Aqui estão cinco formas de ajudar os refugiados venezuelanos em Roraima

Apesar de muitos terem deixado o Brasil após as agressões de brasileiros, milhares deles continuam no país e muitos outros planejam vir.

1. Você pode participar da campanha "Brasil, um coração que acolhe", da Fraternidade sem Fronteiras. Há várias formas de ajudar, desde fazer doações até acolher uma família venezuelana ou fazer ofertas de empregos.

Reprodução/FSF / Via youtube.com

A FSF mantém em Boa Vista um centro de acolhimento com capacidade para 100 famílias.

2. Você pode fazer uma doação mensal ou única para a Acnur, a agência da ONU para refugiados, que trabalha para disponibilizar aos refugiados acesso a serviços básicos.

Divulgação/Acnur / Via doar.acnur.org

Segundo a organização, a doação apoiará o trabalho da Acnur onde quer que haja pessoas que fugiram da Venezuela precisando de proteção e assistência humanitária.

Publicidade

3. Você pode apoiar o movimento "SOS Hermanos", que além de ajudar refugiados que estão acampados na praça Simon Bolívar, em Boa Vista, atua em outras frentes para promover a integração dos venezuelanos.

Reynesson Damasceno/Acnur / Via acnur.org

O movimento foi criado pela advogada Ana Lucíola Franco, 56, e a médica Eugênia Moura, 60, que moram em Boa Vista e já ajudaram indígenas em situação de vulnerabilidade e outros grupos de refugiados, como haitianos.

4. Você pode ajudar a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, que desde 2016 provê alimentação, abrigo, atividades artísticas e aulas de português.

Divulgação/FFHI / Via fraterinternacional.org[gallery-1]/1

A organização precisa de doações em dinheiro e também de voluntários.

Publicidade

5. Você pode participar do programa Rede Acolher, da Universidade Federal de Roraima, que oferece apoio jurídico e psicológico, tradução e produção de currículo, português lúdico, aulas de ioga e capoeira.

Divulgação/UFRR / Via ufrr.br

O programa aceita doações de comida, roupas e brinquedos mas procura, principalmente, voluntários.

Veja também