cinco Reis.

Mas ele deixa de fora a parte onde ele provavelmente estava mentindo sobre Tyrion ser o dono da adaga e que o próprio Mindinho a usou para provocar a guerra. Todos sabemos que ele já tinha deliberadamente criado o caos (ele fez Lysa Arryn matar seu marido Jon, o que fez Ned investigar e descobrir a verdade sobre Cersei e Jaime) e há uma chance muito boa de que o atentado contra a vida de Bran tenha sido obra sua para colocar Starks e Lannisters ainda mais um contra o outro. Ele queria o poder, e o caos foi sua escada para alcançá-lo. Falando nisso...

2. Quando Bran diz "o caos é uma escada", ele está se referindo a uma famosa fala de Mindinho em conversa com Varys na 3ª temporada, basicamente descrevendo toda sua jogada de utilizar o caos para se tornar mais poderoso.

HBO,

Há um motivo para Mindinho estar ABALADO neste momento. É a forma de Bran de dizer que está de olho nele. Ele o VIU. Sabe como ele funciona e ele provavelmente também sabe – ou saberá muito em breve – o papel que Mindinho teve ao iniciar a guerra e trair Ned. O que torna a decisão de Bran de mais tarde dar a adaga para Arya, sua irmã assassina fodona e vingativa, MUITO interessante...

Publicidade

3. Falando em Arya, a cena dela chegando em Winterfell é uma recordação de como ela foi parada nos portões da Fortaleza Vermelha, na 1ª temporada.

,

,

Publicidade

https://www.reddit.com/r/freefolk/comments/6rtmp1/damn_this_parallel_is_not_huge_its_insane/,

“— Saia daqui. Sem pedintes.
— Eu não sou uma pedinte. Eu vivo aqui! Eu sou Arya Stark de Winterfell!”

“— Ei. Para onde está indo?
— Para cá. Eu vivo aqui. Eu sou Arya Stark. Aqui é minha casa.”

Publicidade

É interessante que nessa cena Arya menciona Sor Rodrick e Meistre Luwin, que, como sabemos, estão mortos há muito tempo. Isso mostra o quão desatualizada Arya está.

HBO

4. O reencontro de Sansa e Arya foi tão emocionante quanto esperávamos – especialmente porque ocorreu em frente à estátua mortuária de Ned Stark. Apropriado, considerando que a última vez que elas estiveram juntas, ele estava lá.

HBO,

As meninas foram os últimos filhos de Ned a vê-lo vivo, tendo sido as únicas a viajar com ele para Porto Real na 1ª temporada.

Publicidade

5. Enquanto isso, Sansa reconhece que Arya é a irmã favorita de Jon (e na verdade faz Arya sorrir).

"Eu lembro como ele ficou feliz em me ver. Quando ele te ver, o coração dele provavelmente vai parar."

Arya e Jon eram particularmente próximos, já que ambos se sentiam intrusos na família. Se o reencontro de Sansa e Jon foi emocionante, e eles sequer gostavam muito um do outro antes, imagine como será com Jon e Arya.

entry.embed_originalUrl

Vamos esperar que essa fala sobre o coração dele parar neste momento não esteja prenunciando nada... (Embora, tecnicamente, o coração dele ainda bate neste momento? George R. R. Martin insinua que não, mas na série pode ser diferente).

Publicidade

6. Quando Arya fala sobre Joffrey ser o primeiro em sua lista, ela não está brincando...

HBO

"Ainda que minha lista seja longa, ele sempre foi o primeiro."

Como Sansa deve recordar, Arya estava pronta para assassiná-lo na 1ª temporada, antes de oficialmente ter uma lista.

HBO

"-- Chega, pequena lady. Como sua comida.
-- Estou praticando.
-- Praticando para o quê?
-- O príncipe."

Publicidade

7. Ouvimos a frase "Sempre deve haver um Stark em Winterfell" repetida muitas vezes ao longo da série. Por muito tempo, quando tudo estava dando errado, não havia nenhum. AGORA HÁ TRÊS.

HBO, https://starrside.tumblr.com/post/163811096615

Agora só falta o Jon (SE ISSO NÃO ACONTECER, JURO POR DEUS...).

8. Enquanto o cabelo de Sansa está bem parecido com o de Catelyn, o estilo de Arya está muito parecido com o de Ned...

HBO,

Publicidade

E, claro, de Jon.

HBO,

STARK PRA CARALHO.

9. Enquanto isso, Arya está munida com duas armas dadas a ela por seus irmãos. Sua espada Agulha, que Jon deu a ela no 1º episódio da 1ª temporada, e a adaga que Bran deu a ela neste episódio.

http://intoasylum.tumblr.com/post/163890635570/arya-brienne-in-7x04,

"Ótima espada. Maravilhosa adaga."

Mal posso esperar para ver ela mandar ver com os Caminhantes Brancos.

Publicidade

10. Quando Brienne pergunta quem ensinou Arya a lutar, sua resposta de "ninguém" obviamente é uma referência a toda sua jornada de "ninguém".

HBO,

"-- Quem te ensinou a fazer isso?
-- Ninguém."

...mas também é uma boa recordação de quando se encontraram pela primeira vez, quando foi Arya quem perguntou a Brienne quem a ensinou a lutar.

HBO,

"--Quem te ensinou a lutar?
-- Meu pai."

A declaração de Arya sobre Brienne bater no Cão de Caça também relembrou este encontro.

Publicidade

11. Ok, seguindo para a Pedra do Dragão. A justaposição de Missandei e Dany falando sobre o que aconteceu com Verme Cinzento e depois Jon levando Dany para uma caverna é muito ~interessante~, considerando o que ocorreu da última vez que Jon esteve em uma caverna com uma mulher.

HBO,

Ok, é um exagero, mas mesmo assim... TODOS A BORDO DO SHIPP JONERYS.

(Sim, sim, eles são parentes, mas sabemos isso acontecerá.)

12. Falando agora sério, Jon finalmente soou esperançoso ao falar sobre a quantidade de vidro de dragão que descobriu.

HBO

"Bom, aqui está. Tudo o que precisávamos."

Publicidade

... o que faz sentido quando a gente lembra que, na 5ª temporada, ele disse que a única maneira que o vidro de dragão faria diferença seria se eles tivessem uma montanha dela.

HBO

"-- Mas o vidro de dragão...
-- Ninguém vai conseguir aquilo de volta. E não faria a diferença, de qualquer forma. A não ser que tivéssemos uma montanha dele."

Finalmente, Jon receberá algo que ele quer!

13. E você viu os padrões esculpidos nas paredes da caverna...

HBO,

Publicidade

Esses padrões apareceram várias vezes ao longo da série, normalmente associados aos Caminhantes Brancos, mas também relacionados com Jon e Dany.

HBO,

É significativo que esses padrões estejam na parede enquanto Jon fala sobre lutar "juntos" contra os Caminhantes Brancos.

HBO,

Publicidade

Isso reforça a ideia de que seus destinos estão entrelaçados – e misturados com os Caminhantes Brancos.

,

14. Este senso de conexão, que foi sugerido quando eles se conheceram no último episódio, é reforçado quando Dany diz a mesma coisa que Jon disse para Mance Rayder sobre se ajoelhar.

https://annabelleebythesea.tumblr.com/post/163890083559/jon-and-daenerys-parallels-i-requested-by,

"A sobrevivência deles não é mais importante que seu orgulho?"

"Eles me seguem porque me respeitam, porque acreditam em mim. No momento em que eu me ajoelhar para um rei do sul, acabou tudo." – Mance Rayder ou Jon Snow? Esta citação na verdade é de Mance, mas resume os sentimentos atuais de Jon perfeitamente – então é fascinante que o raciocínio de Dany seja exatamente o mesmo que Jon usou para combater esta questão. Isso ajudará a convencer Jon a se ajoelhar? Provavelmente, para falar a verdade, quando você soma isso a todo o resto acontecendo entre os dois. Como por exemplo...

Publicidade

15. Dany e Jon saindo da caverna em perfeita sincronia, parecendo majestosos e extremamente conectados. A iluminação aqui é bem interessante também – Jon é iluminado pelo fogo, enquanto Daenerys está no lado mais frio e gélido da imagem.

Aliás, preste atenção à música nas cenas da caverna e todas as cenas de Jon e Dany. Parece muito com o ~tema~ próprio deles, o que realmente seria... uma música de gelo e fogo.

16. Então temos outro exemplo de Dany ecoando as palavras de Jon, mostrando sensibilidades similares quando se trata de guerra.

https://annabelleebythesea.tumblr.com/post/163890083559/jon-and-daenerys-parallels-i-requested-by,

"Seus homens irão lutar por você quando ouvirem que você não lutaria por eles?""
"Que tipo de rainha eu sou se não estiver disposta a arriscar minha vida para lutar contra eles?"

Então ela pede conselhos a Jon. Ele oficialmente está em seu círculo íntimo.

Publicidade

17. É claro, há outra recordação nesta cena – o conselho de Olenna alguns episódios antes. É nesse momento que Dany decide "ser um dragão".

"— Conheci muitos homens astutos. Mas vivi mais do que eles? Sabe de uma coisa? Ignore-os. Você é um dragão. Seja um dragão."

"— Todos meus aliados se foram. Estou perdendo. Chega de planos inteligentes."

18. Enquanto isso, Jon e Davos perguntando a Missandei sobre Dany vem na sequência de Tyrion aconselhando Jon a fazer isso no último episódio – e isso também fortalece a conexão entre Jon e Dany novamente. Ambos são "escolhidos", literalmente.

HBO,

"-- Ela é a rainha que escolhemos."

"-- Todos esses caras escolheram ele como líder porque acreditam nele."

Publicidade

19. Então temos Theon, que no fim das contas estava certo sobre Jon Snow querer matá-lo. Afinal, Theon traiu Robb, assumiu o controle de Winterfell, matou dois meninos e disse que eles eram Bran e Rickon... mas, para a sorte dele, também salvou Sansa.

entry.embed_originalUrl

“— A oportunidade para Jon Snow cortar minha garganta enquanto durmo.”

“—Jon me mataria no momento em que eu adentrasse o portão.”

“— O que você fez por ela, é a único motivo de porque eu não vou te matar.”

Não vou mentir, fiquei um pouco emocionado sobre o fato de que o primeiro pensamento de Theon ao ver Jon – tirando o "ai, merda" interno – foi sobre se Sansa estava bem.

20. Seguindo para a batalha épica. Jaime, visando atacar Daenerys enquanto ela estava de costas, lembrou a forma como ele matou seu pai, o Rei Louco.

HBO,

Publicidade

21. E também ecoou a história de Robert Baratheon na 1ª temporada, quando ele falou sobre sua primeira morte. Curiosamente, ele estava falando sobre um Tarly – a mesma família lutando com Lannisters nesta batalha.

HBO

"A minha foi um garoto de Tarly durante a batalha de Solarestival. Meu cavalo tinha levado uma flechada, então eu estava a pé, atravessando a lama. Ele correu até mim, este tolo, pensando que poderia acabar com a rebelião com um único golpe de sua espada. Eles nunca te contam como eles se cagam. Eles não colocam essa parte nas canções."

22. A história de Robert aparentemente é mencionada mais cedo no episódio também, quando Dickon Tarly fala sobre o cheiro das pessoas que matou.

HBO

"-- Eu não esperava que tivesse esse cheiro.
-- Os homens se cagam quando morrem. Eles não te ensinaram isso em sua escola chique?"

Publicidade

23. Para finalizar, toda a batalha foi um retrospecto do Campo de Fogo, uma batalha histórica que foi uma reviravolta para o ancestral de Dany, Aegon, o Conquistador, em sua missão por Westeros.

HBO, HBO

A batalha foi entre os Targaryens e os Lannisters – que se aliaram com a família líder da Campina (os Gardeners no momento). Aegon e suas irmãs, Visenya e Rhaenys, usaram seus dragões para destruir completamente o outro lado. Foi esta batalha que fez os Lannister se ajoelharem, assim como fez a nova família líder da Campina, os Tyrells (que ganharam poder porque os Gardeners estavam literalmente extintos – um padrão seguido por Tarlys após eles).

O conhecimento sobre o que aconteceu no Campo de Fogo foi também parcialmente o que fez Torrhen Stark, ancestral de Jon que Dany mencionou no último episódio, a se ajoelhar. A história continuará se repetindo? Parece provável.

Basicamente, todo esse episódio foi incrível e revolucionário.

HBO

Mal posso esperar para ver o que o resto da temporada trará.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também